📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

2019: Odisseia no Espaço (Grego)

- Advertisement -

Outrora berço da civilização ocidental, a Grécia moderna será palco de inúmeras tragédias e comédias na época desportiva que se avizinha, protagonizadas por um império português capitaneado por quatro audazes comandantes: Abel Ferreira, Pedro Martins, Miguel Cardoso e Luís Castro.

O “vou embora” popularizado por uma página humorística abandonou as redes socias em direção à realidade e Abel Ferreira trocou Braga por Salónica, a segunda maior cidade do país, para assumir o comando do campeão PAOK FC. 34 anos após a conquista do último campeonato, o clube cuja origem se confunde com o da própria cidade por força da Guerra da Ásia Menor, parte para a Super League 19/20 com o intento de revalidar o título conquistado na última época. Rodrigo, lateral-direito que se destacou ao serviço do CD Aves na última edição da Liga NOS, juntou-se a Vieirinha nos comandados do treinador português para o ataque ao cume do Monte Olimpo.

Fonte: Olympiacos

No Pireu, Pedro Martins é o primeiro dos quatro treinadores lusos a iniciar a época. A contar para a 2.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Olympiacos defronta o Viktoria Plzeň ainda este mês e conta com o precioso contributo de três portugueses dentro de campo: José Sá, Rúben Semedo e Daniel Podence. Clube mais titulado da Grécia com 44 campeonatos, os Thrylos tudo farão para recuperar a hegemonia perdida em 17/18, quando o AEK interrompeu uma série de sete campeonatos consecutivos a vencer. Para o conseguirem, contam com El Arabi, Valbuena e Soudani, que se juntaram esta época a um plantel que já contava com o jogador mais valioso do campeonato, Kostas Fortounis.

O AEK, de Miguel Cardoso, tem sido um dos emblemas mais ativos no mercado. Detentor da maior armada lusa, o clube de Atenas conta no seu elenco com os defesas Hélder Lopes e Paulinho e com o trio de médio composto por David Simão, André Simões e Francisco Geraldes, que já tinha trabalhado com o treinador português em Vila do Conde, onde deu nas vistas e levou o Sporting CP a repescá-lo.

Luís Castro encerra o lote de treinadores portugueses no campeonato grego. Contratado aos sub-23 do Vitória SC – que também perdeu o treinador homónimo da equipa principal para o FK Shaktar – é o único cujas aspirações não passam pela conquista do título nacional. 9.º classificado da última edição, o Panetolikos conta com o contributo dos portugueses Mimito Biai e Dálcio Gomes e estreia-se no campeonato frente ao PAOK de Abel Ferreira.

O Aris, de Hugo Sousa e Bruno Gama, procurará repetir a classificação da última temporada (5.º) e recuperar a glória passada; já Xanthi, do guarda-redes Vítor São Bento, e OFI, dos avançados Lisandro Semedo e Ricardo Vaz, esperam uma época mais tranquila, cujo objetivo passará pela manutenção no principal escalão do futebol grego.

Depois de Sócrates, Platão e Aristóteles, é a vez de Abel, Pedro, Miguel e Luís desafiarem o senso comum do futebol helénico e argumentarem a favor da corrente portuguesa.

Foto de Capa: PAOK FC

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-Benfica Jan Vertonghen: «Os árbitros em Portugal não são suficientemente bons para o nível profissional»

Jan Vertonghen criticou a arbitragem portuguesa. Antigo defesa-central jogou no Benfica durante duas épocas.

Eis os onzes iniciais do FC Porto x AVS SAD

O FC Porto recebe o AVS SAD no encontro da 16.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais dos dois conjuntos.

Rui Costa e o polémico Braga x Benfica: «Mantenho a opinião»

O Benfica empatou 2-2 com o Braga na jornada 16 da Primeira Liga. Jogo gerou polémica e Rui Costa mantém a sua opinião.

Angola torce por milagre e África do Sul junta-se ao Egito nos apurados do Grupo B da CAN 2025

A seleção de Angola empatou frente ao Egito e está agora à espera de saber se poderá ser um dos melhores terceiros para seguir para os oitavos de final da CAN 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Martín Anselmi já toma decisões no Botafogo: lateral está a ser pretendido por emblemas da Europa e argentino quer impedir mudança

Martín Anselmi assumiu recentemente o comando técnico do Botafogo. O argentino não quer perder Vitinho, jogador que é pretendido na Europa.

Benfica não treinou durante esta segunda-feira

O Benfica não se apresentou durante esta segunda-feira no Seixal. José Mourinho concedeu uma folga ao plantel.

André Luiz negociado para o Benfica: águias torcem o nariz aos 15 milhões de euros pedidos pelo Rio Ave

André Luiz está a ser negociado entre o Rio Ave e o Benfica. O conjunto de Vila do Conde quer 15 milhões de euros pelo extremo.