Premier League: O mais previsível ou algo inédito?

- Advertisement -

Estamos ainda no início do mês de março, mas restam “apenas” nove jornadas para disputar na Premier League! O campeão em título, Manchester City FC, e o “very first contender”, Liverpool FC, discutem de forma exclusiva essa conquista.

Separados por apenas um ponto, e estando Tottenham Hotspur FC e Manchester United (quem diria), a dez e 13 pontos, respetivamente, do primeiro posto, tudo leva a crer que será uma luta entre cityzens e reds.

O City começou da melhor forma o ataque às competições inglesas: venceu a Supertaça diante do Chelsea FC (2-0) e iniciou a corrida à Liga ao deslocar-se ao Emirates e vencer pelo mesmo resultado. Voltou ao Ethiad, aplicou meia dúzia ao Huddersfield Town FC, até ser travado pelo Wolves (1-1), uma alcateia bem conhecida pelos Portugueses. Dupla vitória, até entrar no inferno de Anfield, tendo conseguido sair vivo, já que os pontos em disputa acabaram repartidos.

Os campeões entraram numa nova onda vitoriosa (sete jogos), em que se destacam resultados como o 3-1 ao United (ainda de Mourinho), 2-1 num terreno difícil (Watford FC) e uns claros 6-1 a um Southampton FC ainda perdido.

Sofre da vingança do Chelsea (2-0) e volta à sonda vitoriosa, com um triunfo sobre o Everton FC (3-1). Não se livrou de fechar o ano com duas derrotas consecutivas: 2-3 frente ao Crystal Palace FC e 2-1 diante do Leicester City FC. Dado o histórico impressionante de vitórias posto em evidência na temporada transata, resultados que não valessem três pontos faziam Guardiola descer à Terra. Sobressaía a ausência de De Bruyne, jogador chave no equilíbrio da equipa em campo, algo importante na colheita consistente dos três pontos.

Foi durante esse período atípico por parte dos azuis de Manchester que o “gegenpressing” de Klopp prevalecia: o Liverpool, a par do Tottenham, sempre acompanhou a caminhada desenfreada do City até então.

Mohammed Salah, o melhor marcador da Liga, e fiel ao sonho dos adeptos reds
Fonte: Premier League

Com um início muito prometedor, que correspondia claramente às expetativas dos adeptos, Mo Salah e companhia viram Coutinho, um dos mais influentes do elenco, sair para o Barça. Iniciaram a liga com uns claros 4-0 ao West Ham United FC, em casa, e foi uma dúzia de vitórias acumuladas, até esbarrarem, em sua casa, frente ao Chelsea (1-2). Jogo referente à Taça da Liga!

Para a Liga, um duplo empate obtido em Stamford Bridge e em Anfield, diante do fantástico Manchester City (após um desaire em Itália), não permitia amealhar todos os pontos em disputa, mas a partilha de pontos com rivais diretos era também ela positiva.

Após empatar no Emirates (1-1), foram nove jogos em que colheu três pontos em cada um, destacando-se um 5-1 ao Arsenal FC e um 3-1 ao United, ainda de Mourinho.

O Liverpool encontrava-se então, pela altura do ano novo, com grande vantagem pontual. Contudo, em Inglaterra, os três pontos nunca são, à partida, garantidos, e foi com naturalidade que o City voltou a ligar-se à corrente e a recuperar a liderança. Mantendo-se fiéis ao seu jogo, neste novo ano só perderam por uma ocasião, para a liga, frente ao Newcastle United FC (2-1).

Por sua vez, a turma de Klopp começou o ano com o pé esquerdo: perdeu no Etihad e na receção ao Wolverhampton Wanderers FC. Após essa “semana negra”, seguiram-se oito jornadas em que o Liverpool não conheceu o sabor amargo da derrota, mas viu-se num impasse em metade das mesmas…

Enquanto a forma de resultados do City se encontra no topo, a do Liverpool sofre oscilações. De realçar a pressão que o Liverpool sofre… Ninguém em Inglaterra quer ver o Liverpool erguer o título. Um dos emblemas mais bem sucedidos da História ainda não conquistou nenhuma Liga desde a implantação do novo formato, o que desperta nos adeptos rivais um gozo tremendo… O Futebol também é isto!

Por sua vez, o City continuou o soberbo registo da temporada passada, agora com concorrência mais feroz.

 

Eis o calendário restante dos dois candidatos:

Liverpool FC:

Liverpool x Burnley

Fulham x Liverpool

Liverpool x Tottenham

Southampton x Liverpool

Liverpool x Chelsea

Cardiff x Liverpool

Liverpool x Huddersfield

Newcastle x Liverpool

Liverpool x Wolves

 

Manchester City FC:

Manchester City x Watford

Fulham x Manchester City

Manchester City x Cardiff

Crystal Palace x Manchester City

Manchester City x Tottenham

Manchester United x Manchester City

Burnley x Manchester City

Manchester City x Leicester

Brighton x Manchester City

Sabendo das pretensões dos dois clubes na UEFA Champions League, qual o candidato com mais chances de vencer a prova?

 

Foto de capa: Premier League

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Artur Jorge apresenta-se no Cruzeiro com palavras fortes: «Temos de baixar o ego»

Artur Jorge apresentou-se esta quarta-feira no Cruzeiro e deixou algumas dicas ao seu plantel. O português está de regresso ao Brasil, pela primeira vez desde 2024.

Ex-jogador do Benfica elogia Samuel Dahl: «Está outro jogador»

Álvaro Magalhães, antigo jogador do Benfica, deixou elogios a Samuel Dahl e afirmou que o sueco melhorou bastante com José Mourinho.

Como ver grátis o Azerbaijão x Portugal no apuramento para o Euro Sub-21

O Azerbaijão e Portugal defrontam-se na qualificação para o Euro Sub-21. Jogo realiza-se de manhã e em solo azeri.

Graham Potter responde a José Mourinho sobre Samuel Dahl: «É uma decisão desportiva e há sempre decisões difíceis que temos de tomar»

Graham Potter voltou a falar da ausência de Samuel Dahl na convocatória da Suécia. Técnico confrontado com palavras de José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador da Polónia não desvenda pormenores sobre estreia de Oskar Pietuszewski e elogia: «Dá para ver que está feliz com o que está a acontecer...

Jan Urban, selecionador da Polónia, elogiou Oskar Pietuszewski. O treinador não garantiu estreia do extremo do FC Porto.  

Liverpool tem internacional português na lista de 3 nomes pensados para a sucessão de Mohamed Salah

O Liverpool já oficializou a saída de Mohamed Salah do clube. Francisco Conceição é um dos nomes analisados para a sucessão.

Botafogo quer treinador português e pensa em antigo adjunto de Artur Jorge para render Martín Anselmi

Franclim Carvalho é um dos nomes na lista do Botafogo para render Martín Anselmi. Português já esteve no clube como adjunto de Artur Jorge.