📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

2019: Odisseia no Espaço (Grego)

- Advertisement -

Outrora berço da civilização ocidental, a Grécia moderna será palco de inúmeras tragédias e comédias na época desportiva que se avizinha, protagonizadas por um império português capitaneado por quatro audazes comandantes: Abel Ferreira, Pedro Martins, Miguel Cardoso e Luís Castro.

O “vou embora” popularizado por uma página humorística abandonou as redes socias em direção à realidade e Abel Ferreira trocou Braga por Salónica, a segunda maior cidade do país, para assumir o comando do campeão PAOK FC. 34 anos após a conquista do último campeonato, o clube cuja origem se confunde com o da própria cidade por força da Guerra da Ásia Menor, parte para a Super League 19/20 com o intento de revalidar o título conquistado na última época. Rodrigo, lateral-direito que se destacou ao serviço do CD Aves na última edição da Liga NOS, juntou-se a Vieirinha nos comandados do treinador português para o ataque ao cume do Monte Olimpo.

Fonte: Olympiacos

No Pireu, Pedro Martins é o primeiro dos quatro treinadores lusos a iniciar a época. A contar para a 2.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Olympiacos defronta o Viktoria Plzeň ainda este mês e conta com o precioso contributo de três portugueses dentro de campo: José Sá, Rúben Semedo e Daniel Podence. Clube mais titulado da Grécia com 44 campeonatos, os Thrylos tudo farão para recuperar a hegemonia perdida em 17/18, quando o AEK interrompeu uma série de sete campeonatos consecutivos a vencer. Para o conseguirem, contam com El Arabi, Valbuena e Soudani, que se juntaram esta época a um plantel que já contava com o jogador mais valioso do campeonato, Kostas Fortounis.

O AEK, de Miguel Cardoso, tem sido um dos emblemas mais ativos no mercado. Detentor da maior armada lusa, o clube de Atenas conta no seu elenco com os defesas Hélder Lopes e Paulinho e com o trio de médio composto por David Simão, André Simões e Francisco Geraldes, que já tinha trabalhado com o treinador português em Vila do Conde, onde deu nas vistas e levou o Sporting CP a repescá-lo.

Luís Castro encerra o lote de treinadores portugueses no campeonato grego. Contratado aos sub-23 do Vitória SC – que também perdeu o treinador homónimo da equipa principal para o FK Shaktar – é o único cujas aspirações não passam pela conquista do título nacional. 9.º classificado da última edição, o Panetolikos conta com o contributo dos portugueses Mimito Biai e Dálcio Gomes e estreia-se no campeonato frente ao PAOK de Abel Ferreira.

O Aris, de Hugo Sousa e Bruno Gama, procurará repetir a classificação da última temporada (5.º) e recuperar a glória passada; já Xanthi, do guarda-redes Vítor São Bento, e OFI, dos avançados Lisandro Semedo e Ricardo Vaz, esperam uma época mais tranquila, cujo objetivo passará pela manutenção no principal escalão do futebol grego.

Depois de Sócrates, Platão e Aristóteles, é a vez de Abel, Pedro, Miguel e Luís desafiarem o senso comum do futebol helénico e argumentarem a favor da corrente portuguesa.

Foto de Capa: PAOK FC

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.