Philippe Coutinho, o maior goleador brasileiro da Premier League

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Liverpool e Stoke se enfrentaram neste sábado, 8 de abril, no Bet365 Stadium, casa do Stoke City. O jogo era válido pela 32ª rodada da Premier League e os Reds venceram o confronto por 2 x 1, de virada. Os gols da equipe de Liverpool foram marcados pelos brasileiros Roberto Firmino e Philippe Coutinho, que entraram no jogo já no segundo tempo. A vitória deixou a equipe, provisoriamente, na terceira colocação da competição.

Entretanto, para o futebol brasileiro esse jogo teve outro significado. Com o gol marcado, o meia Philippe Coutinho se tornou o maior artilheiro brasileiro da história da Premier League – com 30 gols assinalados e ainda conta com 28 assistências – ultrapassando o genial Juninho Paulista que fez história no Middlesbrough. Curiosamente, tanto o Coutinho quanto o Paulista, são meias de criação e não atacantes de ofício. Pensando dessa maneira é bem possível que em pouco tempo o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, tome o topo da tabela de artilheiros brasileiros no Campeonato Inglês.

Vale ressaltar que o brasileiro, naturalizado espanhol, Diego Costa tem 49 gols na história da Premier League. Mas para as estatísticas da competição o sergipano é considerado espanhol.

Coutinho comemorando um dos 30 gols que fez com a camisa do Liverpool. No Anfield a torcida o recebe de braços abertos Fonte: thisisanfield.com
Coutinho comemorando um dos 30 gols que fez com a camisa do Liverpool
Fonte: thisisanfield.com

Mas a trajetória de Philippe Coutinho na Europa não foi apenas marcada por grandes atuações e números impressionantes. Vendido para a Inter de Milão em 2008 – quando tinha apenas 16 anos – por irrisórios 3.8 milhões de euros, o jogador chegou à Itália dois anos mais tarde, em 2010. Até à mudança para a Europa, Coutinho continuou atuando no seu clube formador, o Vasco da Gama.

Contudo, o brasileiro não foi brilhante no time de Milão. Esteve por quatro temporadas vinculado à Inter sendo que em uma dessas temporadas foi emprestado ao Espanyol-ESP, onde teve uma ótima passagem. Na temporada 2012/13 foi negociado com o Liverpool por 14 milhões de euros, e essa venda ainda é profundamente lamentada pela diretoria do clube italiano.

“Ter vendido Coutinho é um dos maiores arrependimentos que tenho, em 20 anos de Inter de Milão”, afirmou o diretor esportivo do clube, Piero Ausilio.

Porém, se o dirigente italiano lamenta a venda de Coutinho não podemos dizer o mesmo do jogador, pois parece que o destino do “Garoto de Ouro” de São Januário era realmente em Liverpool. Coutinho evoluiu muito o seu futebol em Inglaterra e ainda tem apenas 24 anos.

O bom momento vivido por Philippe Coutinho também dá ao Brasil uma boa perspectiva na próxima Copa do Mundo. Para quem achava que essa geração do Brasil era fraca, não é nada mal termos Neymar, Coutinho e Gabriel Jesus em grandes fases.

 Foto de capa: Liverpool FC

Artigo revisto por: Diana Martins

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Nicolás Otamendi: «O que aconteceu foi inacreditável»

Nicolás Otamendi analisou a vitória do Benfica frente ao Real Madrid por 4-2, no jogo da última jornada da Champions League.

Vangelis Pavlidis: «Talvez tenha de treinar os cabeceamentos com o Anatoliy Trubin»

Vangelis Pavlidis analisou a vitória do Benfica frente ao Real Madrid por 4-2, no jogo da última jornada da Champions League.

Kylian Mbappé fala em vergonha sobre a exibição do Real Madrid frente ao Benfica e atira: «Se ao intervalo estivéssemos a perder por 5-1,...

Kylian Mbappé analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Quando salta um médio como o Sudakov a pressionar, os alas têm de fechar dentro»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Real Madrid em conferência de imprensa. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto chega a acordo com o Nice para empréstimo com opção de compra de Terem Moffi

Esta quarta-feira, o FC Porto chegou a acordo com o Nice para o empréstimo de Terem Moffi. O negócio inclui uma cláusula de opção de compra de 8 milhões de euros.

Eis o ranking da UEFA após as vitórias épicas de Benfica e Sporting na Champions League

As vitórias do Benfica e do Sporting na Champions League deram uma força acrescida a Portugal no ranking da UEFA. Os Países Baixos foram oficialmente ultrapassados.

José Mourinho não quis os créditos da vitória: «Estou numa fase em que penso menos em mim e mais nos jogadores e clube»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.