Aleksandr Hleb: O regresso do mágico de Minsk

Hleb foi e ainda é dono de um talento ímpar. Futebolista do ano na Bielorrússia em seis ocasiões, Aleksandr foi o primeiro jogador daquele país a estar presente numa final da Liga dos Campeões da UEFA (2006) e foi também o primeiro a vencê-la, aquando da sua passagem por Barcelona em 2009.

Na temporada passada, Hleb representou durante uma parte da época o clube no qual, de certa forma, se deu a conhecer ao futebol internacional, o FC BATE Borisov. Longe da forma de outros tempos, o peso de Aleksandr na equipa, era cada vez menor, algo que não impediu ainda assim, que o seu clube se sagrasse campeão da Bielorrússia pela décima-primeira vez consecutiva.

Os irmãos Hleb nos tempos em que representavam o VfB Stuttgart Fonte: sports.ru
Os irmãos Hleb nos tempos em que representavam o VfB Stuttgart
Fonte: sports.ru

Em conjunto com o seu irmão Vyacheslav, Aleksandr começou a sua carreira no FC Dinamo Juni (Uni) Minsk, uma espécie de equipa de reservas, da formação do FC Dinamo Minsk. Enquanto Aleksandr se mudou para o FC BATE Borisov em 1999, Vyacheslav manteve-se no satélite do Dinamo, mas em 2000, mudaram-se ambos de malas e bagagens para o VfB Stuttgart, que seguia as suas carreiras há já algum tempo.

Com percursos futebolísticos bastante díspares, os irmãos voltaram a coincidir na Liga Bielorrussa na temporada passada e só não se encontraram em campo no dia 28 de Outubro de 2016, porque Aleksandr não fez parte da convocatória para o encontro frente ao FC Krumkachy, onde joga actualmente Vyacheslav.

O percurso de Aleksandr Hleb tem sido tudo menos brilhante desde que deixou os Gunners em 2008 e é, de certa forma, descabido pensar-se, que irá relançar a sua carreira aos 35 anos no frio da cidade de Samara. Apesar de tudo, Aleksandr continua talvez a ser jogador bielorrusso mais conhecido de todos os tempos e porventura mesmo o melhor, e o facto de regressar ao futebol russo depois de todo este tempo traz-nos certamente à memória momentos de inspiração e golos brilhantes como aquele que apontou ao Reading FC na temporada 2007-08 enquanto se encontrava ao serviço do Arsenal FC.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AS Roma chega aos 25 milhões de euros e está próxima de desviar alvo do FC Porto

A AS Roma está cada vez mais perto de fechar a contratação de Richard Ríos. Médio representa o Palmeiras de Abel Ferreira.  

Arsenal vai aumentar proposta para contratar Viktor Gyokeres e aproxima-se do objetivo de Frederico Varandas

O Arsenal vai fazer uma nova proposta por Viktor Gyokeres. Valores aproximam-se dos desejados pelo Sporting.

Thiago Almada pressiona John Textor para rumar ao Benfica

Thiago Almada é o principal alvo do Benfica para a posição de médio ofensivo. Médio argentino pressiona John Textor para a saída.

Benfica fecha reforço para a próxima temporada

Rafael Obrador vai ser reforço do Benfica. O lateral esquerdo chega do Real Madrid incluído no negócio por Álvaro Carreras.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Mora observado por dois gigantes da Premier League

Rodrigo Mora continua a ser analisado por várias equipas. O avançado do FC Porto está a ser observado pelo Arsenal e pelo Manchester City.

Otávio pode deixar Al Nassr mas continuar na Arábia Saudita

Otávio pode estar perto de deixar o Al Nassr. O médio internacional português é pretendido pelo Al Qadisiyah.

Ex-FC Porto Juan Quintero vai voltar ao futebol da Argentina

Juan Quintero vai ter novo clube neste verão. O médio internacional colombiano vai ser reforço do River Plate.