Liga Italiana: Paulo tem mesmo unhas para esta “Viola”

- Advertisement -

cab serie a liga italiana

O pontapé de saída da Serie A foi dado no passado sábado, em Verona, e as surpresas (se não totais, pelo menos parciais) não demoraram muito. Se no texto de antevisão à Liga italiana tinha dito que a Juventus se iria deparar com maiores dificuldades nesta campanha, a derrota caseira com a Udinese só veio atestar essa premissa.

Mas vamos por ordem cronológica. As equipas da capital, Roma e Lazio, entraram em campo no primeiro dia de competição. Contra o Hellas Verona, a equipa comandada por Rudi Garcia não foi além de um empate a uma bola; Janković marcou para a equipa da casa e Florenzi (agora adaptado a lateral-direito) igualou. A Lazio, por outro lado, conseguiu superiorizar-se ao Bolonha e venceu por 2-1, no Olímpico de Roma. Lucas Biglia e o reforço Kishna (ex-Ajax) faturaram os golos das “águias”.

No dia seguinte, os restantes jogos, entre os quais o Juventus–Udinese e, cabeça de cartaz desta jornada, Fiorentina – AC Milan. Os tetracampeões foram mesmo vergados pela esquadra de Udine, obra do avançado francês Cyril Théréau, que, aos 78 minutos, ofereceu a vitória (0-1) aos comandados de Stefano Colantuono, entre os quais Bruno Fernandes. Dos reforços da vecchia signora, só Mandžukić integrou o onze inicial, que se dispôs em 3-5-2, o que pode significar o regresso à fórmula de Antonio Conte. De lembrar que a Juventus começou assim a época passada mas, gradualmente, foi passando para um 4-3-1-2 muito dinâmico.

Além da derrota da Juve, surpresa no Sassuolo-Nápoles: os napolitanos, agora com Maurizio Sarri ao leme, não foram capazes de segurar a vantagem madrugadora concedida por Hamsík e o Sassuolo acabou por inverter o rumo dos acontecimentos, alcançando o 2-1 final. No Luigi Ferraris, a Sampdoria goleou o recém-promovido e estreante Carpi por 5-2. Éder Martins e Luis Muriel bisaram e o experiente Lazzari marcou o primeiro golo da história dos forasteiros no escalão principal do calcio.

O outro estreante, o Frosinone (com o ex-Olhanense Dionisi no onze), também perdeu, desta feita em casa, frente ao Torino (1-2). A maior experiência do histórico emblema de Turim prevaleceu e permitiu aos “touros” somar os primeiros três pontos da temporada. Palermo e Chievo superiorizaram-se a Génova e Empoli, respetivamente, com os resultados a traduzirem-se em 1-0 e 1-3. Mário Rui, lateral-esquerdo português, finalista do Mundial de Sub-20 em 2011, alinhou os 90 minutos pelo Empoli.

aa
O Inter somou três pontos à custa de um (grande) golo de Jovetić
Fonte: Facebook do Inter

No mítico Giuseppe Meazza, o Inter de Milão suou (e muito) para levar de vencida a Atalanta. Só ao terceiro minuto após os 90 é que o montenegrino Stevan Jovetić (entrado ainda na primeira parte para o lugar do lesionado Icardi) marcou o golo solitário dos nerazzurri, mas que chegou para arrecadar os três pontos.

No prato forte da jornada, há que destacar Paulo Sousa. O técnico da Fiorentina confirmou todas as expetativas que foi criando ao longo da pré-época e apresentou uma equipa objetiva e convincente nos vários momentos do jogo. Beneficiando da expulsão do central Rodrigo Ely, do AC Milan, os viola bateram os forasteiros por 2-0, com golos de Marcos Alonso e Josip Iličič (de grande penalidade).

Contas feitas, a Sampdoria é líder no fim da primeira jornada, com uma diferença de golos de três positivos. Apenas duas equipas somam um ponto (AS Roma e Hellas Verona) e a Juventus encontra-se no grupo de equipas que perderam o primeiro jogo da nova época. Na próxima jornada, destaque para a visita dos campeões à capital, para defrontar a AS Roma. Está à vista um jogo aberto e entretido naquele que será o primeiro “clássico” da temporada. A Serie A voltará então ao Bola na Rede, com o rescaldo desse confronto e de todos os outros que compõem o quadro de jogos do próximo fim-de-semana em Itália.

Treinador da semana:

Paulo Sousa (Fiorentina) – O treinador português prometeu que as coisas iam mudar na Fiorentina e a verdade é que os resultados já estão à vista. A juntar à primeira vitória (e logo frente ao Milan!), futebol muito agradável e a promessa de muitas coisas boas. Ainda é extremamente cedo, mas será demais sonhar com uma ‘Fiore’ no topo da tabela em maio?

Jogador da semana:

Stevan Jovetić (Inter de Milão) – “Veni, vidi, vici”: “Vim, vi e venci”. Melhor frase não deverá haver para o avançado montenegrino, recém-contratado pelo Internazionale ao Manchester City. Substituiu o azarado Mauro Icardi e, na compensação, ofereceu a vitória à equipa de Milão, com um grande golo. O Inter reforçou-se bem e já está a tirar dividendos: Jovetić já valeu três pontos.

Foto de Capa: Facebook de Marcos Alonso

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Caso Cristiano Ronaldo: Luís Montenegro fala com Jorge Jesus ao telefone

Primeiro-Ministro Luís Montenegro ligou a Pedro Proença e falou com Jorge Jesus ao telefone. Cristiano Ronaldo deixou o estágio.

Imprensa espanhola compara: «Cristiano despede-se da sua seleção pela porta de trás enquanto a Argentina prepara uma cerimónia para o adeus da sua...

O jornal MARCA criticou o adeus de Cristiano Ronaldo à Seleção Nacional, confrontando a sua atitude com a despedida de Lionel Messi.

Piers Morgan dá garantia acerca do caso Cristiano Ronaldo: «Não foi por isso que ele saiu…»

Piers Morgan deu garantia acerca da saída de Cristiano Ronaldo do estágio da Seleção Nacional. Apresentador reagiu nas redes sociais.

Carlos Queiroz rescinde contrato e deixa o comando da Seleção do Gana: «As condições necessárias não estavam reunidas»

Carlos Queiroz e a Federação de Futebol do Gana acertaram a rescisão de contrato por mútuo acordo do cargo de selecionador dos Black Stars.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni titular na goleada da Argentina: «Acho que a equipa esteve muito bem»

Gianluca Prestianni foi titular na vitória da Argentina frente à Bolívia por 4-0. Eis o que disse o extremo do Benfica.

Argentina goleia Bolívia com Gianluca Prestianni a titular

A Argentina goleou a Bolívia por 4-0 num jogo particular. Gianluca Prestianni, do Benfica, foi titular na partida.

Portugal: Eis as 2 baixas para o jogo com a Dinamarca para a Liga das Nações

Francisco Conceição (lesão) e Cristiano Ronaldo (deixou o estágio) são baixas do Dinamarca x Portugal, da Liga das Nações.