Jagiellonia Bialystok quer ser grande na Polónia

- Advertisement -

Faltam seis jornadas para o fim da fase regular do campeonato e no nordeste da Polónia vive uma equipa que quer, de forma inédita, escrever o seu nome na lista de campeões da liga polaca.

Bialystok, maior cidade do nordeste, bem próximo da fronteira com a Bielorrússia, tem no seu Jagiellonia o líder da Ekstraklasa (Primeira Liga Polaca), título que o clube fundado em 1920 nunca conquistou.

O treinador é Ireneusz Mamrot, de 47 anos, que registou carreira muito modesta como jogador e foi ascendendo também discretamente como treinador, na maioria ao serviço de clubes de patamares secundários da Polónia. Como técnico, apresenta um palmarés composto por uma terceira e quarta divisões ganhas na pátria polaca. As duas conquistas aconteceram em 2013/14 e 2010/11, respetivamente, ao serviço do Chroby Glogów.

O plantel também não tem, de longe, nomes sonantes e é isso mesmo que torna esta história particularmente bela. Neste último fim de semana, o Lechia Gdansk de Mato Milos, Steven Vitória, João Nunes, Romário Baldé e dos gémeos Paixão sentiu bem na pele a determinação que existe no ‘Jaga’ (alcunha do Jagiellonia) para desafiar o destino, pois, no Municipal de Bialystok, os locais aplicaram um inapelável goleada de 4-1!

São agora 11 as temporadas consecutivas do Jagiellonia Bialystok na principal divisão do futebol polaco e o crescimento do clube é também acentuado pelas conquistas da Taça, em 2009/10, e da Supertaça, em 2010, para além do 3º lugar no campeonato, em 2014/15, e o vice-campeonato almejado na temporada transata.

 

Adeptos do ‘Jaga’ querem ver equipa fazer o que ainda não foi feito!
Fonte: Jagiellonia Bialystok

O mais feroz adversário lá no topo tem os mesmos pontos do ‘Jaga’ e é o bicampeão Legia Warszawa que, nos últimos cinco anos, venceu quatro vezes o título. Empatou em casa do Cracovia Kraków no mais recente jogo e perdeu, assim, a liderança. Nos 3º e 4º postos, respetivamente, e também em igualdade pontual, estão Lech Poznan e Górnik Zabrze, a cinco pontos dos dois da frente, espreitando deslizes para lançarem emboscada.

Esta terça-feira há duelo lá dos de cima na capital da Polónia. Em Varsóvia, Legia Warszawa e Jagiellonia Bialystok, com os mesmos 45 pontos e a mesma diferença de golos, têm pela frente duelo de estofo de campeão depois do ‘Jaga’ ter vencido 1-0 a partida da primeira volta. Do lado da casa, reside uma equipa com o escudo de defesa do título de campeão, já do lado forasteiro está um outsider que quer fazer história…

A fase regular termina em abril, depois há o apuramento do campeão. Este é um tema que fica agora entreaberto. Voltaremos a ele, com certeza, dentro de algumas semanas.

Foto de capa: Jagiellonia Bialystok

 

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Protocolo anti-racismo acionado no Espanyol x Elche: Omar El Hilali acusa Rafa Mir de insulto racista

O Espanyol x Elche ficou marcado por um alegado insulto racista. Omar El Hilali pediu ao árbitro para parar partida depois de palavras de Rafa Mir.

Só aparece contra os grandes? O registo curioso de Youssef Chermiti ao serviço do Rangers

Youssef Chermiti já habituou os adeptos do Rangers a marcar vários golos frente aos rivais. Fica a conhecer os números do avançado português.

AC Milan já pensa na próxima época e tem 2 alvos para juntar a Rafael Leão no ataque

O AC Milan quer reforçar o ataque e contratar um novo ponta de lança. Nicolas Jackson e Serhou Guirassy estão na lista rossoneri.

Sporting realiza mais um treino de preparação para o embate com o FC Porto na Taça de Portugal

Na manhã deste domingo, Rui Borges comandou mais uma sessão de treinos do Sporting em Alcochete, antes de receber o FC Porto na Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Diana Silva sobre a Finlândia: «Vai ser um jogo super difícil»

Diana Silva admite a dificuldade do jogo contra a Finlândia e pede que seleção esteja focada até ao final do jogo.

Adeptos do Flamengo protestam e José Boto é um dos visados

José Boto foi alvo de críticas dos adeptos do Flamengo, que protestaram contra os maus resultados do clube.

Já é conhecida a data e hora da antevisão de Rui Borges ao Sporting x FC Porto

O Sporting recebe o FC Porto na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Eis a data e hora da antevisão de Rui Borges.