Bota de Ouro: Quando Jonas, o melhor marcador da Europa, está fora da competição

- Advertisement -

Messi e Salah na frente com Lewandowski e Immobile à espreita.

A Bota de Ouro é um troféu anual dado ao melhor marcador da Europa e um dos mais prestigiados troféus que podem ser atribuídos a um jogador de futebol. A corrida para ver quem é o melhor artilheiro da Europa está ao rubro e os lugares cimeiros estão todos colados uns aos outros.

O suspeito de sempre, Lionel Messi, lidera a tabela com 33 golos o que equivale a 66 pontos. Com menos dois golos aparece o prodígio Mohamed Salah. Robert Lewandowski e Ciro Immobile encontram-se ambos com 29 golos marcados e têm uma hipótese de conseguir ganhar o troféu. No entanto, este sistema de pontuação afasta Jonas dos lugares cimeiros da tabela.

Salah é um sério candidato à bola de ouro. Ganhar a bota de ouro traz uma motivação extra para o jogador que só está a dois golos de Lionel Messi
Fonte: Liverpool FC

Porquê esta pontuação?

O atual sistema começou em 1996/97 e surgiu como forma de evitar que futebolistas de campeonatos menos competitivos – onde existe, teoricamente, maior probabilidade de obter números de golos exorbitantes – obtivessem vantagem sobre colegas que atuam em ligas de maior dimensão. Desta forma, somente o campeonato no espanhol, inglês, francês, alemão e italiano (top 5) cada golo vale dois pontos, sendo que nos restantes campeonatos os golos têm um quociente diferente e valem unicamente 1.5 pontos.

Isto faz com que Jonas, o grande artilheiro do Benfica esta época, não esteja na frente da competição, apesar de ter os mesmos golos que Lionel Messi, tem unicamente 49.5 pontos. Muitos consideram injusto esta medição, mas a melhor solução para equilibrar estes rácios é Portugal começar a ganhar na Europa e chegar a uma das 5 primeiras posições de ligas europeias de futebol.

O jogador do Benfica, Jonas, é o principal lesado por este método de pontuação atual
Fonte: SL Benfica

Atual Classificação para a Bota de Ouro

1.º – Lionel Messi, 66 pontos

2.º – Mohamed Salah, 62 pontos

3.º – Robert Lewandowski, 58 pontos

4.º – Ciro Immobile, 58 pontos

5.º- Mauro Icardi, 56 pontos

6.º – Edinson Cavani, 56 pontos

7.º – Harry Kane, 54 pontos

8.º – Cristiano Ronaldo, 50 pontos

9.º – Jonas, 49.5 pontos

10.º – Luís Suarez, 48 pontos

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Jorge Neves

Carlos Ferreira Silva
Carlos Ferreira Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Carlos é apaixonado por desporto. Desengane-se quem pensa que só futebol, mas sim, pela generalidade dos desportos coletivos, de luta, motorizados e até de gaming. O gosto pela comunicação e escrita aliado a esta paixão trazem os motivos necessários para abraçar este projeto a fundo.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rayo Vallecano tentou defesa do Tondela: jogador ainda pode sair da Beira Alta

O Rayo Vallecano tentou garantir o empréstimo de Brayan Medina, mas o jogador mantém-se no Tondela, pelo menos para já.

Onde ver o Real Bétis x Real Madrid que vai permitir o reencontro entre Manuel Pellegrini e José Mourinho?

O Real Bétis e o Real Madrid defrontam-se na quarta jornada da La Liga. Manuel Pellegrini e José Mourinho reencontram-se.

Farense x Chaves em risco de ser adiado: eis o motivo

A partida entre o Farense e o Chaves está em risco de ser adiado, devido a vários atletas dos algarvios estarem com um vírus.

Carlos Queiroz regressa à seleção do Gana depois do Mundial 2026

Carlos Queiroz voltou a ser apresentado como selecionador do Gana. Técnico regressa à seleção que já orientou no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Ghislain Konan reencontra César Peixoto e reforça Wolverhampton depois da passagem pelo Gil Vicente

Ghislain Konan foi oficializado como reforço do Wolverhampton. Lateral reencontra César Peixoto no Championship.

Darwin Núñez fala de ‘pesadelo’: «Não desejo a ninguém»

Darwin Núñez trocou o Al Hilal pelo Al Diriyah e assumiu que viveu um mau momento na sua anterior equipa.

João Mário regressa ao AEK em definitivo depois da rescisão com o Besiktas

João Mário é reforço do AEK em definitivo. O médio português rescinde com o Besiktas e assina com o clube grego.