Última horaVasco da Gama de Pedro Emanuel empata com o Remo na 30.ª jornada do Brasileirão
Publicidade

As 5 equipas a surpreender taticamente esta época

Miguel Bravo Morais · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

As 5 equipas a surpreenderem no futebol internacional

Chegamos a uma fase da época em que já conseguimos tirar algumas ilações sobre novas ideias que equipas e treinadores trouxeram para este ano desportivo. O futebol é feito de tendências. Os treinadores observam o trabalho uns dos outros. Mas todos os anos há quem surpreenda taticamente. Vamos ver que equipas mais têm surpreendido nesse âmbito esta temporada no futebol europeu. 5 equipas

5. A super equipa que estava prometida

Top 5 equipas que estão a surpreender-  SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

É verdade: este top integra uma equipa portuguesa. Também temos de enaltecer o nosso futebol.

O SL Benfica tem uma estrutura tática diferente daquela a que Jorge Jesus nos habituou nos últimos largos anos. Trocou o 4-1-3-2 pelo 3-4-2-1. Costuma privilegiar médios com imponência física. Neste Benfica, joga com Julian Weigl e João Mário, dois médios mais técnicos, mas que são suportados pelo sistema de três centrais e gerem bem a bola e os equilíbrios. Rafa, de velocidade estonteante, tem o papel híbrido de ser extremo direito e de ser um terceiro médio. 5 equipas

4. A equipa certa para Galtier

O OGC Nice joga no 4-4-2 clássico com que Christophe Galtier venceu a liga francesa na época passada com o Lille. Mas, no novo clube, o técnico até encontrou jogadores que interpretam melhor este dispositivo tático.

Sabemos da importância que Galtier dá aos laterais na profundidade ofensiva. A verdade é que não tinha no Lille nenhum lateral com a destreza técnica de Youcef Atal. Também não tinha um box to box com a passada larga de Pablo Rosario. Nem tinha um avançado que jogasse tão bem entre linhas como joga Amine Gouiri. 5 equipas

3. Obra de Sampaoli 

Jorge Sampaoli está a construir uma equipa à sua imagem esta temporada, depois de um mercado de verão em que recrutou muitos jogadores e todos eles fazem sentido no modelo que o treinador argentino está a implementar.

O Olympique de Marseille ataca num 3-2-5. Porquê? Porque os médios mais adiantados, Guendouzi e Gerson, colocam-se frequentemente perto da última linha do adversário e procuram correr nas costas deles. Ou então vêm para espaços intermédios e potenciam os movimentos à profundidade dos extremos, fortes no um para um. Estão sempre em rotações rápidas para a bola ou para o espaço. 5 equipas

O Marselha procura linhas verticais. Os médios podem fazer de laterais se a bola não progredir por dentro. Os centrais têm de ser fortes com bola, mas também têm grande responsabilidade no controlo da profundidade defensiva, porque não há laterais. William Saliba tem mostrado atributos nestes dois aspetos. Em organização defensiva, a equipa tapa mais as laterais.

2. Das ideias mais consolidadas da Europa 

Os holandeses do AFC Ajax estão de volta a um nível alto. É uma equipa de futebol moderno, mas que curiosamente tem dois jogadores com funções à moda antiga: Edson Alvarez, trinco, é o pivot defensivo, e Sébastien Haller é um clássico número 9.

Aquilo que distingue o Ajax é o 2-3-1-4 na saída de bola. Os laterais vêm dentro para a linha de Alvarez. Gravenberch avança entre linhas e tem liberdade para se juntar ao ataque por vezes. Os extremos ficam projetados na largura. Em fase mais adiantada, Mazraoui sobe por dentro e Antony procura receber na largura, conhecendo-se a facilidade que tem no um para um, situação onde é dos melhores da Europa atualmente. A pressão alta sobre o adversário também é imprescindível para o treinador, Erik ten Hag. 5 equipas

1. Muito conhecimento nos 34 anos de Nagelsmann

Top 5 equipas que estão a surpreender- Bayern Munique
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O primeiro lugar deste top fica reservado para a equipa que melhor futebol está a jogar na Europa. Julian Nagelsmann trouxe ao FC Bayern de Munique menos vertigem do que Hansi Flick e tornou o jogo dos bávaros mais elaborado, sem perder o sentido do golo.

O Bayern faz-se valer da versatilidade que o sistema de 4-2-3-1 oferece e ataca num 3-1-5-1: o lateral direito fica junto dos centrais e Kimmich é o médio que fica mais atrás. Como Alphonso Davies faz o corredor esquerdo todo, a posição de Leroy Sané à esquerda é mais interior. Já à direita, o extremo Serge Gnabry fica bem aberto. A pressão à saída do adversário é mais orientada ao homem e mais agressiva do que no passado com Flick. 5 equipas

Artigo escrito por Miguel Bravo Morais
Foto de capa: Carlos Silva/Bola na Rede

5 equipas

Miguel Bravo Morais

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
FC Porto

Um golpe de génio no meio da insistência | Marítimo 1-2 FC Porto

O FC Porto venceu, este sábado, o Marítimo, por 1-2, na 8.ª jornada da Primeira Liga, num encontro em que esteve longe de apresentar a sua melhor versão, mas conseguiu transformar uma exibição irregular numa vitória importante.   Depois de uma primeira parte marcada pelas dificuldades na construção e pela chegada à vantagem por parte dos madeirenses, os dragões, que empataram ainda antes do descanso, cresceram após o intervalo, assumiram o controlo e chegaram ao triunfo com um momento de talento individual de Oskar Pietuszewski. Entre a inspiração do jovem polaco, a influência das substituições de Francesco Farioli e os problemas que a equipa voltou a revelar, o resultado acabou por sorrir ao líder, embora o caminho até aos três pontos tenha sido mais complicado do que precisava.

Raul Saraiva · 10 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.