Bruno Fernandes: Onde andavam esses Scouts, ‘senhores grandes’?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

 

Bruno Miguel Borges Fernandes. Começou a dar os primeiros pontapés na bola no campo do Pasteleira, clube histórico da cidade do Porto, com o qual o Boavista sempre manteve estreitas relações. Integrou os axadrezados e por lá permaneceu até aos 18 anos, altura em que Itália o chamou, passando despercebido ao radar de qualquer um dos grandes de Portugal.

A Udinese recrutou-o na Serie B e fez três épocas de grande nível no principal escalão transalpino. Este ano cumpre um empréstimo à Sampdoria, iniciando a aventura de forma algo irregular, mas onde parece já ter ganho o seu espaço, com a titularidade em nove dos últimos dez jogos. Leva já 4 golos no Calcio e serve muitas vezes de bandeja Quagliarela, Muriel e companhia.

Quem não está desatento são os selecionadores das equipas jovens de Portugal, que o têm aproveitado ao máximo e onde já chegou a capitão dos sub-21, atestando da sua enorme maturidade. 22 anos de puro talento, talvez raça e classe sejam duas palavras que o definam bem. Atuando como médio ofensivo, não deixa de vir recuperar bolas ao seu meio campo, para depois a partir das alas ou do centro criar desequilíbrios nas defesas contrárias.

Bruno tem feito golos importantes pela Sampdoria Fonte: Bruno Fernandes
Bruno tem feito golos importantes pela Sampdoria
Fonte: Bruno Fernandes

Arrisca imenso no último passe e é senhor de um pontapé forte e colocado, que aplica muitas vezes depois de diagonais para o centro do terreno, bem como nas bolas paradas que cobra de forma exímia. Pergunto-me como é que este talento passou despercebido às centenas de ‘scoutings’ e coisas parecidas que abundam por este país fora, ao serviço de vários clubes de maior dimensão.

Se mantiver a regularidade e o nível apresentados até agora, será alvo de cobiça por parte de clubes mais sonantes na Serie A ou de qualquer outro campeonato de top da Europa. Seria interessante vê-lo evoluir pelo nosso campeonato, pois traria mais magia, irreverência e qualidade a qualquer um dos três grandes de Portugal. Porém, penso já ser difícil fazê-lo voltar ao país que o viu nascer para o futebol, pelo menos por agora.

Num artigo recente, coloquei-o às portas da seleção A. Não só pelo que tem feito na serie A, mas também pela grande preponderância que tem ganho nos sub-21 e na seleção olímpica. Está na linha de jogadores como Bernardo Silva, João Mário ou Raphael Guerreiro, mas ainda não atingiu a notoriedade e o reconhecimento em Portugal de que estes já gozam. Mas Fernando Santos estará certamente atento e na renovação que já leva em marcha aparecerá o nome de Bruno Fernandes muito em breve, se nada de extraordinário acontecer.

Foto de capa: Bruno Fernandes

João Nuno Aguiar
João Nuno Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Deu o pontapé de partida no mundo do futebol aos 5 anos no G. D. Peniche. Com 14 anos chegou ao Boavista F.C. para integrar as camadas jovens e assistir ao primeiro e único título de campeão nacional do clube portuense. Licenciado em radiologia, trocou o futebol profissional pela saúde, mas manteve a paixão pelo desporto rei, que ainda joga por hobby e que o mantém sempre atento ao que se passa aquém e além-fronteiras.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote e o Trincão são jogadores de ligação, de transporte e definição refinada e precisávamos de...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «O adversário cria-nos dificuldade, perdemos confiança e perdemos ligação, mas temos de ter coragem para procurar outros...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Hugo Oliveira respondeu à questão do Bola na Rede.

Miguel Ribeiro faz apelo à UEFA para ver golo anulado ao Famalicão e aponta responsabilidades: «O VAR não deve andar de lupa à procura...

O Famalicão perdeu com o Sporting. No final do jogo, Miguel Ribeiro, presidente dos famalicenses falou do papel do VAR.

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Grémio de Luís Castro e Juventude empatam a uma bola na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho

Na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho, o Grémio e a Juventude não foram além do empate a uma bola, este domingo.