Bota de Ouro: Quando Jonas, o melhor marcador da Europa, está fora da competição

Messi e Salah na frente com Lewandowski e Immobile à espreita.

A Bota de Ouro é um troféu anual dado ao melhor marcador da Europa e um dos mais prestigiados troféus que podem ser atribuídos a um jogador de futebol. A corrida para ver quem é o melhor artilheiro da Europa está ao rubro e os lugares cimeiros estão todos colados uns aos outros.

O suspeito de sempre, Lionel Messi, lidera a tabela com 33 golos o que equivale a 66 pontos. Com menos dois golos aparece o prodígio Mohamed Salah. Robert Lewandowski e Ciro Immobile encontram-se ambos com 29 golos marcados e têm uma hipótese de conseguir ganhar o troféu. No entanto, este sistema de pontuação afasta Jonas dos lugares cimeiros da tabela.

Salah é um sério candidato à bola de ouro. Ganhar a bota de ouro traz uma motivação extra para o jogador que só está a dois golos de Lionel Messi
Fonte: Liverpool FC

Porquê esta pontuação?

O atual sistema começou em 1996/97 e surgiu como forma de evitar que futebolistas de campeonatos menos competitivos – onde existe, teoricamente, maior probabilidade de obter números de golos exorbitantes – obtivessem vantagem sobre colegas que atuam em ligas de maior dimensão. Desta forma, somente o campeonato no espanhol, inglês, francês, alemão e italiano (top 5) cada golo vale dois pontos, sendo que nos restantes campeonatos os golos têm um quociente diferente e valem unicamente 1.5 pontos.

Isto faz com que Jonas, o grande artilheiro do Benfica esta época, não esteja na frente da competição, apesar de ter os mesmos golos que Lionel Messi, tem unicamente 49.5 pontos. Muitos consideram injusto esta medição, mas a melhor solução para equilibrar estes rácios é Portugal começar a ganhar na Europa e chegar a uma das 5 primeiras posições de ligas europeias de futebol.

O jogador do Benfica, Jonas, é o principal lesado por este método de pontuação atual
Fonte: SL Benfica

Atual Classificação para a Bota de Ouro

1.º – Lionel Messi, 66 pontos

2.º – Mohamed Salah, 62 pontos

3.º – Robert Lewandowski, 58 pontos

4.º – Ciro Immobile, 58 pontos

5.º- Mauro Icardi, 56 pontos

6.º – Edinson Cavani, 56 pontos

7.º – Harry Kane, 54 pontos

8.º – Cristiano Ronaldo, 50 pontos

9.º – Jonas, 49.5 pontos

10.º – Luís Suarez, 48 pontos

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Jorge Neves

Carlos Ferreira Silva
Carlos Ferreira Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Carlos é apaixonado por desporto. Desengane-se quem pensa que só futebol, mas sim, pela generalidade dos desportos coletivos, de luta, motorizados e até de gaming. O gosto pela comunicação e escrita aliado a esta paixão trazem os motivos necessários para abraçar este projeto a fundo.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diretor do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA explica adiamentos e tempestades no Mundial de Clubes e avisa: «No próximo ano podemos passar pela...

Os adiamentos e suspensões de jogos no Mundial de Clubes estão na ordem do dia. O diretor do Serviço Nacional de Meteorologia explicou que a situação é comum e que se pode repetir no Mundial de 2026.

Liverpool empresta guarda-redes checo ao Ajax

O Ajax oficializou a chegada de Vitezslav Jaros por empréstimo do Liverpool, válido até ao final da temporada.

Há mais um clube interessado em contratar Rasmus Hojlund ao Manchester United

Rasmus Hojlund continua a somar interessados na sua contratação. Nápoles juntou-se à corrida pelo avançado do Manchester United.

Esteve na lista do Benfica em 2023 e está perto de rumar ao Celta de Vigo por 7 milhões de euros

Ferran Jutglà está muito próximo de regressar a Espanha. Avançado a caminho do Celta de Vigo numa transferência em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

São Paulo anuncia o regresso de Hernán Crespo

O São Paulo confirmou o regresso de Hernán Crespo para liderar a equipa paulista. Na última temporada, o treinador argentino liderou o Al Ain.

Imprensa argelina divulga valor da primeira proposta do Benfica por Anis Hadj Moussa

O Benfica quer contratar Anis Hadj Moussa para a nova temporada. A imprensa argelina refere que as águias ofereceram 12 milhões de euros.

José Mourinho pode resolver problema de Ruben Amorim e levar jogador do Manchester United para o Fenerbahçe

O Fenerbahçe de José Mourinho é o mais recente clube interessado em contratar Jadon Sancho. Jogador não entra nas contas do Manchester United.