O 9 do Chelsea… outra vez

- Advertisement -

Pela primeira vez em muitos anos de carreira, José Mourinho completou uma temporada sem conquistar qualquer título. E logo ao serviço do seu clube do “coração” na sua vida de treinador, o Chelsea. Esteve na luta pelo ceptro da Liga Inglesa até ao final e chegou às meias-finais da Champions, mas pagou caro a factura de possuir um processo ofensivo que se arrastava com o passar do tempo (uma problemática que, aliás, já aqui explorei) e que redundou em resultados como o empate a zero com o Norwich ou a derrota contra o Sunderland, decisivos no desfecho do campeonato.

Os extremos eram capazes de romper área adentro e criar desequilíbrios, mas só o faziam sozinhos. Não havia grande envolvência (pelo menos, de forma esclarecida) da zona central no processo ofensivo e, sobretudo isso, não havia na área um 9 com a dimensão de um clube de craveira mundial. Um finalizador nato, um goleador por excelência. Eto’o estava demasiado velho, Demba Ba muito trapalhão e Torres continuava a ser… Torres, e não o El Niño da velocidade estonteante e da técnica apurada que os imperiais Vicente Calderón e Anfield Road conheceram. Tudo nomes sonantes no futebol mundial, daqueles que se quer contratar no FM, mas que não conseguiram passar da vulgaridade de um ponta-de-lança de equipa pequena.

A prová-lo estão os resultados. O trio de avançados-centro à disposição de José Mourinho somou, ao longo de toda a campanha da equipa na Premier League, 19 golos. Apenas mais 5 do que o melhor marcador da equipa na prova, Eden Hazard. Eto’o assinou nove e Demba Ba marcou cinco, os mesmos de Torres.

Juntos, Torres e Ba completaram uma dezena de golos  Fonte: thesportsquotient.com
Juntos, Torres e Ba completaram apenas uma dezena de golos
Fonte: thesportsquotient.com

Nesta pré-temporada ainda não se conseguiu perceber se a inoperância ofensiva do Chelsea transitou, ou não, de época. A equipa disputou seis encontros, até ao momento, nos quais assinou 14 golos. Um registo que vai contra aquilo que foi feito na temporada transacta, é certo, mas do qual não se podem tirar conclusões visto estarmos numa fase preparatória da temporada e de a equipa londrina apenas ter marcado frente a adversários que, com o devido respeito, ainda não são de Champions (Wycombe, AFC Wibledon, Pellets WAC, Olimpico de Ljubljana e Vitesse).

Anteontem, o Chelsea enfrentou o Werder Bremen, o adversário de maior valia competitiva que encontraram até ao momento, e o resultado foi claro: 3-0. Certo que houve dois penalties contra os blues, mas o que importa, para esta análise, não é o “3”, é o “0”. Diego Costa iniciou o encontro e jogou toda a primeira parte; Drogba entrou para a segunda. Nenhum conseguiu marcar.

É cedo para se tirar conclusões, mas até ao momento ainda não há mostras de que o Chelsea vai contrariar a tendência do ano passado. Diego Costa parece-me ter sido uma aposta certeira. É um jogador que procura o duelo físico e tem espontaneidade no remate e que, por isso, se adaptará com facilidade ao futebol inglês. Ao que tudo indica, Drogba será o principal rival do espanhol. Regressou porque a equipa precisava de um reforço para o ataque, depois da saída de Lukaku…

… algo que, pessoalmente, não entendo. Romelu Lukaku é um dos valores emergentes do futebol mundial e tem ganas para lutar por um lugar numa equipa de topo. Como Diego Costa, não se importa nada de ter marcação cerrada, porque normalmente ganha no duelo físico (1,90m e 94 kg), e tem, tal como o espanhol, a mira afinada, tendo assinado, só na Premier League do ano passado, 15 golos em 31 jogos.

Mourinho não garantiu a titularidade a Lukaku e preferiu contratar Drogba para fazer concorrência a Diego Costa  Fonte: ftbpro.com
Mourinho não garantiu a titularidade a Lukaku e o belga foi vendido ao Everton por 35M€
Fonte: ftbpro.com

Foi vendido ao Everton por 35 milhões. Gerou um interessantíssimo encaixe financeiro, mas como é de números que falamos, é interessante verificar que marcou apenas menos 4 golos, na Premier League, do que todos aqueles que os 3 avançados da turma londrina, juntos, conseguiram assinar. Tem 21 anos, menos 15 do que Drogba, e uma envergadura física 15 kg e 4 cm superior à de Diego Costa.

É certo que queria ter um lugar garantindo no onze do Chelsea e que Mourinho não se dá bem com este tipo de exigências. Mas o Happy One não lhe devia ter negado a possibilidade de lutar por ele, podia ter “negociado” a sua permanência no plantel, como tão bem sabe fazer. É que, muito provavelmente, mesmo como suplente de Diego Costa, ser-lhe-ia bastante útil durante a temporada.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo avançado do Real Madrid sem dúvidas: «Contrataria José Mourinho»

Pedrag Mijatovic não tem qualquer dúvida, afirmando que contrataria José Mourinho para o comando técnico do Real Madrid.

Liverpool pensa contratar um dos defesas em destaque de 2025/26

O Liverpool pode avançar para a contratação de Marc Pubill, que se assumiu como indiscutível no Atlético Madrid.

Imprensa internacional garante que José Mourinho já falou com Florentino Pérez: Eis as promessas e exigencias do ‘Special One’

Segundo a imprensa internacional, José Mourinho está a negociar com Florentino Pérez para assumir o Real Madrid. O técnico promete resolver os problemas disciplinares da equipa, mas exige mais poder sobre as contratações.

José Mourinho analisado pela imprensa espanhola: «Florentino acredita que ele é um dos poucos treinadores capazes de encarar Mbappé, Vinícius, Valverde e o resto...

José Mourinho tem sido apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico da equipa principal do Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Foi apontado ao comando do AVS SAD e vai ficar novamente livre no mercado

Borja Jiménez não vai ficar no Sporting Gijón depois do final da época. O espanhol chegou a ser apontado ao AVS SAD.

UFC 328: Tensão de cortar à faca

O UFC 328 é um momento de reflexão sobre o limite do “trash talk” e da linha ténue entre vender uma luta, e a verdade.

5 melhores jogos da época do FC Porto

A época 25/26 fica para a história como o retorno do FC Porto às vitórias, nomeadamente pela conquista do 31.º campeonato da sua história.