Liga Bielorrussa| A exceção à regra

É no leste da Europa, longe dos habituais palcos do estrelato, que se vive uma realidade completamente diferente do resto do continente. Quer seja em termos desportivos, ou de qualquer outro setor da atividade laboral. É na Bielorrússia, país que a nível de população pode dizer-se “à imagem” de Portugal (aproximadamente 9,5 milhões), porém distinto nas ideologias e hábitos praticados, sobretudo nesta época de combate à Covid-19.

O Presidente da República, Aleksander Lukashenko, continua a desvalorizar a pandemia que tem vindo a assombrar o mundo. O líder bielorrusso não implementa medidas de prevenção, e ainda incentiva a população a fazer o seu dia a dia, como se nada fosse: “A vida continua. Não podemos colocá-la em espera”, disse. Enquanto isto, o país conta já com 104 casos de infeção confirmados e uma morte.

Desta forma, a Liga de futebol começou este mês – campeonato composto por 16 equipas, que apenas se inicia em março devido às condições climatéricas durante o inverno – e tem atraído o interesse de canais televisivos de outros países. Se o interesse de plataformas oriundas de Rússia e Ucrânia pode considerar-se natural (pela proximidade geográfica e cultural), o mesmo não se pode dizer de nações como Israel e Índia.

Fonte: FC Bate

Contudo, este pode ser um dos poucos pontos positivos para a Bielorrússia, consequentes dos efeitos do novo Coronavírus, bem como da postura orgulhosa do seu maior representante (que para muitos, é o último ditador do Velho Continente). Graças à suspensão dos principais campeonatos, os jogadores deste podem dar-se a conhecer a outras paragens, valorizando-se, o que não é propriamente normal nesta realidade.

Decorridas duas jornadas, o FC Minsk lidera; em contraposição, clubes de maior renome internacional, como o Dínamo Minsk e o BATE Borisov, estão nesta altura “afundados” na tabela classificativa. O mesmo BATE que venceu 13 das últimas 15 edições da prova, e que tem sido o expoente máximo da Bielorrússia no panorama internacional.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fabrizio Romano garante: AC Milan voltou a contactar o Sporting por Conrad Harder

O AC Milan está novamente em conversas com o Sporting por Conrad Harder. O avançado pode deixar o clube verde e branco até final do mercado.

Massacre na Argentina | O ódio destrói o futebol

É o amor por um clube de futebol algo tão inexplicável quanto irracional? Sim, mas isso não pode justificar o que se viveu no estádio do Independiente

Tottenham bate Manchester City com golo de João Palhinha e está no 1.º lugar da Premier League

O Manchester City perdeu em casa com o Tottenham por 2-0 na segunda jornada da Premier League. João Palhinha marcou golo.

Já é conhecida a data do sorteio do Mundial de 2026

O sorteio do Mundial de 2026 vai realizar-se no próximo dia 5 de dezembro, em Washington. O anúncio foi feito por Donald Trump, na Casa Branca.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção: Já há nova data e hora para as Supertaças de Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou a alteração da data das Supertaças de Futsal. Passou de 2 para dia 3 de setembro.

Cristiano Ronaldo chega aos 100 golos pelo Al Nassr e bate mais um recorde

Cristiano Ronaldo chegou aos 100 golos pelo Al Nassr. O avançado português marcou na final da Supertaça da Arábia Saudita.

Tiago Margarido traça a estratégia do CD Nacional para o jogo com o Sporting e elogia: «Sporting apresenta dinâmica considerável»

Tiago Margarido fez a antevisão do CD Nacional x Sporting, referente à terceira jornada da Primeira Liga. O técnico elogiou os leões.