- Advertisement -

Eis a historia de um menino brasileiro que começou a dar nas vistas em 2013, ainda no seu país de origem. Na altura, Anderson Talisca jogava no EC Bahia e tinha apenas 19 anos. A sua habilidade com os pés já era algo de extraordinário, de tal forma que os clubes europeus ficaram logo de olhos postos no craque brasileiro, assim rotulado no Brasileirão.

Na época 2013/14, Talisca fez a vontade aos adeptos europeus e chegou a Portugal para representar o SL Benfica, na altura orientado por Jorge Jesus. O médio brasileiro, capaz de ocupar todas as posições no miolo do terreno, começou bem a sua primeira experiência na Europa, conquistando os adeptos benfiquistas com golos (20 golos em duas épocas ao serviço dos encarnados).

No entanto, alguns problemas com o técnico e com a própria direção do clube da luz custaram a Talisca a oportunidade de ser opção para qualquer técnico que comandasse o Benfica. Desde 2016 que Anderson Talisca tem sido emprestado, mas diga-se que ser um jogador emprestado tem sido a melhor solução para o médio brasileiro.

Talisca tem sido um verdadeiro matador na Super Liga Chinesa
Fonte: Guangzhou Evergrande FC

Primeiro foi o Besiktas JK, em 2016/17 e 2017/18. Na Turquia, Talisca fez 37 golos e foi uma das estrelas da equipa de Istambul. Na primeira época, o brasileiro venceu a Liga Turca e chegou a defrontar o Benfica para a Liga dos Campeões, num jogo polémico depois de marcar à sua equipa e festejar efusivamente no Estádio da Luz.

Depois, o Guangzhou Evergrande FC, da China. Esta temporada, o médio brasileiro voltou a ser emprestado, mas desta vez para o continente asiático. Talisca juntou-se a Paulinho, ex-Barcelona, na China e tem feito uma das melhores épocas da sua carreira, se não a melhor. Em 12 jogos, o canarinho já faturou por dez vezes, isto para não falar que todo o jogo do clube chinês passa pelos “pezinhos” de Anderson Talisca, o verdadeiro guerreiro do Guangzhou.

Num futebol mais ofensivo, sem grandes noções táticas e com pouca eficácia defensiva, Talisca encaixa-se perfeitamente na Superliga Chinesa. A sua capacidade técnica juntamente com a polivalência e experiência tática permitem-lhe (à semelhança de Paulinho) destacar-se dos restantes colegas de equipa e dos restantes “craques” do futebol chinês.

Com apenas 24 anos, Anderson Talisca pode voltar a ser mais valorizado na Europa, como já o foi há dois anos. Agora resta saber se o clube português está disposto a pôr de lado as divergências e contar com o brasileiro no seu plantel ou se pretende vendê-lo por um valor algo considerável. Uma coisa é certa: se Anderson Talisca mantiver este nível exibicional, conjugado com golos, seja na China ou em Portugal, o futuro será bastante risonho para o craque brasileiro.

 

 

Foto de Capa: Guangzhou Evergrande FC

Diogo Grácio
Diogo Gráciohttp://www.bolanarede.pt
Desde os 6 anos que é um amante de futebol e praticante do mesmo, pelo que o conhece dentro e fora das quatro linhas. Não se considera um louco, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei e tem como referências desportivas, Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. Está a tirar licenciatura em Jornalismo.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Hearts reage ao desaire na Luz com goleada impulsionada por Cláudio Braga

Após a derrota pesada por 6-1 frente ao Benfica, o Hearts goleou o Dundee United por 4-0, com Cláudio Braga em grande destaque.

João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes antes do Benfica x Académico de Viseu: «Vamos abrir as portas de todos os títulos»

João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes, ex-candidatos à presidência do Benfica, lançaram comunicados em antevisão à 1.ª jornada da Primeira Liga.

Eis os onzes iniciais do FC Porto x Alverca para a 1ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto x Alverca joga-se este domingo pelas 18h00 no Estádio do Dragão. Fica com os onzes iniciais das duas equipas.

Petit destaca importância de um arranque positivo: «Sabemos que o futebol vive de resultados»

Petit lançou a receção do Santa Clara ao CD Nacional, na jornada inaugural da Primeira Liga. Técnico falou sobre a saída de quatro habituais titulares.

PUB

Mais Artigos Populares

João Gião lança primeira jornada e reflete sobre saída de Chucho Ramírez: «Não posso dizer que esperava, mas sabíamos que era uma possibilidade»

João Gião anteviu o Santa Clara x CD Nacional da 1.ª jornada da Primeira Liga e abordou a saída do goleador Chucho Ramírez para o Corum, na Turquia.

Oficial: Samu Costa junta-se a Cristiano Ronaldo e João Félix no Al Nassr

Samu Costa foi apresentado como reforço do Al Nassr. Internacional português deixou o Mallorca num negócio a rondar os 22 milhões de euros.

Arsenal derrotado pelo Borussia Dortmund em jogo que teve 2 portugueses em ação

O Arsenal perdeu com o Borussia Dortmund por 3-2 na Emirates Cup 2026. Fábio Silva foi titular e Fábio Vieira entrou aos 78 minutos.