📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os primeiros tempos de Mourinho

- Advertisement -

De regresso ao ativo, após um longo período de “férias forçadas”, José Mourinho pegou num Tottenham abalado pela derrota na final da Liga dos Campeões da época passada e que este ano ainda não se tinha encontrado, sendo de destacar a pesada derrota frente ao Bayern de Munique, para a Liga dos Campeões, por 7-2.

Desde que está ao leme da equipa, José soma quatro vitórias e duas derrotas (uma frente à ex-equipa, o Manchester United, e outra frente ao Bayern de Munique, num jogo onde fez alinhar segundas linhas e onde nada se decidia), nos seis jogos disputados, quatro para a Premier League e dois para a Liga dos Campeões. Num destes, frente ao Olympiacos, conseguiu uma reviravolta de 0-2 para 4-2, onde garantiu o segundo lugar do grupo e consequente apuramento para os oitavos de final da competição.

Mas, mais que os resultados, convém analisar o perfil que o treinador português tem demonstrado. Mourinho tem adotado um perfil mais “humble one”, mudando radicalmente a sua forma de estar, na generalidade dos casos. No entanto, é possível ver a espaços o “verdadeiro” special one, quando por exemplo respondeu à pergunta de se achava possível que os jogadores do Tottenham se sentiam abalados pela derrota na final da Champions, dizendo que não sabia, pois nunca tinha perdido nenhuma.

Acho que, com o decorrer da época, e da sua (nova) estadia por Londres, os seus famosos “mind games” vão voltar a vir ao de cima – não será esta fase mais humilde, um deles?! – pois é algo que lhe corre nas veias, ele gosta do confronto, da “guerra das palavras”, pois sabe que aí podem se ganhar (e já ganhou!) muitos jogos, mesmo antes de entrar em campo.

 

Mourinho voltou a parecer um Rookie                                                                                                      Fonte: Tottenham Hotspur FC

 

Convém realçar, também, que Mourinho voltou parecendo um Rookie. A forma como festeja e como vibra parece de alguém que nunca ganhou nada e que está a dar os primeiros passos na carreia, não sendo, como é óbvio, o caso. Mourinho já ganhou “tudo” que havia para ganhar, já conquistou duas vezes o troféu internacional mais almejado do Mundo, no entanto esta mentalidade ganhadora, esta vontade, esta garra, este querer é que fazem dele um treinador com tantas conquistas.

Mourinho tem todos os ingredientes para o sucesso: jogadores talentosos, instalações de ponta (como não se cansa de realçar), um clube rico (embora, geralmente, seja contido nos gastos, algo que pode mudar com a chegada do português) e talvez aquilo que o fez conquistar a Europa por duas vezes, uma equipa sem vedetas, que praticamente não conquistou nada, e que está disposta a tudo para atingir o sucesso. Os dados estão lançados, resta agora saber, até onde poderá chegar Mourinho, neste novo – e diferente – desafio…

 

Foto de capa: Tottenham Hotspur FC

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Teixeira
Diogo Teixeirahttp://www.bolanarede.pt
Finalista do curso de Gestão, Diogo encontra no futebol a sua verdadeira paixão. Devido a esta, lê diariamente dezenas de artigos sobre esta modalidade, na mais variada imprensa nacional e internacional. Aliando isto com o seu gosto pela correção de erros ortográficos e gramaticais, decidiu passar para "o outro lado" e começar a não só ler, mas também a ajudar na produção de artigos desportivos. O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Rui Costa vence eleições mas disputa segunda volta com João Noronha Lopes a 8 de novembro

Rui Costa terminou as eleições do Benfica na primeira posição, mas sem alcançar a maioria absoluta. O dirigente de 53 anos vai agora medir forças com João Noronha Lopes na segunda volta.

Atenção, Benfica: Bayer Leverkusen soma quarta vitória seguida na Bundesliga

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o Friburgo por duas bolas a zero, em jogo da oitava jornada da Bundesliga.

Arsenal é líder declarado seguido por Bournemouth e Sunderland, Wolverhampton de Vítor Pereira perde nos descontos: eis os primeiros resultados do dia na Premier...

O Arsenal aproveitou a derrota do Manchester City (e do Liverpool) para aumentar vantagem na liderança. Vítor Pereira com vida muito difícil.

Paulo Dybala resolve partida entre a AS Roma e o Sassuolo

Paulo Dybala marcou o único golo do encontro entre a AS Roma e o Sassuolo, válido pela oitava jornada da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

PSV vence na visita ao Feyenoord e empata liderança da Eredivisie

O PSV derrotou o Feyenoord por 3-2 na 10.ª jornada da Eredivisie. Com a vitória dos visitantes, os dois clubes passam a partilhar a liderança da prova.

Cristóvão Carvalho desiludido com resultados das eleições: «O resultado esteve longe de ser o que ambicionávamos»

Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes. Cristóvão Carvalho já reagiu ao ato eleitoral.

Luís Filipe Vieira assume terceira posição e quer ajudar o Benfica

Luís Filipe Vieira já reagiu aos resultados das eleições do Benfica. O antigo presidente vai fechar o ato na terceira posição.