La Fidanzata d’Italia

- Advertisement -

serie a

Por muitos é conhecida como Juventus, mas em Itália são muitos os que a conhecem como “La Fidanzata d’Italia”, que em italiano significa “a namorada de Itália”. A expressão nasceu por ser o clube italiano com mais adeptos. Partindo desse pressuposto, parece realmente irracional que o clube transalpino tenha um estádio que apenas suporta 41 000 expectadores enquanto o San Siro, por exemplo, tem uma lotação de cerca de 80 000 expectadores. Mas é tudo menos irracional. Arrisco-me a dizer que foi um dos atos mais brilhantes de gestão da história do calcio em Itália.

La Fidanzata d'Italia - o clube com mais adeptos em Itália  Fonte: 45football.com
La Fidanzata d’Italia – o clube com mais adeptos em Itália
Fonte: 45football.com

Com fortes ligações à família Agnelli, proprietária da Fiat, a Juventus conquistou desde cedo o coração dos Italianos. Porém, o clube tinha dificuldades em encher os 67 000 lugares do Stadio Delle Alpi, que mesmo mais recente na era de ouro da Juventus rondava pouco mais de metade da ocupação em média. Isto é fruto de uma conjuntura complexa que se resume à reduzida densidade populacional da cidade de Turim quando comparada com Milão, por exemplo, à existência de outro clube na mesma cidade (Torino) e ainda à catástrofe que foi a mudança para o Stadio Delle Alpi, que foi amplamente criticada pelos fãs da vechia signora devido à má acessibilidade e à grande distância entre bancadas e relvado.

A baixa taxa de ocupação fazia a Juventus menos forte em casa do que fora. A Juventus contornou com brilhantismo a contrariedade, percebeu que às vezes menos é mais e no seu novo estádio reduziu a lotação em 26 000 lugares. Assim se explica por que um clube com cerca de 12 milhões de adeptos em Itália tenha um estádio com 41 000 lugares. O Juventus Stadium é um regalo para os olhos de qualquer adepto de futebol ou fã de arquitectura moderna e um inferno para as equipas visitantes, devido à reduzida distância entre relvado e bancadas e às suas elevadas taxas de ocupação.

O antigo Delle Alpi não conseguia encher nem em dias de  hampions  Fonte: curvafiladelfia.files.wordpress.com
O antigo Delle Alpi não conseguia encher nem em dias de Champions
Fonte: curvafiladelfia.files.wordpress.com

O clube contornou a diminuição da possibilidade de receitas de bilheteira com a criação de zonas VIP, de um museu, de um hotel e de um centro comercial. O estádio foi inaugurado num jogo contra o histórico Notts County, clube que tem uma ligação longínqua com a Juventus, sendo o responsável pelo facto de a equipa piemontesa equipar de preto e branco. O primeiro golo no estádio foi marcado pelo lendário avançado italiano Luca Toni. Deste então o Juventus Stadium viu a vechia signora recuperar o domínio perdido e conquistar o tricampeonato italiano.

Os adeptos de La Fidanzata d’Italia choraram quando o caos do Calciopoli se abateu sobre o clube e desmantelou uma das mais fascinantes equipas que tive o prazer de jogar, mas agora têm novamente motivos para sorrir e um desses motivos é a sua fantástica nova casa!

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Queiroz estreia-se no 5º Mundial da carreira com vitória nos descontos contra o Panamá carimbada por alvo do FC Porto e Gana vence...

O Gana de Carlos Queiroz não foi além do empate contra o Panamá. Jogo encerrou primeira jornada do Grupo L do Mundial 2026.

Grátis, em canal aberto e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 nesta quinta-feira, 18 de junho?

O Mundial 2026 continua com quatro partidas por dia. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta quinta-feira, 18 de junho.

Liverpool rouba negócio ao Newcastle e garante reforço que está no Mundial 2026 com a Espanha por 40 milhões de euros

Víctor Muñoz prepara-se para reforçar o Liverpool. Reds desviaram o extremo espanhol do Newcastle e vão contratar o jogador.

Ricardo Quaresma faz pedido insólito a João Félix: «Diz ao teu treinador para te meter mais vezes»

Ricardo Quaresma comentou a estreia de Portugal em conversa com João Félix. Antigo internacional português deixou recado a Roberto Martínez.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença reage ao empate de Portugal na estreia no Mundial 2026: «A nossa convicção mantém-se intacta»

Pedro Proença reagiu ao empate da Seleção Nacional na estreia no Mundial 2026, mantendo a ambição e agradecendo o apoio dos adeptos.

Benfica vence Sporting por 5-2 no Pavilhão João Rocha e fica a um passo do título de hóquei em patins

O Benfica derrotou o Sporting, no Pavilhão João Rocha, por 5-2 e ficou a uma vitória do título de hóquei em patins.

Roberto Martínez enaltece empenho dos jogadores após empate frente ao RD Congo: «A atitude é extraordinária e acredito muito no que podemos fazer»

Roberto Martínez reconhece a necessidade de autocrítica após o empate de Portugal, mas mantém total confiança na atitude da equipa.