João Félix, o Golden Boy

- Advertisement -

Portugal continua nas bocas no mundo do futebol e pelos melhores motivos.

Depois de recentemente Jorge Jesus ter conquistado a Taça dos Libertadores e de Fernando Santos ser considerado o melhor seleccionador do mundo, foi agora a vez de João Félix conquistar um troféu de relevo, neste caso o prémio Golden Boy, que premeia o melhor jogador da actualidade com menos de 21 anos.

A vitória de Félix é esmagadora, se analisarmos a votação a diferença de votos para Jadon Sancho (foi o segundo jogador com mais votos) é quase o dobro, o que diz bem da dimensão que Félix alcançou em tão pouco tempo. O português sucede a Mathijs De Ligt, curiosamente a passagem de testemunho deu-se em Turim onde os dois se defrontaram para a Liga dos Campeões.

Tal prémio vem valorizar aquilo que o jovem jogador português fez em pouco mais de 8 meses na equipa principal do Benfica, onde se revelou uma das peças fulcrais na campanha dos encarnados para a reconquista do campeonato português. E isso por si só demonstra que este prémio tem muito mérito, porque foge dos habituais jogadores das cinco principais ligas que têm outro tipo de mediatismo e visibilidade.

Fonte: SL Benfica

Depois de Renato Sanches em 2016, o Benfica tem mais um produto formado no Seixal galardoado com este troféu, é um feito inédito em Portugal que faz com que a academia do Seixal seja considerada uma das melhores do mundo.

O talento de Félix foi exportado para a La Liga, mais em concreto para o Atlético Madrid, batendo o recorde de transferências do clube espanhol naquela que foi a transferência mais cara deste verão e levando uma enorme responsabilidade para os ombros de Félix.

A pressão dos números faz cair várias estrelas e há inúmeros exemplos de jogadores que não deram aquilo que se esperava/exigia dada a quantia gasta, mas Félix tem a maturidade e inteligência como grandes atributos e acredito plenamente que vai vingar no panorama internacional e com o devido acompanhamento ser um dos melhores do mundo.

Para já vamos desfrutando do seu aflorar em Madrid, ainda que Simeone não tenha retirado o melhor proveito do jovem português, mas acredito que a breve trecho e quando esteja mais ambientado ao estilo de El Cholo, Félix seja o jogador mais preponderante do colchoneros.

Jogadores como Messi, De Ligt, Mbappé, Pogba, Agüero, inscreveram o seu nome neste prestigiado troféu, e as suas carreiras foram ou têm sido quase sempre bem sucedidas, outros houve que não souberam ou não mostraram todo o potencial que mostravam ter.

Cabe a João Félix continuar o seu caminho e a sua evolução para se tornar um dos melhores do mundo!

Foto de Capa: Atlético Madrid

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Tiago Silva Ferreira
Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Coentrão apoia Florentino Pérez: «Ainda tem muito para dar ao Real Madrid»

Fábio Coentrão demonstrou o seu apoio ao presidente Florentino Pérez. O atleta português publicou uma mensagem nas suas redes sociais.

Vitinha eleito o melhor jogador da final da Champions League

Vitinha venceu o prémio de melhor jogador da final. O PSG venceu o Arsenal nas grandes penalidades e conquistou a Champions League.

História feita: PSG vence Arsenal nos penáltis e conquista Champions League pela 2ª vez consecutiva

O PSG venceu o Arsenal e conquistou a final da Champions League pela segunda vez consecutiva. Final de Budapeste só foi decidida nas grandes penalidades.

Belenenses x Farense: eis os onzes iniciais da ‘batalha’ pela última vaga na Segunda Liga

O Belenenses e o Farense enfrentam-se a partir das 20h30 deste sábado, num encontro do playoff da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Afonso Eulálio e a camisola branca de melhor jovem do Giro de Itália: «Sofri tanto nestas 3 semanas, mas chegámos ao fim com alguma...

Afonso Eulálio destacou-se na 20.ª etapa do Giro de Itália e confirmou a conquista da camisola branca. Ciclista português já reagiu.

Vítor Bruno define prioridade para o próximo passo depois do FC Porto e já tem novo interessado

Vítor Bruno quer prosseguir a carreira no estrangeiro. Antigo treinador do FC Porto é alvo do Besiktas para a próxima época.

Moreirense vai ao Brasil buscar defesa a custo zero e fecha reforço para a próxima época

Janderson vai reforçar o Moreirense. Defesa central vai deixar o Cruzeiro a custo zero e juntar-se à equipa de Vasco Botelho da Costa.