Contas feitas e por fazer

- Advertisement -

Este fim-de-semana decorreu a jornada trinta e três na divisão principal do campeonato italiano e, a cinco jornadas do fim, com maior ou menor dificuldade (provavelmente menor) o título parece já não fugir à Juventus. Pelo terceiro ano consecutivo os homens de Antonio Conte dominaram a competição.

A Vecchia Signora leva cinco pontos de avanço sobre o segundo classificado, que podem facilmente passar a ser oito se ganhar em casa da Udinese o único jogo em falta desta jornada. Os giallorossi da AS Roma, actualmente no segundo lugar, levam doze pontos de avanço sobre o terceiro classificado, o Nápoles. A não ser que algo muito surpreendente ocorra nesta recta final serão estes os três clubes que para o ano representarão a Serie A na Liga dos Campeões.

Nos lugares de acesso à Liga Europa temos a Fiorentina de Montella e o Inter de Mazzarri, com o Parma, a Lazio, o Torino, o Verona, a Atalanta, e esperançosamente o Milan, a tentarem alcançar um destes lugares de acesso à competição menor da UEFA.

Na parte de baixo da tabela o Catania, o Sassuolo e o Livorno ocupam os três lugares de despromoção para a Serie B, mas, com quinze pontos ainda em disputa, o Bolonha, o Chievo e o Cagliari não estão ainda salvos e vão ter de trabalhar para continuar no primeiro escalão do futebol de Itália.

A maior surpresa da época tem sido sem dúvida o Hellas Verona, que tendo apenas este ano subido de divisão ocupa um fabuloso nono lugar tendo em conta os argumentos que possui e luta ainda pelo apuramento para a Liga Europa. Grande parte da boa prestação da equipa deve-se a Luca Toni, que aos trinta e seis anos parece ter encontrado uma nova motivação depois de passagens infrutíferas por clubes como Roma, Génova, Juventus, Al Nasr e Fiorentina. Neste momento é o terceiro melhor marcador do campeonato com 17 golos, estando apenas a dois golos do primeiro (Immobile, do Torino com 19 golos).

Luca Toni é a figura do Hellas Verona Fonte: Getty Images
Luca Toni é a figura do Hellas Verona
Fonte: Getty Images

Além do Verona, há outras equipas que estão a impressionar: o Parma, que conta com Antonio “El Pibe de Bari” Cassano na frente de ataque, ocupa um fantástico sexto lugar neste momento e a AS Roma, que, tendo terminado o ano passado num modesto sexto lugar, este ano bateu o recorde de vitórias na competição e quase que lutou pelo título. Quase. Rudi Garcia fez um trabalho excepcional mas o clube não tem os mesmos argumentos da toda-poderosa Juventus.

Como maiores desilusões, temos os dois clubes de Milão, que se acabarem a jogar na Liga Europa para o ano têm muita sorte, depois de uma época que pode ser descrita simpaticamente como medíocre. Além desses, o Nápoles. Supostamente este seria o ano em que os napolitanos iriam competir a sério pelo título. Foi por isso que gastaram quarenta milhões em Higuaín e que adquiriram Reina, Callejón, Jorginho, Albiol ou Mertens. Mas não, estão em terceiro e por lá devem ficar. Todo o talento do mundo não compensa a incompetência do Rafa Benítez – pode acabar por conquistar a Copa de Itália, mas não lhe peçam para ser regular num campeonato durante uma época inteira, que ele não consegue, por mais milhões que se invistam.

Para terminar, deixo o melhor onze até agora, sendo que este pode ainda vir a sofrer alterações: De Sanctis (Roma) na baliza; Lichtsteiner (Juventus) e Pasqual (Fiorentina) como laterais; Benatia (Roma) e Bonucci (Juventus) no centro da defesa; Vidal (Juventus), Cuadrado (Fiorentina) e Jorginho (Verona/Nápoles) no meio-campo; e Gervinho (Roma), Tevez (Juventus) e Immobile (Torino) no ataque.

João Folgado
João Folgadohttp://www.bolanarede.pt
O João defende que o Porto devia acabar e o Sporting nunca devia ter existido. Carrega, Benfica! Fora de brincadeiras, para além desta paixão cega pelo clube da Luz, venera Mourinho, despreza Villas-Boas e é fã dos Boston Celtics e dos New England Patriots.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Relâmpago Casa Pia foi pioneiro e provoca 1ª derrota ao FC Porto na Primeira Liga

O Casa Pia surpreendeu e venceu o FC Porto em Rio Maior. Gansos originam primeira derrota azul e branca na Primeira Liga.

James Rodríguez pode rumar a emblema argentino (que está longe de ser um histórico)

James Rodríguez pode regressar à Liga Argentina. O internacional colombiano interessa ao Platense e pode haver um acordo em breve.

Ana Capeta emprestada pelo Sporting à Juventus até ao final da época

A Juventus anunciou a contratação de Ana Capeta. A avançada internacional portuguesa foi emprestada pelo Sporting até ao final da temporada.

Liga Portugal divulga os reforços inscritos até às 22h

A Liga Portugal divulgou a lista de jogadores inscritos por clubes da Primeira Liga antes das 22h, neste último dia de mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

William Gomes expulso com vermelho direto após entrada violenta sobre David Sousa e FC Porto em maus lençóis contra o Casa Pia

William Gomes entrou em cheio com o pé na cara de David Sousa e foi expulso. O Casa Pia recebe o FC Porto em Rio Maior.

Udinese derrota AS Roma de Gian Piero Gasperini

A Udinese recebeu e venceu a AS Roma por uma bola a zero, num encontro válido pela 23.ª jornada da Serie A.

Sunderland derrota o Burnley e mantém-se na luta pelos lugares europeus da Premier League

Na 24.ª jornada da Premier League, o Sunderland voltou aos triunfos com a vitória por 3-0 sobre o Burnley, que vinha de três empates consecutivos.