Os 5 melhores avançados do século, até agora

4.

Thierry Henry – Quando o vi, achei, pela primeira vez, que podia ser jogador de futebol. Mas quando eu ia para os treinos tentar imitá-lo, nada saía igual. Henry fazia tudo parecer mais fácil do que na verdade era. Para efeitos alegóricos: no auge da sua carreira, todas as defesas que jogavam contra Henry pareciam estar na dificuldade ‘Amador’ do videojogo FIFA.

Aos 21 anos, já tinha conquistado o Mundial 98 com a Seleção Francesa e tinha ganho o título de Campeão Francês pelo Mónaco em 1997. Thierry Henry assina pelo Arsenal depois disto, em 1999. Foi em Londres que começou a mostrar o que de melhor tinha para oferecer ao mundo do futebol.

Estrela maior dos Invencíveis em 2003/2004, Henry ganhou a Premier League em duas ocasiões, três FA Cup e ainda duas Supertaças de Inglaterra. Viu os Gunners vestir dois emblemas, estrear um novo estádio e, ao longo deste tempo, contribuiu com 228 golos e 92 assistências nas 376 partidas em que envergou a vermelha e branca do Arsenal.

Foram oito anos passados em Inglaterra. Deixou a capital inglesa sendo uma das maiores lendas da história do Arsenal.

Transferiu-se para o Barcelona no verão de 2007, onde não conseguiu números tão sobrenaturais. Ainda assim, foram extraordinários. Em 121 jogos, marcou 49 vezes e fez 27 assistências. Ao serviço dos blaugrana, onde cumpriu três anos de contrato, fez o triplete internacional: venceu a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes da FIFA. Ainda pelo Barcelona, ganhou duas La Liga, uma Copa del Rey e uma Supertaça.

Ao serviço da Seleção Francesa, sagrou-se também Campeão da Europa, em 2000, e ganhou a Taça das Confederações, em 2003.

Para fechar o separador do imortal ponta-de-lança, só falta referir que o único troféu que nunca segurou foi uma Bola de Ouro – fugiu-lhe por pouco em 2006, quando Fabio Cannavaro mereceu a distinção. Contudo, individualmente, recebeu por oito vezes a prémio de futebolista do ano nos países que representava.

No total de uma vasta carreira com 914 jogos, o craque marcou 411 golos e fez 163 assistências.

Só há um Thierry Henry em cada milhão de jogadores. Era diferente dos outros. Quem teve o privilégio de o acompanhar sabe do que falo. Era impossível não constatar a genialidade do francês.

Se não se sente conformado com o que lhe conto, aconselho seriamente a visualização do vídeo acima disponibilizado: oito minutos de Henry a humilhar defesas.

Diogo Dá Mesquita
Diogo Dá Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Jornalismo pela Universidade Católica. Também tirou o curso de árbitro na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 8 anos quando começou a perceber a emoção que o desporto movia. No espaço de quinze dias, observou a família a chorar de alegria o golo do Miguel Garcia em Alkmaar, a tristeza da derrota em Alvalade contra o CSKA o ensurdecedor apoio dos adeptos do Liverpool enquanto perdiam a final da Liga dos Campeões por 3-0. Hoje, e cada vez mais apaixonado por futebol, continua a desenhar o seu percurso para tentar devolver a esta indústria tudo o que dela já recebeu.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.