O grande desafio da carreira de Marco Silva

- Advertisement -

Em maio do ano passado, Marco Silva assumiu funções como treinador principal do Everton FC, de Liverpool. E logo afirmou que o grande objetivo seria voltar a colocar os Toffes nos lugares cimeiros da tabela.

Depois de boas passagens por Hull City AFC e Watford FC, o jovem treinador chegou à cidade de Liverpool com algum curriculum e bem visto pela direção do Everton.

A escolha de um treinador jovem e com ideias “frescas” foi a aposta feita pelo proprietário do clube, o iraniano Farhad Moshiri. Para cumprir as expetativas e atingir aquele que tinha sido o compromisso feito com a direção e com os adeptos (que queriam voltar a ver o Everton intrometer-se entre os maiores dos maiores na Premier League), Marco Silva foi ao mercado de transferências.

Começou por trazer o extremo Richarlison, um craque brasileiro que já tinha sido treinado por si no Watford. Depois seguiu-se o Yerri Mina, o Lucas Digne e o André Gomes (empréstimo) do FC Barcelona, o Bernard do Shakhtar Donetsk, treinado por Paulo Fonseca, e ainda o central francês Kurt Zouma, que chegou por empréstimo do Chelsea FC.

Com uma equipa bastante equilibrada em todos os setores, com as estratégias do português já adquiridas e com a pré-epoca realizada, o grande desafio de toda a carreira do treinador português estava prestes a começar. Será o técnico, natural de Lisboa, capaz de conduzir o Everton FC aos palcos europeus?

Apesar do início “promissor”, podemos dizer assim, de Marco Silva e da sua equipa, com resultados positivos e com alguns pontos conquistados (inclusive, frente ao Chelsea FC), os Toffes estão a passar por um mau momento. Aquele que era o objetivo inicial para Marco Silva está agora cada vez mais difícil de alcançar. O Everton não é capaz de se manter constante nas vitórias e isso faz com que neste momento permaneça no décimo lugar da tabela, a 10 pontos do quinto classificado, o Arsenal FC.

O Everton FC tem de fazer melhor se quiser sonhar com um apuramento paras as competições europeias. Fonte: Premier League
O Everton FC tem de fazer melhor se quiser sonhar com um apuramento paras as competições europeias.
Fonte: Premier League

Com a segunda volta já iniciada a tarefa para a equipa de Merseyside vai-se tornando cada vez mais difícil. No entanto, e depois de terem sido eliminados na Taça de Inglaterra (3-2 frente ao Millwal do Championship), têm agora uma boa oportunidade para se redimirem e fazerem uma segunda volta diferente. E quem sabe, que ajude os adeptos dos blues a sonharem com um apuramento europeu.

Marco Silva tem estado sempre durante toda a sua carreira entre o limiar do sucesso e do fracasso. Já fracassou nuns, foi bem-sucedido noutros, mas este clube inglês é sem dúvida a grande rampa de lançamento para o português. Só depende de ele próprio para construir o seu futuro enquanto treinador de futebol consagrado. Para isso acontecer tem de dar muito mais de si e fazer mais, em termos de resultados.

No futebol, o treinador tem uma posição muito ingrata, é certo, mas o Marco tem experiência e sabe que um bom trabalho no Everton FC, pode ser o necessário para vir a ser mais um dos técnicos portugueses a ser falados até no fim do mundo.

Foto de Capa: Everton FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Diogo Grácio
Diogo Gráciohttp://www.bolanarede.pt
Desde os 6 anos que é um amante de futebol e praticante do mesmo, pelo que o conhece dentro e fora das quatro linhas. Não se considera um louco, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei e tem como referências desportivas, Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. Está a tirar licenciatura em Jornalismo.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo internacional italiano com dúvidas sobre Gonçalo Ramos e elogia: «O Ruben Amorim foi corajoso a implementar as suas ideias»

Antonio di Gennaro falou do AC Milan de Ruben Amorim. O antigo médio elogiou o trabalho do treinador português e alguns jogadores.

Bruno Vicintin responde ao Bola na Rede: «O Gonçalo Paciência resolve ter um corte de salário muito alto porque acreditou no projeto do Santa...

Bruno Vicintin, presidente da SAD do Santa Clara, falou de Petit e Gonçalo Paciência. Declarações durante o Portuga Football Summit.

António Oliveira e as possibilidades do Benfica na Europa League: «É definitivamente um dos favoritos à vitória»

António Oliveira falou em exclusivo ao Bola na Rede. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

Presidente da SAD do Santa Clara elogia trabalho de Petit e olha para ambições do clube: «Não sei se seria bom neste momento ir...

Bruno Vicintin, presidente da SAD do Santa Clara, falou da época do clube. Declarações durante o Portuga Football Summit.

PUB

Mais Artigos Populares

António Oliveira em exclusivo ao Bola na Rede: «Tenho oportunidade agora de dizer que não, de esperar pelo momento certo»

António Oliveira falou em exclusivo ao Bola na Rede. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

Torreense vence FC Kharkiv na Moldávia e aproxima-se dos oitavos de final da Europa Cup

O Torreense ganhou esta quarta-feira ao FC Kharkiv por 2-1 em jogo relativo à primeira mão dos oitavos de final da Europa Cup.

Nuno Mendes muito elogiado: «Penso que é um dos melhores laterais-esquerdos da história do futebol»

Khvicha Kvaratskhelia vê Nuno Mendes como um dos «melhores laterais-esquerdos da história do futebol». Vários elogios.