Quem irá quebrar a hegemonia da Juventus FC?

- Advertisement -

A pergunta que ano após ano é colocada em Itália: Quem conseguirá quebrar a enorme hegemonia da Juventus FC na serie A? Para já não há resposta para essa questão.

Voltemos atrás no tempo. Calciocaos! Um dos maiores escândalos que há memória no panorama do futebol, um escândalo que envolveu os principais clubes de Itália apanhados num esquema de manipulação de resultados. As consequências foram devastadoras, sendo a Juventus a principal condenada, perdendo 2 títulos e descendo também de divisão. Anos negros para a Vecchia Signora que perdeu muitas das suas estrelas que obviamente não queriam jogar na serie B. Ainda assim nomes como Alessandro Del Piero, Chiellini, Nedved e Gigi Buffon não abandonaram a sua dama e permaneceram na equipa ajudando à sua recuperação.

Porém a recuperação viria a ser difícil, o domínio do Inter que tinha ganho a Champions com Mourinho era avassalador e a ausência de vitórias em competições e as várias trocas de treinadores não deram a estabilidade necessária para o clube regressar ao tão desejado scudetto.

A viragem de rumo aconteceria na temporada 2011-2012 quando a Juventus decide contratar um homem que como jogador deu muito ao clube. Seria Antonio Conte a grande aposta dos responsáveis bianconeri e com ele viria também uma grande reformulação do plantel e até no modelo de jogo. Conte viria a conquistar 3 campeonatos antes de rumar a terras de sua majestade e orientar o Chelsea.

Para o seu lugar a Juventus iria buscar Massimiliano Allegri acabado de sair do AC Milan, para continuar com a carreira vitoriosa do seu antecessor. E o que Allegri conseguiu foi juntar ao tri-campeonato mais 5 campeonatos e 4 taças de Itália.

Fonte: Juventus

Com esta sucessão de conquistas a Vecchia Signora mostrava a Itália e ao mundo que estava forte e que tinha ultrapassado da melhor maneira o drama da descida à Serie B.

Se no plano nacional a Juventus estava em plena força, já a não se podia dizer o mesmo a nível internacional.

Em 2013-2014 com Conte a Juventus cairia nas meias finais da Liga Europa contra o Benfica no ano em que a final dessa competição seria no seu estádio, no novo Juventus Arena.

Já com Allegri a história não foi muito diferente e a final da champions em 2014-2015 ,  foi o ponto alto que o técnico italiano conseguiu lograr nos seus 5 anos à frente da equipa bianconeri, pese embora os vários investimentos no plantel.

Ficou claro para os responsáveis da Juventus que a equipa que já conquistara tudo a nível nacional, teria que começar a apostar mais a sério na Liga dos Campeões, e a contratação de Ronaldo para além do impacto que iria ter a todos os níveis, era também uma confirmação clara de quais seriam os objectivos  daí para a frente na maior prova de clubes do mundo.

Fonte: Juventus FC

Esta época com a vinda de Maurizio Sarri para orientar  o clube, adivinha-se uma  investida forte da Juventus no mercado de transferências com o central holandês Mathijs de Ligt a encabeçar a lista preferencial dos bianconeri.

Contextualizando que estão estes anos de vitórias da Juventus, volto à pergunta que me fez escrever este texto, quem irá quebrar a hegemonia à Vecchia Signora?

Olhando para o panorama actual vejo 3 potenciais candidatos que podem nos próximos anos fazer isso acontecer.

Tiago Silva Ferreira
Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

França bate Irlanda do Norte com direiro a hat-trick de Michael Olise

A França venceu a Irlanda do Norte por 3-1 num amigável de preparação para o Mundial 2026. Michael Olise assinou um hat-trick.

Atenção, Portugal: Uzbequistão faz jogo duro com os Países Baixos e perde num final dramático

Os Países Baixos venceram o Uzbequistão por 2-1 num amigável de preparação para o Mundial 2026, decidido apenas aos 90+8'.

Sub-20: Portugal Sub-20 garante reviravolta e vence Venezuela no Torneio de Toulon

Portugal Sub-20 venceu a Venezuela por 3-1 no Torneio Maurice Revell. A seleção nacional esteve a perder mas consumou a reviravolta.

Sérgio Conceição aborda possibilidade de treinar o Benfica e confessa: «Não vou desmentir o interesse do ex-presidente se ele fosse eleito»

Sérgio Conceição abordou a possibilidade de treinar o Benfica no futuro e revelou o interesse de Luís Filipe Vieira em contratá-lo, caso fosse eleito presidente.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica apresenta proposta de renovação a Schjelderup e não obtém resposta dos empresários

O Benfica apresentou uma proposta de renovação a Andreas Schjelderup até 2031, mas ainda não recebeu resposta por parte dos empresários.

José Mourinho define a sua prioridade no novo projeto no Real Madrid

Preocupado com o aumento significativo de golos sofridos nas últimas temporadas, José Mourinho quer reforçar a defesa.

Real Madrid e Julián Álvarez remetem-se ao silêncio perante rumores de transferência

Os rumores que ligam Julián Álvarez ao Real Madrid continuam a ganhar força, mas o silêncio das partes envolvidas mantém-se.