Os 5 jovens a observar na Europa em 2021/22

5.

Xavi Simons – Certamente já ouviu falar deste prodígio holandês de 18 anos, mas o mais provável é que nunca o tenha visto jogar. Há muito que Xavi Simons é um dos nomes jovens mais badalados do futebol e um fenómeno nas redes sociais. Em campo, começou a dar nas vistas no FC Barcelona e foi imediatamente rotulado como o próximo grande produto da “La Masia”, destinado a suceder ao seu homónimo espanhol, Xavi Hernández. Foi, por isso, com grande desilusão que os adeptos “blaugrana” viram a sua joia fugir para o Paris Saint-Germain FC, em 2019.

Na altura com 16 anos, Simons assinou um contrato que lhe garantiu um milhão de euros por ano e levantou alguma celeuma em relação ao impacto que tais valores podiam ter na vida de um adolescente. Neste momento, divide opiniões entre os que acreditam no seu enorme potencial e os que lhe apregoam um futuro como o de tantos outros jovens, o de eterna promessa.

O que é certo é que o médio holandês tem conquistado o seu espaço na equipa principal do PSG e até se estreou em jogos oficiais na época passada, ainda que tenha acumulado apenas 13 minutos. Para a amostra, ficam as boas exibições na Liga dos Campeões de jovens. Ao serviço dos sub-19 parisienses, Simons já mostrou ter todos os ingredientes de um grande centrocampista: qualidade no drible e no passe, controlo de bola e visão de jogo. Apesar de ter uma estrutura franzina, tem também evoluído bastante no aspeto físico. Falta-lhe, sobretudo, transportar mais intensidade para o seu jogo, já que também foi acusado de assumir uma postura despreocupada em alguns momentos.

Outro aspeto relevante é o contrato, que termina no próximo verão. Ainda que se noticie o interesse do PSG em renovar, esta demora pode também ser um teste para incentivar o jogador a dar o próximo passo e lutar por um papel mais relevante. Neste momento, Simons trabalha com Pochetinno e tem deixado boas indicações na pré-época. Dificilmente será titular a curto prazo, mas pode muito bem ter a sua época de revelação no futebol sénior.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.