📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um milagre por Emiliano Sala, por favor!

- Advertisement -

Por vezes, a vida é ingrata e alguns tristes acontecimentos vêm interromper os nossos sonhos, a nossa caminhada, o nosso trilho. Ainda não se sabe em concreto o que aconteceu ao avião monomotor particular que devia ter levado o jogador Emiliano Sala de Nantes, em França, até Cardiff, no País de Gales, mas o mundo do Futebol prepara-se para o pior. Mensagens de preocupação, de oração e de desejo que um milagre possa acontecer multiplicam-se um pouco por todo o lado, mas as esperanças de boas notícias não são muitas, desgraçadamente.

Emiliano Sala, 28 anos, atingiu o cume da sua carreira desportiva neste início fulgurante de temporada com o FC Nantes. Os 12 golos marcados pelo avançado italo-argentino na primeira volta da Liga Francesa chamaram a atenção da Premier League. O Cardiff City FC foi o clube que se movimentou mais rapidamente para o resgatar, em troca de 17 milhões de euros, nove anos depois de chegar a França para jogar no FC Girondins de Bordeaux.

Aquilo que poucos saberão é que antes de aterrar em Bordéus, Sala teve uma passagem fugaz pelos Campeonatos Distritais da AF Portalegre! Uma história tão mirabolante, quanto surpreendente, que só o futebol nos pode oferecer. A verdade é que depois de ter integrado as camadas jovens de clubes argentinos de pouca expressão, e de posteriormente se ter mudado para residir em Ascona, no sul de Espanha, Emiliano Raúl Taffarel Sala, cai quase de pára-quedas no distrito portalegrense para jogar no modesto FC Crato, por indicação – rezam as crónicas – de um seu compatriota que jogava na equipa. Em Crato, faz apenas um jogo oficial, marca dois golos e, talvez por ser demasiado bom para aquele contexto completamente amador, despede-se do clube sem justificação plausível.

Aparece pouco tempo depois no FC Girondins de Bordeaux e é nessa altura que começa a sua carreira de forma mais séria e profissional. Passou pela equipa B girondina, somou algumas cedências para poder jogar com regularidade (US Órleans Loiret Football em 2012-13, Chamais Niortais FC em 2013-14 e SM Caen na segunda metade de 2014-15). Na primeira metade dessa temporada, ficou no plantel da casa-mãe, mas nunca conseguiu ser uma aposta firme do clube girondino, tendo apenas somado um golo, curiosamente contra o AS Monaco de Leonardo Jardim.

Emiliano Sala tinha acabado de assinar pelo clube galês, Cardiff City FC                                            Fonte: Cardiff City FC

No defeso da época 2015-16, o FC Nantes decide avançar para a sua contratação por cerca de um milhão de euros. É aqui que a sua carreira dá um salto qualitativo considerável e o seu rendimento sobe em flecha, transformando-se na grande referência goleadora da equipa. Em 2015-16, somou seis golos em 35 jogos, em todas as competições. Em 2016-17, foi orientado durante parte da época por Sérgio Conceição (que depois viria a sair para o FC Porto) e subiu a parada para os 15 golos em 39 jogos. E em 2017-18, foram 14 golos em 38 encontros. Como referi atrás, esta estava a ser a sua temporada mais profícua a nível de concretização, onde já levava 13 golos em apenas 21 jogos. Tinha assinado o contrato da sua vida no domingo passado e ingressaria na liga mais competitiva do planeta de imediato.

De Sala, temos a imagem de um avançado fortíssimo fisicamente, evoluído q.b. do ponto de vista técnico, com conceitos colectivos de entendimento do jogo muito interessantes e com um apurado sentido de baliza. Diz quem o conhece que é um guerreiro e lutou sempre com determinação pelos seus objectivos e por uma vida melhor, razão pela qual cedo saiu da sua zona de conforto, mas de origens muito humildes, em Santa Fé, na Argentina, para se lançar à conquista do sonho europeu, que norteia as ambições de qualquer jovem jogador sul-americano. Oxalá ainda esteja entre nós para prosseguir a sua missão aqui na Terra. Como disse Sérgio Conceição nas suas redes sociais: “Se existem milagres, peço um agora.”

Foto de capa: FC Nantes

Artigo revisto por: Jorge Neves

Bruno Oliveira Pinto
Bruno Oliveira Pintohttp://www.bolanarede.pt
O Bruno é um apaixonado por Desporto, embora seja o Futebol que faz o seu coração bater mais intensamente. Portista convicto desde o calcanhar de Madjer em Viena, tem uma paixão especial pelo Futebol Internacional. Equipas como o AC Milan de Van Basten, Gullit e Rijkaard ou o FC Barcelona idealizado por Pep Guardiola e materializado por Messi, Xavi e Iniesta, farão eternamente parte do seu imaginário. Alia a paixão pelo futebol ao prazer da escrita, é autor da página 'Espaço Futebol' e abraça este projecto com todo o entusiasmo.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.