A crise existencial do Besiktas

Uma das agradáveis surpresas da fase de grupos da última edição da Liga dos Campeões, o Besiktas atravessa crise de resultados na atual temporada.

Num plantel pontuado por nomes como, primeiro, os internacionais portugueses Pepe e Ricardo Quaresma, o lateral brasileiro Adriano, o central croata Vida, o internacional chileno Gary Medel, o sérvio Adam Ljajic ou Ryan Babel, os atuais números não são nada animadores: na Liga turca, a equipa de Senol Günes ocupa a sexta posição, a seis pontos do líder Istambul Basaksehir, contra quem perderam na última jornada. Já a nível europeu, os turcos estão no último lugar do grupo I…

Na época passada, o Besiktas até terminou a temporada no 4º lugar do campeonato, o que fez com que ficassem com o último lugar de acesso à Europa, começando 2018/19 na 2ª pré-eliminatória da Liga Europa, diante do B36, das Ilhas Faroé, depois LASK Linz, da Áustria (3ª pré-eliminatória), e, por fim, Partizan, no playoff decisivo.

Em duelos com equipas da primeira metade da tabela classificativa, a equipa parece ter claudicado, casos das três derrotas no campeonato, frente a Antalyaspor (casa), Goztepe (fora) e Basaksehir (fora).

Formação orientada por Senol Günes procura reencontrar-se no meio da crise
Fonte: Besiktas

Pior cenário é o da campanha na fase de grupos da Liga Europa, pois nesta altura está mesmo no último lugar do grupo I, atrás de Genk, Sarpsborg 08 e Malmö, respetivamente, sendo a pior defesa do agrupamento, com oito golos sofridos em apenas quatro jogos. Veja-se o exemplo dos dois últimos jogos frente ao Genk: em casa, a equipa encaixou quatro golos e viu-se derrotada por 4-2. Na Bélgica, começaram a ganhar e acabaram por empatar…Ainda assim, está tudo em aberto e a equipa tem reais possibilidades de se apurar para os 16 avos de final.

A instabilidade é facilmente reconhecível sobre as quatro linhas nesta equipa ‘comandada’ pelo ídolo Ricardo Quaresma. Ainda que conte com experientes jogadores na sua equipa, o Besiktas parece ter dificuldades em se organizar. Senol Günes precisa de fazer os seus pupilos reencontrarem-se.

Foto de capa: Beşiktaş Jimnastik Kulübü

Artigo revisto por: Jorge Neves

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad preferiu Roger Fernandes a Rodrigo Mora: eis a razão

O Al Ittihad vai assinar com Roger Fernandes em breve. Rodrigo Mora também foi um nome analisado pelos sauditas.

«Quero retribuir profissionalmente aquilo que o Benfica me deu» – Entrevista Bola na Rede a João Diogo Manteigas

João Diogo Manteigas deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede onde abordou vários temas do universo Benfica, clube que afirma querer colocar no patamar em que merece.

Manutenção de Jeremiah St. Juste no Sporting explicada: «Temos um limite»

Jeremiah St. Juste estava a ser apontado ao Osasuna, mas o emblema espanhol optou por não fechar com o defesa central, que se manteve no Sporting e foi despromovido à equipa B.

André Onana ainda pode trocar o Manchester United pelo futebol da Turquia

André Onana tem mercado na Turquia. O guarda-redes do Manchester United é pretendido pelo Trabzonspor.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United abre a porta a jogador do Chelsea para janeiro

O Manchester United está interessado em trazer um médio para o Old Trafford no próximo mercado de transferências. Roméo Lavia é hipótese e pode abandonar o Chelsea.

Diretor desportivo do Deportivo de La Coruña fala sobre proposta por Yeremay Hernández: «Teria sido o valor mais alto da história da Segunda Divisão»

Fernando Soriano admitiu que o Deportivo de La Coruña recebeu propostas por Yeremay Hernández. O jogador interessou ao Sporting.

Fortaleza define sucessor para Renato Paiva

O Fortaleza anunciou na quinta-feira a contratação de Martín Palermo. O treinador argentino vai suceder assim a Renato Paiva.