Jagiellonia Bialystok quer ser grande na Polónia

- Advertisement -

Faltam seis jornadas para o fim da fase regular do campeonato e no nordeste da Polónia vive uma equipa que quer, de forma inédita, escrever o seu nome na lista de campeões da liga polaca.

Bialystok, maior cidade do nordeste, bem próximo da fronteira com a Bielorrússia, tem no seu Jagiellonia o líder da Ekstraklasa (Primeira Liga Polaca), título que o clube fundado em 1920 nunca conquistou.

O treinador é Ireneusz Mamrot, de 47 anos, que registou carreira muito modesta como jogador e foi ascendendo também discretamente como treinador, na maioria ao serviço de clubes de patamares secundários da Polónia. Como técnico, apresenta um palmarés composto por uma terceira e quarta divisões ganhas na pátria polaca. As duas conquistas aconteceram em 2013/14 e 2010/11, respetivamente, ao serviço do Chroby Glogów.

O plantel também não tem, de longe, nomes sonantes e é isso mesmo que torna esta história particularmente bela. Neste último fim de semana, o Lechia Gdansk de Mato Milos, Steven Vitória, João Nunes, Romário Baldé e dos gémeos Paixão sentiu bem na pele a determinação que existe no ‘Jaga’ (alcunha do Jagiellonia) para desafiar o destino, pois, no Municipal de Bialystok, os locais aplicaram um inapelável goleada de 4-1!

São agora 11 as temporadas consecutivas do Jagiellonia Bialystok na principal divisão do futebol polaco e o crescimento do clube é também acentuado pelas conquistas da Taça, em 2009/10, e da Supertaça, em 2010, para além do 3º lugar no campeonato, em 2014/15, e o vice-campeonato almejado na temporada transata.

 

Adeptos do ‘Jaga’ querem ver equipa fazer o que ainda não foi feito!
Fonte: Jagiellonia Bialystok

O mais feroz adversário lá no topo tem os mesmos pontos do ‘Jaga’ e é o bicampeão Legia Warszawa que, nos últimos cinco anos, venceu quatro vezes o título. Empatou em casa do Cracovia Kraków no mais recente jogo e perdeu, assim, a liderança. Nos 3º e 4º postos, respetivamente, e também em igualdade pontual, estão Lech Poznan e Górnik Zabrze, a cinco pontos dos dois da frente, espreitando deslizes para lançarem emboscada.

Esta terça-feira há duelo lá dos de cima na capital da Polónia. Em Varsóvia, Legia Warszawa e Jagiellonia Bialystok, com os mesmos 45 pontos e a mesma diferença de golos, têm pela frente duelo de estofo de campeão depois do ‘Jaga’ ter vencido 1-0 a partida da primeira volta. Do lado da casa, reside uma equipa com o escudo de defesa do título de campeão, já do lado forasteiro está um outsider que quer fazer história…

A fase regular termina em abril, depois há o apuramento do campeão. Este é um tema que fica agora entreaberto. Voltaremos a ele, com certeza, dentro de algumas semanas.

Foto de capa: Jagiellonia Bialystok

 

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lúcia abriu o corredor, Moller tomou conta do campo: Benfica deu lição na Supertaça

Um calor abrasador, acima dos 30 graus, recebeu Benfica e FC Porto para o pontapé de saída da nova época do futebol feminino português. 

Águias pintam Supertaça de vermelho com “manita” às rivais | Benfica 5-1 FC Porto

Num Estádio Municipal do Fontelo castigado por temperaturas superiores a 30 graus, o Benfica vencem o FC Porto por 5-1.

Fiorentina de Pedro Gonçalves e João Mario despede Fabio Grosso após três derrotas consecutivas na Serie A

A Fiorentina comunicou a saída de Fabio Grosso do comando técnico, após o arranque negativo na Serie A.

Flamengo vence o Remo e sobe à liderança do Brasileirão à condição

O Flamengo venceu no terreno do Remo por 1-0, na 26.ª jornada, e subiu à liderança à condição do Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

La Liga: Espanyol resgata empate frente ao Sevilha nos descontos

O Espanyol recebeu e empatou 1-1 com o Sevilha, no encontro a contar para a 4.ª jornada da La Liga.

Paris FC vence Marselha no Vélodrome com hat-trick de Lassine Sinayoko

O Paris FC venceu o Marselha por 3-2, em encontro referente à 3.ª jornada da Ligue 1. Lassine Sinayoko foi o herói do jogo, ao apontar um hat-trick.

AC Milan de Ruben Amorim deixa escapar triunfo nos descontos frente à Juventus

O AC Milan de Ruben Amorim empatou com a Juventus. Alphadjo Cissé e Federico Gatti marcaram os golos da partida.