Jagiellonia Bialystok quer ser grande na Polónia

- Advertisement -

Faltam seis jornadas para o fim da fase regular do campeonato e no nordeste da Polónia vive uma equipa que quer, de forma inédita, escrever o seu nome na lista de campeões da liga polaca.

Bialystok, maior cidade do nordeste, bem próximo da fronteira com a Bielorrússia, tem no seu Jagiellonia o líder da Ekstraklasa (Primeira Liga Polaca), título que o clube fundado em 1920 nunca conquistou.

O treinador é Ireneusz Mamrot, de 47 anos, que registou carreira muito modesta como jogador e foi ascendendo também discretamente como treinador, na maioria ao serviço de clubes de patamares secundários da Polónia. Como técnico, apresenta um palmarés composto por uma terceira e quarta divisões ganhas na pátria polaca. As duas conquistas aconteceram em 2013/14 e 2010/11, respetivamente, ao serviço do Chroby Glogów.

O plantel também não tem, de longe, nomes sonantes e é isso mesmo que torna esta história particularmente bela. Neste último fim de semana, o Lechia Gdansk de Mato Milos, Steven Vitória, João Nunes, Romário Baldé e dos gémeos Paixão sentiu bem na pele a determinação que existe no ‘Jaga’ (alcunha do Jagiellonia) para desafiar o destino, pois, no Municipal de Bialystok, os locais aplicaram um inapelável goleada de 4-1!

São agora 11 as temporadas consecutivas do Jagiellonia Bialystok na principal divisão do futebol polaco e o crescimento do clube é também acentuado pelas conquistas da Taça, em 2009/10, e da Supertaça, em 2010, para além do 3º lugar no campeonato, em 2014/15, e o vice-campeonato almejado na temporada transata.

 

Adeptos do ‘Jaga’ querem ver equipa fazer o que ainda não foi feito!
Fonte: Jagiellonia Bialystok

O mais feroz adversário lá no topo tem os mesmos pontos do ‘Jaga’ e é o bicampeão Legia Warszawa que, nos últimos cinco anos, venceu quatro vezes o título. Empatou em casa do Cracovia Kraków no mais recente jogo e perdeu, assim, a liderança. Nos 3º e 4º postos, respetivamente, e também em igualdade pontual, estão Lech Poznan e Górnik Zabrze, a cinco pontos dos dois da frente, espreitando deslizes para lançarem emboscada.

Esta terça-feira há duelo lá dos de cima na capital da Polónia. Em Varsóvia, Legia Warszawa e Jagiellonia Bialystok, com os mesmos 45 pontos e a mesma diferença de golos, têm pela frente duelo de estofo de campeão depois do ‘Jaga’ ter vencido 1-0 a partida da primeira volta. Do lado da casa, reside uma equipa com o escudo de defesa do título de campeão, já do lado forasteiro está um outsider que quer fazer história…

A fase regular termina em abril, depois há o apuramento do campeão. Este é um tema que fica agora entreaberto. Voltaremos a ele, com certeza, dentro de algumas semanas.

Foto de capa: Jagiellonia Bialystok

 

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica perde com o RASTA Vechta por 98-88 e falha acesso à Champions League de Basquetebol

O Benfica perdeu com o RASTA Vechta por 98-88 e viu o sonho da Champions League de Basquetebol fugir. Aventura continua na Fiba Europe Cup.

Torreense a faturar: eis o dinheiro recebido pela vitória contra o Lillestrom

O Torreense foi à Noruega vencer o Lillestrom por duas bolas a uma, num encontro da primeira jornada da Europa League.

Alejandro Alfaro foi herói do Torreense na Noruega: «Um orgulho entrar na história do clube»

Alejandro Alfaro analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

Para fazer história? Portugal lidera corrida pelo lugar extra na Champions League

Portugal está na liderança pela corrida por um lugar extra na próxima edição da Champions League. Inglaterra ocupa o segundo posto.

PUB

Mais Artigos Populares

Villarreal derrota Málaga e soma a primeira vitória para a La Liga

O Villarreal foi ao La Rosaleda vencer o Málaga por três bolas a uma, num encontro da sexta jornada da La Liga.

Javi Vázquez exalta feito do Torreense e destaca: «Em Portugal há um nível de futebol muito alto»

Javi Vázquez analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

FC Porto vence Partizan e estreia-se a vencer na Champions League de Andebol

O FC Porto derrotou o Partizan na Champions League de Andebol. Primeira vitória dos dragões nesta edição da prova.