Que o ouro venha outra vez para nós

- Advertisement -

A revista francesa France Football revelou hoje os trinta jogadores nomeados para o prestigiado prémio “Ballon d’Or“, a Bola de Ouro do futebol mundial. E nesta lista de nomeados para a edição de 2016, temos a honra de ver três jogadores portugueses: Cristiano Ronaldo, Pepe e o estreante Rui Patrício. Os três são candidatos ao prémio, cuja classificação será revelada no próximo dia 13 de dezembro.

O supercraque madeirense, que já venceu por três vezes o prémio, está mais uma vez na lista de principais favoritos, ao lado do também habitual Lionel Messi. A menos que haja uma gigantesca surpresa, o vencedor sairá, mais uma vez, de um destes dois nomes. Ronaldo, melhor marcador e jogador com mais internacionalizações do nosso país, venceu na temporada passada a Liga dos Campeões pelo Real Madrid e o Europeu de seleções por Portugal, o que pode ser uma alavanca preciosa para a conquista deste troféu individual, que volta a ser atribuído apenas por um júri de jornalistas internacionais, dado que a “France Football” não se associou à FIFA para a entrega do prémio, algo que já não acontecia desde 2009. Estaremos todos a torcer para que CR7 vença a sua quarta Bola de Ouro, e fique apenas a uma do astro argentino do FC Barcelona. O capitão da seleção nacional já está há seis épocas consecutivas com mais de cinquenta golos por temporada. Números realmente assombrosos e que nos fazem agradecer por termos nascido a tempo de ver Cristiano Ronaldo e Lionel Messi jogarem tanto tempo.

Pepe foi uma fortaleza inexpugnável no Euro'2016 Fonte: Seleções de Portugal
Pepe foi uma fortaleza imperial no Euro’2016
Fonte: Seleções de Portugal

Pepe, o patrão da defesa da nossa seleção de há vários anos a esta parte, também está nomeado para o galardão. O luso-brasileiro de Maceió, que foi “adotado” pelo nosso país (e em boa hora o fizemos), volta a estar nomeado e a acompanhar Cristiano Ronaldo nestas andanças, ele que é um dos braços direitos de CR7 há muitos anos, devido ao facto de partilharem balneário no Real Madrid e na equipa das quinas. O central português, sem dúvida um dos melhores do mundo na sua posição, é um dos principais pilares do Real Madrid, na minha opinião. É muito mais seguro que Sérgio Ramos e mais experiente que o muito promissor Raphaël Varane. Por isso, considero que Pepe, atualmente com 33 anos, ainda é o melhor central dos campeões europeus de clubes.

Felizmente, tive de adicionar “de clubes” na última frase. É sinal que Pepe também já é campeão europeu de seleções. O antigo jogador de FC Porto e Marítimo foi uma das principais figuras do Europeu, sendo de destacar principalmente as suas exibições nos jogos a eliminar, frente a Croácia, Polónia e França, dado que esteve ausente, por lesão, do jogo com o País de Gales. Absolutamente imperial no jogo aéreo e bom no jogo com os pés, Pepe fez no Europeu algumas das melhores exibições da sua carreira, sendo distinguido pela terceira vez consecutiva para o lote de melhores jogadores da competição. E se em 2008 e 2012, essa eleição consistia num grupo de 23 atletas, em 2016 só foram onze os escolhidos e Pepe estava lá novamente. O internacional português merece este prémio, ele que por vezes é criticado por ser muito agressivo, algo que tem refreado com o passar dos anos.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os motivos da ausência de Rui Costa na gala da FPF

Rui Costa não marcou presença na gala da FPF, depois das críticas do presidente do Benfica à arbitragem do Clássico.

Kylian Mbappé fala sobre a corrida à Bola de Ouro e elogia José Mourinho: «É extremamente inteligente e um dos melhores da era moderna»

Kylian Mbappé voltou a falar sobre a corrida à Bola de Ouro e deixou rasgados elogios a José Mourinho.

Filipa Cunha vai arbitrar duelo da Europa Cup: eis as nomeações internacionais

Filipa Cunha vai dirigir o St. Polten x Malmo, jogo a contar para a Europa Cup. Tiago Martins estará no VAR do Áustria x Israel.

Maxi Araújo publica fotos de abraço a Rui Borges e da equipa do Sporting: «Juntos sempre. Depois das datas FIFA vem o melhor»

Maxi Araújo acredita que «vem o melhor» depois da pausa internacional. Lateral do Sporting deixou mensagem.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal de olho em internacional alemão do Borussia Dortmund

Olheiros do Arsenal ficaram impressionados com Maximilian Beier. Extremo alemão de 23 anos joga no Borussia Dortmund.

Ferran Torres quer um espanhol como vencedor da Bola de Ouro e confessa saudades de médio do Barcelona: «O único que não consegui trazer»

Ferran Torres mostrou vontade de ver um jogador espanhol ganhar a Bola de Ouro e confessou ter saudades de médio do Barcelona.

Canal aberto e não só: Onde ver o Portugal x País de Gales que marca a estreia de Jorge Jesus?

Portugal vai enfrentar o País de Gales na primeira jornada da Liga das Nações. Partida vai passar na RTP 1 e na Sport TV 1.