A fénix de Palermo que renasce rumo à Série A

    OS TEMPOS ÁUREOS DE ZAMPARINI

    No verão de 2002, o clube é comprado por Maurizio Zamparini, que tinha claras intenções de afirmar o Palermo como uma equipa de Série A. Em 2003/04, vencem a Série B e voltam ao maior escalão do futebol italiano, conseguindo logo no ano seguinte a qualificação para a Taça UEFA, depois de ficar em sexto lugar no campeonato.

    Na equipa Rosonera ia-se destacando “um tal” de Luca Toni, que marcou 20 golos nessa caminhada. No ano seguinte, e apesar de ter ficado no oitavo lugar, volta a conquistar lugar na Taça UEFA devido a um escândalo de fixação de resultados que avassalou a Série A e a Série B italianas. Nesse mesmo ano, o Palermo viu alguns dos seus jogadores serem coroados campeões do mundo (2006), falo de Andrea Barzagli, Cristian Zaccardo, Simone Barone e Fabio Grosso.

    A estabilidade do clube foi se mantendo até ao início dos anos 2010, passando inclusive por mais uma final da Taça de Itália, perdida para o FC Internazionale Milano e pela emergência de alguns craques, como Salvatore Sirigu e Javier Pastore.

     

    ÚLTIMOS ANOS DE ZAMPARINI E QUEDA PARA A SÉRIE B

    Na época de 2012/13, e depois de um par de épocas menos conseguidas e repletas de renovações ao nível da infraestrutura humana do clube, a equipa da Sicília acaba mesmo por regressar à Série B, depois de nove anos no mais alto escalão do futebol italiano. Dois anos depois, em 2014/15, o Palermo volta a subir de divisão, depois de bater o recorde de pontos da Série B italiana. Na época seguinte, com Paulo Dybala e Franco Vasquez como dupla ofensiva, os rosanero ficaram a um lugar de voltar à Europa. Com a saída da “jóia” argentina, saiu também a aura que se instalava em Palermo e as épocas seguintes foram tudo menos positivas. Em 2016/17, o inevitável aconteceu e volta a descer de divisão.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Renato Alexandre Soares
    Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
    O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.