📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

E se os jogadores de futebol fossem os professores no #EstudoemCasa? Quem leciona o quê?

- Advertisement -

Por esta altura o mundo do Futebol regressa aos poucos ao relvado. Alguns ainda com dúvidas se voltam aos “jogos a doer”, e outros por casa ficam, na certeza de que a época acabou. A pandemia veio silenciar espaços outrora dinâmicos, como as escolas. A TeleEscola voltou, perdão, o #EstudoEmCasa, enquanto que a “bola” continua em pausa, com os dirigentes e jogadores ainda confinados. Então, e se alguns ídolos, outros nem tanto, já que estão a meio gás, dessem uma perninha no ecrã como já estão habituados e apresentassem algumas disciplinas?

Não seria, de todo, uma forma errada de economizar recursos. Os professores dedicavam o seu tempo ao acompanhamento por outras vias, e a malta do Desporto rei não perdia a habilidade de falar para as câmaras e mostravam toda a sua intelectualidade que é por vezes colocada em causa por más línguas, diz-se, não tenho a certeza. Vamos começar pelo Português. Uma Unidade Curricular (UC) que nos persegue durante anos, assim como Jaime Pacheco perseguiu os bancos durante 25 anos. Aptidão para as lentes, confirma-se, não fossem as épicas conferências de imprensa do treinador. Jeito para a língua, mais que confirmado. A juntar, ainda, o seu palavreado bastante cuidado e alargado, mais as metáforas fortes como “a face de dois legumes”, torna esta uma opção mais que válida. Quem sabe, sabe.

Francisco Geraldes é o meu escolhido para apresentar a Leitura e Literatura. As razões são mais que óbvias. Será que já acabou o “Ensaio sobre a Cegueira”? Na Matemática, o Sir Alex Ferguson. Foram 39 anos de futebol, 49 títulos e 16 prémios. De números o professor escocês percebe certamente. Quanto à personalidade, e com base na minha experiência, parece ter os requisitos mínimos, e pode sempre utilizar expressões como “no meu tempo essa conta fazia-se de cabeça”. Já que estamos por Terras de Sua Majestade, Mourinho ficaria com o Inglês. Fluente nas duas línguas, e tal como os docentes desta disciplina não largam o típico rádio, o timoneiro luso teima em largar algumas ideias táticas.

Cédric, que também tem nacionalidade germânica, ficaria com o Alemão pela facilidade que tem com ambas as línguas. Tal como é pouco desejado por alguns na seleção, esta UC é um fastio para outros. Jorge Jesus, fácil e previsível, ficava com o Espanhol. É incrível a facilidade com que o treinador do CR Flamengo aprende uma nova língua. Por vezes, é tão poliglota que acaba por introduzir novos vocábulos, diversificando até o modo como reproduz o nome dos atuais campeões da Liga Brasileira. Para apresentar Português Língua Não Materna escolhi Samaris. Com um sotaque diferente, e com algumas letras comidas no início da sua estadia em Lisboa, o grego mostrou que a língua portuguesa não é assim tão difícil.

Físico-Química iria ter dois professores. Rakitic e Carriço já mostram alguma química, em relação ao físico, o beijo foi bonito. Pirlo lecionava Estudo do Meio, e esta foi a escolha que mais me orgulha. Maestro. Buffon, profissional desde 1994, até parece dinossauro, ficava com a cadeira de História. As duas maiores estrelas da atualidade, Messi e Ronaldo, também entram nos contratados. O argentino ficava com Educação Artística e a estrela lusa com Educação Física. É necessário justificar? Parece-me que não. Com 29 clubes no currículo, Loco Abreu ficava com a Geografia.

Como o uruguaio tem dificuldade em fixar-se, Paulo Fonseca era já o substituto assegurado. Não fosse o técnico da AS Roma ter ido com o FC Porto a Leverkusen empatar com o Eintracht Frankfurt FAG. Ele lá sabe. Oficina da Escrita está destinado a Sérgio Ramos. O central espanhol quase que obriga os árbitros a escrever nos cartões e nos relatórios de jogo. Mas também escreve bonitas páginas da História do Futebol.


Balotelli parece-me indicado para as Ciências Naturais. A sua reação a alguns estímulos, a sua experiência com fogo de artifício em casa, a sua ansiedade, não sei se é o melhor termo, em conhecer o corpo humano, e a sua naturalidade ao fazer as coisas dá créditos para esta disciplina.

Por fim, Éder como professor de Francês. Foi graças a ele que durante meses cantamos “e foi o Éder que facturé”. Não tenho a certeza se foi este o termo, ou se está bem conjugado, mas garanto que foi ele que faturou, e foi com esse golo que o Euro 2016 não fugiu. O avançado, contudo, conta também com uma passagem pelo Lille OSC, o que traz sempre experiência. Esta foi a seleção que fiz, poderia ter colocado outros nomes, mas aguardo pelas vossas sugestões. Podem ir para intervalo.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Gonçalves
João Pedro Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Quem conhece o João sabe que a bola já faz parte dele. A paixão pelo desporto levou-o até à Universidade do Minho para estudar Ciências da Comunicação. Tem o sonho de fazer jornalismo desportivo e viver todos os estádios.

Subscreve!

Artigos Populares

Membro da FPF comenta lance que envolve Georgiy Sudakov no Vitória SC x Benfica: «Na dúvida, decide-se por baixo»

Duarte Gomes, atual diretor técnico de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol analisou o lance de Georgiy Sudakov no Vitória SC x Benfica.

FC Porto equaciona novo investimento por Borja Sainz: eis os detalhes

O FC Porto está inclinado a avançar para a compra de 10% de mais-valia de uma futura transferência por 1,5 milhões de euros.

Eleições do Benfica vão entrar na história: já votaram mais de 53 mil sócios

Mais de 53 mil sócios do Benfica já foram às urnas este sábado. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Ruben Amorim reage ao empate tardio do Manchester United contra o Tottenham: «um pouco frustrante, mas também há orgulho na resposta dos jogadores ao...

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do empate entre o Manchester United e o Tottenham, para a Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa responde às acusações de lista de João Noronha Lopes: «Não há confusão nenhuma, aliás nunca houve»

A lista G emitiu uma nota durante este sábado. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Candidato a vice-presidente da MAG da lista de João Noronha Lopes acusa Rui Costa: «Enviou aos presidentes das Casas do Benfica uma mensagem com...

João Marecos, candidato a vice-presidente da MAG da lista de Noronha Lopes, acusou Rui Costa de enviar aos presidentes das casas do Benfica uma mensagem de propaganda eleitoral.

Rui Borges leva Iván Fresneda para os Açores mas deixa outro lateral do Sporting em Lisboa

Rui Borges deixou Ricardo Mangas fora do lote dos convocados do Sporting frente ao Santa Clara, encontro da Primeira Liga.