Os 10 tipos de laterais direitos

- Advertisement -

A posição de lateral sofreu evolução ao longo dos anos, tendo também aumentado o seu nível de complexidade. Primeiro, porque as regras mudaram, o que torna a agressividade mais limitada, segundo porque devido à evolução do futebol, o extremo tradicional está em extinção. Olhemos para o caso da Premier League, em que os supostos extremos são Salah, Mané, Sterling, Bernardo Silva e marcam praticamente todos mais de 15 golos por época. O conceito está a mudar e o lateral tem uma função diferente de momento.

O lateral da atualidade destaca-se pela qualidade ofensiva e pelo jogo interior, no entanto seria importante não desvalorizar o que faz um lateral a nível defensivo, tendo em conta a velocidade do jogo e principalmente as características dos melhores extremos. Cafú e Roberto Carlos tiveram uma influência gigante nesta posição e mudaram a forma como ela é vista, por serem demasiado ofensivos e triunfarem no futebol mundial.

Na atualidade, é possível que os dois revolucionem o futebol, embora essa resposta só consiga ser dada daqui a uns anos. Alexander-Arnold e Andy Robertson são fruto do trabalho de Klopp, que os desenvolveu e tornou-os completos em quase todos os aspetos.

Guardiola pode também considerar-se um inovador neste sentido, quando surpreendeu o mundo e posicionou os laterais no meio-campo, quando treinava o Bayern de Munique e mais tarde o Manchester City. Essa tática tinha como função ajudar na construção e prevenir um eventual contra-ataque perigoso do adversário.

Saiba quais são os melhores laterais direitos a desempenhar determinadas funções.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Bacci despedido do Tondela após agressão ao presidente do clube

Cristiano Bacci está em processo de rescisão com o Tondela. O técnico foi afastado após ter alegadamente agredido o presidente do clube.

Benfica não foi brilhante, mas fez o suficiente para vencer o Vitória SC de uma forma confortável | Benfica 3-0 Vitória SC

O Benfica recebeu e venceu o Vitória SC por três bolas a zero, num encontro a contar para a 28.ª jornada da Primeira Liga.

Do topo ao silêncio: As 5 histórias de queda no Hóquei em Patins português

O hóquei em patins português não se construiu apenas com os campeões habituais. Durante décadas, houve clubes que habitaram a I Divisão com consistência

Neemias Queta avista o prémio MIP | NBA

Há uma diferença clara entre um jogador que melhora...

PUB

Mais Artigos Populares

Levante de Luís Castro vence Real Oviedo por 4-2 no duelo entre os últimos da La Liga

Levante vence o Real Oviedo por 4-2, no Estádio Ciutat de València, em jogo da 29.ª jornada da La Liga, num duelo direto entre equipas na luta pela permanência.

Valência vence em Sevilha e regressa aos triunfos na La Liga: Eis os resultados do dia na La Liga

Valência derrota o Sevilha por 0-2, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em jogo da 29.ª jornada da La Liga.

Primeira Liga: Empate sem golos entre Tondela e AVS SAD mantém posições dos lugares de despromoção

No último jogo deste sábado na 27.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou sem golos na receção ao AVS SAD.