Newcastle: A teimosia de Benítez é uma bênção

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Apesar de ter sido conseguido o esperado regresso à Premier League na época anterior, St. James Park esteve longe de ser um sítio tranquilo durante o defeso que lhe sucedeu. Rafa Benítez, treinador, pedia (publicamente) reforços. Mike Ashley, o dono, resistia em abrir os cordões à bolsa.

Este braço de ferro prolongou-se e nos finais de julho, Benítez, apesar de ver reforçado o corredor direito (Murphy, extremo e Manquillo, lateral), ainda não contava com duas peças fundamentais para aquilo que exigia da sua equipa: um médio de cobertura e um ponta-de-lança. Mike Ashley só decidiu investir no primeiro, e foi buscar Mike Merino ao Dortmund.

Como é natural num trinco, o espanhol demorou a integrar-se nas rotinas da equipa e não foi titular no primeiro encontro do campeonato, perdido para o Tottenham, em St. James Park, numa partida absolutamente dominada pelos Spurs. Alertado pela passividade da equipa, Ashley decidiu dar o tal ponta-de-lança a Benítez e resgatou Joselu ao Stoke.

Como esperado, também não foi logo titular e a equipa, apesar de já contar com Merino, foi ao terreno do Huddersfield, na segunda jornada da Premier League, e saiu de lá, outra vez derrotada e sem marcar golos. O verdadeiro teste viria, pois, a seguir, frente ao West Ham.

Na terceira jornada da Premier League, e já com os reforços que pediu, Benítez estava obrigado a ganhar. E ganhou bem. Joselu inaugurou o marcador na estreia a titular, o Newcastle venceu por esclarecedores 3-0 e Mikel Merino foi peça fundamental para o domínio dos magpies, apoderando-se do meio-campo de St. James Park com grande mobilidade e capacidade posicional.

Mike Merino tem desempenhado papel importante no meio-campo dos magpies Fonte: DailyStar
Mike Merino tem desempenhado papel importante no meio-campo dos magpies
Fonte: DailyStar

Estava dado o mote para uma série de jogos bem conseguidos e em que a marca de Benítez ficou bem vincada. Swansea e Stoke viriam a perder, também, frente aos magpies, sucumbindo à intensidade do seu meio-campo, onde Merino, já plenamente integrado, é peça preponderante, ainda que com auxílio importante de Hayden, e onde o ataque vai ganhando cada vez mais fluídez na hora da transição ofensiva, com velocidade nas alas, dada por Murphy e Ritche, e criatividade no centro, onde Ayoze Pérez recebe, roda, vê e tanto combina em largura, com os extremos, ou em profundidade, com Joselu, com quem se vai entendendo cada vez melhor.

Os resultados estão à vista e apesar de ter perdido no terreno do Brighton na última jornada, o Newcastle ocupa, agora, a 7ª posição na Premier League. Coincidência ou não, com 9 pontos resultantes de 3 vitórias conseguidas imediatamente após a chegada dos jogadores que Benítez pediu e que a direcção estava reticente em dar. Valeu a teimosia do espanhol.

Foto de capa: SkySports

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC anuncia a saída de Nélson Oliveira

O Vitória SC anunciou a saída de Nélson Oliveira. O avançado de 34 anos somou 13 golos e sete assistências em 97 jogos.

Alguém consegue travar a França… e o México? – Diário do Mundial 2026 #20

Noruega, França e México seguem para os oitavos de final do Mundial 2026. Dia de grandes jogos e, especialmente, exibições imponentes.

México deu alerta de tempestade ao Equador e cumpriu com um dos melhores jogos deste Mundial 2026 para seguir para os oitavos de final

O México está nos oitavos de final do Mundial 2026. Seleção mexicana superou Equador e fez uma das grandes exibições desta competição.

Já há novo horário para o apito inicial no México x Equador do Mundial 2026

O México x Equador vai começar uma hora depois do previsto. Ameaça de tempestade e más condições climatéricas na origem do adiamento.

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé continua a bater recordes: eis os registos alcançados pelo avançado francês depois do bis

Kylian Mbappé já tem 18 golos na História dos Mundiais. Conhece alguns dos registos alcançados pelo avançado francês.

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026 esta quarta-feira, 1 de julho?

Prosseguem os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta quarta-feira, 1 de julho.

Já estão definidos 3 dos jogos dos oitavos de final do Mundial 2026

O Mundial 2026 tem os oitavos de final cada vez mais definidos. Já são conhecidos três encontros da próxima ronda.