Aleksandr Golovin – A Premier League a 2500 Km de distância

- Advertisement -

Golovin é acima de tudo um médio extremamente versátil, mas é a jogar no centro do terreno, com funções mais ofensivas, onde o seu rendimento é maior. Dono de uma técnica excepcional, Golovin tem no controlo de bola uma das armas mais fortes. As suas raízes como jogador de futsal ajudam provavelmente a explicar a forma como roda sobre os adversários com a bola colada ao pé sem que ninguém lha consiga tirar. A forma como lê todas as situações do jogo, a forma como antecipa todos os movimentos da sua equipa e a sua capacidade de mudar o ritmo de jogo ao mesmo tempo que faz um passe a rasgar para algum dos seus companheiros fazem com que se destaque entre os demais, tal como lembrou Dmitri Khomukha, antigo seleccionador do Sub-21 russos, ao site da UEFA no ano passado.

Golovin a substituir um dos seus ídolos de infância Roman Shirokov no CSKA Moscovo Fonte: CSKA Moscovo
Golovin a substituir um dos seus ídolos de infância Roman Shirokov no CSKA Moscovo
Fonte: CSKA Moscovo

Aos 21 anos de idade, Golovin é um pequeno prodígio e terá certamente uma carreira extremamente risonha, caso seja capaz de dar os passos certos no momento certo. A possibilidade de uma mudança para Londres para representar o Arsenal FC de Arsène Wenger poderá ser um passo de 2500 km de comprimento e, por isso, algo prematuro para um jogador que, apesar do enorme talento, que possuí, precisa de mais algum tempo “debaixo do manto protector russo” para poder amadurecer convenientemente. A imprensa russa sugere que poderá estar em cima da mesa uma transferência a rondar os 10 milhões de euros e a cedência ao Hull City de Leonid Slutsky por um ano, de forma a Golovin se poder habituar ao futebol inglês e ao próprio país num ambiente, por assim dizer, “menos exigente” e ao lado de alguém que sempre o protegeu nos tempos do CSKA Moscovo e que o conhece como ninguém. A possibilidade de ser contratado pelo emblema londrino e passar mais um ano ao serviço do CSKA parece também ser outra das possibilidades, uma vez que o clube russo não tem de momento nenhum jogador capaz de substituir Golovin no seu plantel.

Em 2015, um ano após a sua estreia na equipa principal do CSKA Moscovo, o presidente do emblema da capital russa, Yevgeni Giner, foi peremptório ao afirmar que Golovin “não era o Ronaldo russo, mas sim um jovem jogador que estava a construir a sua própria carreira” e, apesar de muitos discordarem da sua afirmação, faz todo o sentido, uma vez que este tipo de comparações, muitas vezes fabricadas pela comunicação social, servem apenas para colocar rótulos em jovens jogadores, muitas vezes prejudicando de certa forma as suas carreiras.

Foto de Capa: rsport.ru

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Seleção chega a Portugal de madrugada depois da eliminação precoce do Mundial 2026: eis os horários do regresso da comitiva

Já são conhecidos os horários do regresso da seleção a Portugal. Comitiva lusa pernoitará nos EUA e depois voltará a solo nacional.

Imprensa internacional: Sérgio Conceição também está na lista de potenciais sucessores a Roberto Martínez

Nicolò Schira avança que Jorge Jesus é o favorito a suceder Roberto Martínez na seleção de Portugal, numa lista que também conta com Sérgio Conceição.

Cristiano Ronaldo aborda saída de Roberto Martínez e possível chegada de Jorge Jesus: «Essas decisões não sou eu quem toma»

Cristiano Ronaldo realizou durante este domingo a antevisão ao jogo entre Portugal e a Espanha, dos oitavos de final do Mundial 2026.

Pedro Proença e a campanha de Portugal no Mundial 2026: «O resultado que obtivemos fica aquém do esperado»

Pedro Proença refletiu sobre a derrota da Seleção Nacional frente a Espanha, que ditou o final do percurso de Portugal no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez e a ausência de Gonçalo Ramos: «Precisamos de um golo e o Cristiano não pode sair»

Roberto Martínez realizou durante este domingo a antevisão ao jogo entre Portugal e a Espanha, dos oitavos de final do Mundial 2026.

Roberto Martínez agradece a Cristiano Ronaldo: «Foi um exemplo, não apenas nos golos e assistências»

Roberto Martínez reagiu à derrota de Portugal frente a Espanha nos oitavos de final do Mundial e garantiu que vai abandonar o cargo de selecionador.

Roberto Martínez afasta rumores e afirma: «Não estava fechado nenhum acordo antes do Mundial»

Roberto Martínez reagiu à derrota de Portugal frente a Espanha nos oitavos de final do Mundial e garantiu que vai abandonar o cargo de selecionador.