Os 10 tipos de laterais direitos

- Advertisement -

A posição de lateral sofreu evolução ao longo dos anos, tendo também aumentado o seu nível de complexidade. Primeiro, porque as regras mudaram, o que torna a agressividade mais limitada, segundo porque devido à evolução do futebol, o extremo tradicional está em extinção. Olhemos para o caso da Premier League, em que os supostos extremos são Salah, Mané, Sterling, Bernardo Silva e marcam praticamente todos mais de 15 golos por época. O conceito está a mudar e o lateral tem uma função diferente de momento.

O lateral da atualidade destaca-se pela qualidade ofensiva e pelo jogo interior, no entanto seria importante não desvalorizar o que faz um lateral a nível defensivo, tendo em conta a velocidade do jogo e principalmente as características dos melhores extremos. Cafú e Roberto Carlos tiveram uma influência gigante nesta posição e mudaram a forma como ela é vista, por serem demasiado ofensivos e triunfarem no futebol mundial.

Na atualidade, é possível que os dois revolucionem o futebol, embora essa resposta só consiga ser dada daqui a uns anos. Alexander-Arnold e Andy Robertson são fruto do trabalho de Klopp, que os desenvolveu e tornou-os completos em quase todos os aspetos.

Guardiola pode também considerar-se um inovador neste sentido, quando surpreendeu o mundo e posicionou os laterais no meio-campo, quando treinava o Bayern de Munique e mais tarde o Manchester City. Essa tática tinha como função ajudar na construção e prevenir um eventual contra-ataque perigoso do adversário.

Saiba quais são os melhores laterais direitos a desempenhar determinadas funções.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Nestory Irankunda confirmado como reforço do Sporting: eis os detalhes

Nestory Irankunda foi confirmado durante este sábado como reforço do Sporting, deixando o Watford a título definitivo.

Marc Cucurella fala de José Mourinho e atira: «Não são muitas as pessoas que podem dizer que vestiram a camisola do Real Madrid»

Marc Cucurella prestou as primeiras declarações após assinar pelo Real Madrid. O lateral é um dos reforços de Mourinho para esta temporada.

Negócio fechado: Amar Dedic abandona o Benfica e ruma à Premier League

Amar Dedic vai ser anunciado em breve como o mais recente reforço do Newcastle United, deixando o Benfica em definitivo.

Ricardo Velho perto de trocar de clube e pode render 3,5 milhões de euros: eis o destino do internacional português

Ricardo Velho prepara-se para trocar de clube neste mercado de transferências. O Aris de Salónica deve ser o seu destino.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Mora: ficar no FC Porto ou procurar espaço noutro campeonato?

Uma possível saída do jovem internacional português Rodrigo Mora tem vindo a agitar o Dragão nos últimos dias. Com a chegada de Francesco Farioli ao banco dos azuis e brancos e, mais recentemente, de Gabri Veiga para a sua posição, o jovem médio tem vindo gradualmente a perder espaço no onze titular.

Volte-face: Federação Portuguesa de Portugal coloca novamente 1.º Dezembro no Campeonato de Portugal (que começa este sábado)

A Federação Portuguesa de Futebol confirmou que o 1.º Dezembro tem direito a uma vaga no Campeonato de Portugal.

Hull City anuncia dois reforços e assegura um regresso ao clube

O Hull City anunciou dois reforços para a nova temporada. O defesa central Lucas Herrington e o médio Lucas Gourna-Douath são reforços e Joe Gelhardt vai continuar, após empréstimo.