Newcastle: A teimosia de Benítez é uma bênção

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Apesar de ter sido conseguido o esperado regresso à Premier League na época anterior, St. James Park esteve longe de ser um sítio tranquilo durante o defeso que lhe sucedeu. Rafa Benítez, treinador, pedia (publicamente) reforços. Mike Ashley, o dono, resistia em abrir os cordões à bolsa.

Este braço de ferro prolongou-se e nos finais de julho, Benítez, apesar de ver reforçado o corredor direito (Murphy, extremo e Manquillo, lateral), ainda não contava com duas peças fundamentais para aquilo que exigia da sua equipa: um médio de cobertura e um ponta-de-lança. Mike Ashley só decidiu investir no primeiro, e foi buscar Mike Merino ao Dortmund.

Como é natural num trinco, o espanhol demorou a integrar-se nas rotinas da equipa e não foi titular no primeiro encontro do campeonato, perdido para o Tottenham, em St. James Park, numa partida absolutamente dominada pelos Spurs. Alertado pela passividade da equipa, Ashley decidiu dar o tal ponta-de-lança a Benítez e resgatou Joselu ao Stoke.

Como esperado, também não foi logo titular e a equipa, apesar de já contar com Merino, foi ao terreno do Huddersfield, na segunda jornada da Premier League, e saiu de lá, outra vez derrotada e sem marcar golos. O verdadeiro teste viria, pois, a seguir, frente ao West Ham.

Na terceira jornada da Premier League, e já com os reforços que pediu, Benítez estava obrigado a ganhar. E ganhou bem. Joselu inaugurou o marcador na estreia a titular, o Newcastle venceu por esclarecedores 3-0 e Mikel Merino foi peça fundamental para o domínio dos magpies, apoderando-se do meio-campo de St. James Park com grande mobilidade e capacidade posicional.

Mike Merino tem desempenhado papel importante no meio-campo dos magpies Fonte: DailyStar
Mike Merino tem desempenhado papel importante no meio-campo dos magpies
Fonte: DailyStar

Estava dado o mote para uma série de jogos bem conseguidos e em que a marca de Benítez ficou bem vincada. Swansea e Stoke viriam a perder, também, frente aos magpies, sucumbindo à intensidade do seu meio-campo, onde Merino, já plenamente integrado, é peça preponderante, ainda que com auxílio importante de Hayden, e onde o ataque vai ganhando cada vez mais fluídez na hora da transição ofensiva, com velocidade nas alas, dada por Murphy e Ritche, e criatividade no centro, onde Ayoze Pérez recebe, roda, vê e tanto combina em largura, com os extremos, ou em profundidade, com Joselu, com quem se vai entendendo cada vez melhor.

Os resultados estão à vista e apesar de ter perdido no terreno do Brighton na última jornada, o Newcastle ocupa, agora, a 7ª posição na Premier League. Coincidência ou não, com 9 pontos resultantes de 3 vitórias conseguidas imediatamente após a chegada dos jogadores que Benítez pediu e que a direcção estava reticente em dar. Valeu a teimosia do espanhol.

Foto de capa: SkySports

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PSG rouba jovem talento Dro Fernández ao Barcelona por cerca de seis milhões de euros

Dro Fernández foi confirmado, esta segunda-feira, como reforço do PSG. O jovem de 18 anos deixa o Barcelona por pouco mais de seis milhões de euros.

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.

Manchester City pode perder um dos defesas-centrais a custo zero no final da temporada

John Stones está preparado para abandonar o Manchester City no final da temporada. O inglês não chegou a acordo para renovação e termina o atual contrato em junho.

O regresso de Álvaro Carreras ao Estádio da Luz

Na Luz, Samuel Dahl continua sem fazer esquecer totalmente Álvaro Carreras, que desbrava mundo em Madrid e assume-se como um dos melhores laterais da actualidade.