Arturo Vidal, o Box-to-Box Perfeito!

- Advertisement -

Se Andrea Pirlo é o arquitecto daquele meio-campo fenomenal da Juventus, Arturo Vidal é o motor do mesmo. Compilando notáveis atributos de construção e destruição de jogo, Vidal é, tal como ele próprio disse – e bem -, o melhor box-to-box do futebol mundial. Arturo confere uma intensidade e uma dimensão física ao jogo, minuto após minuto, que o fazem parecer inesgotável, oferecendo à vechhia signora uma área de actuação quase total no campo.

Heatmap de Arturo Vidal na vitória da Juventus por 3-1 sobre o Inter em Fevereiro. Fonte: Goal.com
Heatmap de Arturo Vidal na vitória da Juventus por 3-1 sobre o Inter em Fevereiro.
Fonte: Goal.com

Vidal tem grande importância na manobra defensiva da sua equipa. Aliando uma força e uma resistência tremendas a uma capacidade de desarme muito apurada e a uma “raça” notável, Arturo torna-se um dos principais obstáculos pelos quais os adversários têm de passar. As estatísticas do chileno demonstram perfeitamente isso, pois ao longo da época passada o chileno completou 96 desarmes e alcançou 39 intercepções. Se Vidal fosse forte apenas nessa vertente já seria um jogador incrível e desejável para muitos treinadores; no entanto, combina uma preponderância elevada na manobra defensiva da vechia signora com uma igual ou ainda superior na manobra ofensiva. Essa preponderância advém de ser um excelente distribuidor e transportador de jogo, e ainda um bom finalizador.

O 23 da Juventus possui uma excelente capacidade de passe, uma técnica individual e um primeiro toque de elevado nível e ainda boa finalização com ambos os pés. Assim, é frequente vermos Vidal em tarefas de transporte de bola, a realizar brilhantes passes de rotura, fruto de uma visão de jogo fantástica e a aparecer à entrada da área para explorar o seu excelente remate. Mais uma vez, os números de Arturo atestam os seus atributos: o chileno criou 47 oportunidades de golo, completou 1229 de um total de 1469 passes executados, apresentou uma média de 81% de passes certos a longa distância e marcou ainda 11 golos na época passada. Por tudo isto, na minha opinião, Vidal não só é o melhor box-to-box do campeonato italiano, mas de todo o mundo. Vidal trata a bola de forma bela e é monstruoso a recuperá-la, e isso faz dele o melhor de entre os melhores.

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Selecionador da Polónia deixa Oskar Pietuszewski fora da convocatória: «Eles estão a tratá-lo com todo o cuidado»

Oskar Pietuszewski está fora da convocatória da Polónia para a Liga das Nações. Jan Urban, selecionador polaco, explicou opção.

Nigéria anuncia 2 convocatórias com 3 jogadores ligados a Portugal

A Nigéria anunciou duas convocatórias para os próximos compromissos da seleção. Que conta com Isaac James, Peter Edokpolor e Abubakar Umar.

Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Jakub Kaminski chamados pela Polónia

Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Jakub Kaminski estão entre os 26 convocados da Polónia para os quatro jogos da Liga das Nações.

Camisola principal do Benfica em 2027/28 vai trazer grande novidade e celebra regresso

Em 2027/28, a camisola principal do Benfica vai ter colarinho. Trata-se de um regresso do colarinho ao equipamento encarnado.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola reage à 1.ª convocatória de Jorge Jesus para Portugal: «Cristiano Ronaldo à frente»

A convocatória de Portugal foi analisada em Espanha. Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo foram destacados pela imprensa.

Antigo avançado do Braga está em destaque em Espanha, já foi convocado e cláusula de 25 milhões de euros pode subir em breve

Roberto Fernández está em destaque no Espanyol. O avançado foi convocado para a seleção de Espanha e há novidades sobre o futuro.

Renato Portaluppi brinca com antigo avançado do Benfica: «Fica só a olhar para o DVD»

Renato Portaluppi foi apresentado como novo treinador do Grémio. Treinador falou de Carlos Vinícius e do ataque.