O grande desafio da carreira de Marco Silva

- Advertisement -

Em maio do ano passado, Marco Silva assumiu funções como treinador principal do Everton FC, de Liverpool. E logo afirmou que o grande objetivo seria voltar a colocar os Toffes nos lugares cimeiros da tabela.

Depois de boas passagens por Hull City AFC e Watford FC, o jovem treinador chegou à cidade de Liverpool com algum curriculum e bem visto pela direção do Everton.

A escolha de um treinador jovem e com ideias “frescas” foi a aposta feita pelo proprietário do clube, o iraniano Farhad Moshiri. Para cumprir as expetativas e atingir aquele que tinha sido o compromisso feito com a direção e com os adeptos (que queriam voltar a ver o Everton intrometer-se entre os maiores dos maiores na Premier League), Marco Silva foi ao mercado de transferências.

Começou por trazer o extremo Richarlison, um craque brasileiro que já tinha sido treinado por si no Watford. Depois seguiu-se o Yerri Mina, o Lucas Digne e o André Gomes (empréstimo) do FC Barcelona, o Bernard do Shakhtar Donetsk, treinado por Paulo Fonseca, e ainda o central francês Kurt Zouma, que chegou por empréstimo do Chelsea FC.

Com uma equipa bastante equilibrada em todos os setores, com as estratégias do português já adquiridas e com a pré-epoca realizada, o grande desafio de toda a carreira do treinador português estava prestes a começar. Será o técnico, natural de Lisboa, capaz de conduzir o Everton FC aos palcos europeus?

Apesar do início “promissor”, podemos dizer assim, de Marco Silva e da sua equipa, com resultados positivos e com alguns pontos conquistados (inclusive, frente ao Chelsea FC), os Toffes estão a passar por um mau momento. Aquele que era o objetivo inicial para Marco Silva está agora cada vez mais difícil de alcançar. O Everton não é capaz de se manter constante nas vitórias e isso faz com que neste momento permaneça no décimo lugar da tabela, a 10 pontos do quinto classificado, o Arsenal FC.

O Everton FC tem de fazer melhor se quiser sonhar com um apuramento paras as competições europeias. Fonte: Premier League
O Everton FC tem de fazer melhor se quiser sonhar com um apuramento paras as competições europeias.
Fonte: Premier League

Com a segunda volta já iniciada a tarefa para a equipa de Merseyside vai-se tornando cada vez mais difícil. No entanto, e depois de terem sido eliminados na Taça de Inglaterra (3-2 frente ao Millwal do Championship), têm agora uma boa oportunidade para se redimirem e fazerem uma segunda volta diferente. E quem sabe, que ajude os adeptos dos blues a sonharem com um apuramento europeu.

Marco Silva tem estado sempre durante toda a sua carreira entre o limiar do sucesso e do fracasso. Já fracassou nuns, foi bem-sucedido noutros, mas este clube inglês é sem dúvida a grande rampa de lançamento para o português. Só depende de ele próprio para construir o seu futuro enquanto treinador de futebol consagrado. Para isso acontecer tem de dar muito mais de si e fazer mais, em termos de resultados.

No futebol, o treinador tem uma posição muito ingrata, é certo, mas o Marco tem experiência e sabe que um bom trabalho no Everton FC, pode ser o necessário para vir a ser mais um dos técnicos portugueses a ser falados até no fim do mundo.

Foto de Capa: Everton FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Diogo Grácio
Diogo Gráciohttp://www.bolanarede.pt
Desde os 6 anos que é um amante de futebol e praticante do mesmo, pelo que o conhece dentro e fora das quatro linhas. Não se considera um louco, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei e tem como referências desportivas, Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. Está a tirar licenciatura em Jornalismo.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O melhor dedo de treinador, o maior escândalo, o melhor jogo – Diário do Mundial 2026 #19

Brasil, Paraguai e Marrocos seguem em frente no Mundial 2026. Todos jogos com características diferentes, todos grandes jogos de futebol.

Já está definido o 1º jogo dos oitavos de final do Mundial 2026

Já é conhecido o primeiro embate dos oitavos de final do Mundial 2026. Em Houston, Canadá e Marrocos abrem a próxima ronda.

Mais uma decisão por penáltis: Marrocos vence Países Baixos após 120 minutos de bom futebol e está nos oitavos de final do Mundial 2026

Marrocos está nos oitavos de final depois de vencer os Países Baixos. Jogo muito bem disputado no Mundial 2026 foi decidido nos penáltis.

Eis o 11 da 3ª jornada do Mundial 2026 pelo Bola na Rede

O Bola na Rede vai escolher a melhor equipa da jornada de todas as rondas do Mundial 2026. Eis as escolhas da 3.ª jornada da fase de grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa das grandes: Paraguai vence Alemanha nos penáltis e está nos oitavos de final do Mundial 2026

O Paraguai bateu a Alemanha e está nos oitavos de final do Mundial 2026. Jogo só foi decidido na marca dos penáltis.

Ángel Di María prestes a renovar contrato com o Rosario Central e a reencontrar ex-Benfica

Ángel Di María vai renovar contrato com o Rosario Central. O argentino vai assim reencontrar Nico Otamendi, que agora representa o River Plate.

Ex-Benfica a caminho do FC Porto? Imprensa italiana avança interesse dos dragões por internacional português

Segundo o jornalista italiano Alfredo Pedullà, o defesa-lateral formado no Benfica, Nuno Tavares está no radar do FC Porto, Besiktas e Fiorentina.