- Advertisement -

O Chelsea FC atravessa uma fase diferente da sua vida recente. Após a chegada de Roman Abramovich, dono do clube, nos blues têm sido investidos milhões atrás de milhões no reforço da equipa, tornando o Chelsea FC uma das melhores equipas do país, da Europa e do Mundo, com os melhores técnicos e jogadores da atualidade.

No entanto, a época 19-20, marca uma mudança repentina de paradigma: a FIFA castigou o Chelsea FC, proibindo o clube de contratar novos ativos nas próximas duas janelas de transferências (uma já foi – verão de 2019 – e a outra será em janeiro de 2020). Com isto, o Chelsea FC, que sempre contratou em massa e tinha vários jogadores nos seus quadros a rodarem noutras paragens por empréstimo, teve de olhar para dentro para construir o plantel 19-20.

Frank Lampard, lenda autêntica de Stamford Bridge, foi o único verdadeiro reforço. Depois de um excelente trabalho no Derby County FC, o ex internacional inglês foi o escolhido para comandar a equipa após a saída de Maurizio Sarri. No capítulo das saídas, o clube (finalmente) cedeu à venda de Eden Hazard, que rumou por 100 milhões de euros ao Real Madrid CF, e vendeu David Luiz (surpreendentemente) ao rival Arsenal FC, por simbólicos 9 milhões de euros. Perder a principal estrela da equipa, o patrão da defesa e o treinador numa época sem poder contratar, pôs os adeptos do clube a coçarem a cabeça e os experts a tirarem o clube da corrida pela Premier League e pela Liga dos Campeões.

NESTE FIM-DE-SEMANA HÁ CLÁSSICO EM INGLATERRA E ENVOLVE O CHELSEA FC! SERÁ QUE OS BLUES VÃO CONSEGUIR BATER O CAMPEÃO EUROPEU, LIVERPOOL FC? APOSTA JÁ!

Mas, a verdade, é que o clube não tem falta de talento bruto, tanto na sua formação, como a rodar em outros clubes na condição de emprestados. Aliás, não tem, nem nunca teve, mas a transição das equipas jovens para a equipa principal do Chelsea FC era difícil e pouco encorajada, pois nunca fez parte do ADN do plano desportivo do clube londrino. No entanto, em 19-20, teve mesmo de ser. Assim sendo, Lampard fez regressar vários talentos e há três deles que prometem ser um caso muito sério, valendo tostões no início de época, mas que podem valer muitos e muitos milhões no final desta temporada.

Mason Mount é um deles. Treinado por Lampard no Derby County FC, Mount esteve duas épocas a rodar, antes de regressar nesta temporada. Jogador inteligente, goleador e talvez versão mais próxima de Frank Lampard, como jogador, desde que este saiu do clube. Bastaram dois meses, para ser titularíssimo no meio campo blue e se internacionalizar pela equipa principal de Inglaterra.

Abraham é um dos maiores talentos do mundo a emergir atualmente
Fonte: Chelsea FC

Fikayo Tomori é outro exemplo de regresso e sucesso garantido. Também treinado por Lampard no Derby, o central inglês, natural do Canadá e descendência nigeriana, pegou de estaca no onze inicial depois de três temporadas de empréstimos. Tecnicamente evoluído, rápido, ágil e inteligente, Tomori também tem tudo para ser o próximo a chegar aos Three Lions.

Por fim, e o caso mais gritante de um super talento que andava perdido em empréstimos há três épocas, falamos de Tammy Abraham. Marcou 26 golos em 18-19 e ajudou o Aston Villa FC a regressar à Premier League. Ganhou o lugar a Olivier Giroud, campeão do Mundo por França, e a Michy Batshuayi, e já leva 7 golos em 7 jogos. Tecnicamente e fisicamente fortíssimo, parece ser uma versão melhorada e complementar dos últimos pontas de lança do clube, como Lukaku ou Morata, prometendo ser um caso do género de Harry Kane do Tottenham Hotpsur.

Estes três jovens craques formados no clube, juntam-se a outros três casos de sucesso recente de miúdos saídos dos escalões menores, como são os casos de Ruben Loftus-Cheek, Hudson-Odoi e Andreas Christensen. O Chelsea FC sempre teve craques nas suas equipas jovens, mas parece ser apenas agora que finalmente olham para quem vem de baixo, sendo que o castigo da FIFA veio dar um empurrão valente neste novo paradigma no clube de Stamford Bridge.

Para já, o início tem sido titubeante, com uma estreia desastrada na Liga dos Campeões, com a perda da Supertaça Europeia, e com duas vitórias, dois empates e uma derrota na Premier League. A equipa de Frank Lampard tem muito para andar, mas há um facto irredutível: apesar do castigo, não falta é qualidade no plantel blue desta temporada para sonhar alto, como é costume no clube.

Foto de Capa: Chelsea FC

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Confiança total: Rodrigo Mora estreia-se a titular no arranque da AS Roma

Rodrigo Mora estreia-se a titular na Roma no embate frente à Fiorentina, a contar para a primeira jornada da Serie A.

Fechado: Manchester City contrata pérola de Abel Ferreira no Palmeiras por 40 milhões de euros

O Manchester City chegou a acordo com o Palmeiras para contratar o extremo Allan Elias por 40 milhões de euros fixos mais bónus.

Sporting fecha guarda-redes que já passou por Portugal e há mais novidades

O Sporting fechou a contratação de Kaique junto do Palmeiras de Abel Ferreira. Guarda-redes de 23 anos chega a Lisboa nas próximas horas.

Muitas mudanças na baliza: Juventus fecha mais um guarda-redes

Kamil Grabara, guarda-redes polaco de 27 anos, vai ser emprestado pelo Wolfsburgo à Juventus com cláusula de opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão informa AC Milan de Ruben Amorim: Se sair há clube prioritário

Rafael Leão informa o AC Milan que, caso deixe o clube, o Galatasaray tem prioridade. Houve duas ofertas rejeitadas.

Fábio Silva: «É claro que gostaria de jogar mais jogos desde o início e ajudar a equipa. Quero ser ainda mais importante»

Fábio Silva falou sobre o seu futuro. Há possibilidade de saída do avançado do Borussia Dortmund e preço definido.

César Peixoto quer vir a Portugal e à Segunda Liga contratar defesa central para o Wolverhampton

Brayan Medina é alvo do Wolverhampton para reforçar o setor defensivo. César Peixoto quer contar com o central do Tondela no seu plantel.