O (en)canto do Cisne de Carlos Carvalhal

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Em Inglaterra, o prémio de melhor treinador do mês (referente a janeiro), foi entregue a Eddie Howe. Na minha modesta opinião, e solidariedades patrióticas à parte, houve quem tivesse sido melhor: Pep Guardiola ou Carvalhal. Talvez lá por Inglaterra já se tenham habituado ao ritmo vitorioso dos comandados pelo catalão, ou se tenham esquecido do quase milagre alcançado por Marco Silva, no ano anterior. Talvez a incrível derrota imposta ao Chelsea (0x3), em pleno Stamford Bridge, pelo Bournemouth, sustente essa atribuição.

O que o City está a fazer é de loucos, não há como negar. Já não serão invictos, mas o registo está constantemente a ser selado com o carimbo de vitória. Já são 16 pontos a separar os dois “Manchesters”. Há que achar outro para entregar o prémio, senão fica redundante e enfadonho, não? Não conheço os critérios, mas leva-me a crer que é assim que acontece.

Por outro lado, literalmente falando, temos o Swansea. No início do ano encontrava-se no fundo do poço, agora até já se vê à tona. Não digo em terra firme, mas com a dinâmica que estava escondida e foi colocada em prática pelo antigo treinador do Sporting, os ‘swans’ jogam a bola de uma maneira apaixonada, como se auto intitula o português, de apreciador e até embaixador do futebol romântico. Apaixonante. Penso que todos gostamos, apesar da crescente disciplina tática a ser posta em evidência. Penso que ambos têm de estar presentes, já que equipas que jogam com blocos emperrados e presos não costumam agradar aos seus adeptos. Bem, a não ser que ganhem, não é?

Fazer do Liverpool “um ferrari no trânsito de Londres às quatro da tarde”, a metáfora que deu que falar e bem espelha a inteligência e pragmatismo do técnico lusitano.

Fazer do Liverpool um ferrari no trânsito de Londres às quatro da tarde, a metáfora que deu que falar e bem espelha a inteligência e pragmatismo do técnico lusitano Fonte: Swansea City
Fazer do Liverpool um ferrari no trânsito de Londres às quatro da tarde, a metáfora que deu que falar e bem espelha a inteligência e pragmatismo do técnico lusitano
Fonte: Swansea City

Apaixonante é, também, cada vez mais, o cartão de visita dos treinadores portugueses. Desde os feitos de Mourinho no seu primeiro percurso no Chelsea, foi criada uma característica específica dos nossos nos olhos dos ingleses. Uma característica muito importante no mundo do futebol, que é a competência. Podemos nem sempre ser os melhores, mas somos sérios e temos ideias práticas que podem ser usadas na hora. Cada um com o seu estilo, mas os traços são comuns. Até Villas-Boas, que apesar de não ter deixado grandes admiradores por lá, ainda venceu uma Taça de Inglaterra (Chelsea, 2011/12),  e deixou esses traços, que caracterizam um futebol bem pensado e vivo, bem ao estilo tuga.

Além do futebol, a própria postura com a imprensa, por exemplo, é de realçar. O que faz, como o episódio bem recente de oferecer pastéis de nata, e inclusive brincar com os repórteres, torna a pressão menor no seio do seu trabalho, e faz-me acreditar que favorece todos. Carvalhal tem um certo carisma, um modo de encarar o seu trabalho muito à base do bom humor e boa disposição, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e a sua pessoa mais respeitada. No Sheffield Wednesday, foi despedido, apesar dos registos notáveis alcançados, e agora tem oportunidade para os despedir a eles da FA Cup. Justiça poética, “como diz o outro”, e quão bem sabe, quando é servida.

O que Carvalhal está a fazer não pode ser ignorado. O Swansea, para quem não sabe, estava completamente afundado e agora, como disse acima, está à tona! Embora a nível de pontos não esteja muito além da linha de água, está numa posição inimaginável para qualquer adepto do Swansea, que já via a descida “ao fundo do poço”.

Foto de capa: Swansea Ciy

Artigo revisto por: Jorge Neves

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A mitologia e mística do Jamor a favor do Torreense ou como explicar uma vitória histórica na Taça de Portugal

Até ao Jamor houve mérito e, na tarde que mais bem retrata o futebol português, a conquista inédita e histórica teve, como único fator, o mérito. O Torreense soube, da sua maneira, ser superior ao Sporting e foi assim que conquistou a Taça de Portugal.

Antecipa-se um calendário exigente para o Benfica na Europa: eis os possíveis adversários na 2.ª pré-eliminatória da Europa League

O Benfica inicia a época mais cedo, disputa três pré-eliminatórias para chegar à fase de liga da Europa League e prevê-se um percurso complicado.

Sporting vive Taça de Portugal exigente com quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha

O Sporting teve uma Taça de Portugal marcada pela exigência máxima, e disputou quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha.

Luís Tralhão aborda 2º golo do Torreense contra o Sporting: «Fui a única pessoa que não me levantei»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Torreense conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

PUB

Mais Artigos Populares

Petro de Luanda é campeão angolano e decisões da prova ficam definidas: eis todos os resultados da última jornada do Girabola e a classificação...

O Petro de Luanda confirmou mais uma conquista do Girabola e fecharam as principais contas do campeonato angolano após a última jornada.

Luís Tralhão deixa mensagem para Rui Borges: «O que dizer desta equipa que fez um trabalho fantástico ao longo da época»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Sporting conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

Pedro Proença deixa mensagem ao Torreense

Pedro Proença deixou uma mensagem a felicitar o Torreense. A equipa conquistou a sua primeira Taça de Portugal.