A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

- Advertisement -

Ira, entusiasmo, explosão de alegria, nervos à flor da pele. Um constante duelo entre a razão e a emoção. É este o cenário que os clássicos provocam e que os tornam tão especiais – é difícil imaginar o Desporto-Rei sem a rivalidade e a inflamabilidade destes encontros que param, autenticamente, nações. Em diversos países, sob várias línguas e cores.

Se é certo que o Futebol move paixões e não é só um jogo, nestes duelos essa vertente é levada ao expoente máximo. Uma questão de orgulho, de querer impor superioridade ao rival. Verdadeiras epopeias, eletrizantes, arrepiantes e cujas origens remontam a várias décadas atrás e pelos mais diversos motivos: seja a religião, passados em comum, ou mesmo por razões políticas.

Se, por terras lusitanas, as partidas entre os denominados “três grandes” monopolizam, a par do dérbi do Minho, o fascínio dos adeptos, fora de portas, cada país tem as suas batalhas e encontros únicos que prendem milhões à ação dentro das quatro linhas.

Assim, no presente artigo, proponho-me a traçar uma viagem ao redor do globo pelos maiores clássicos do “Beautiful Game”.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mateus Fernandes encaminhou reforço para o Sporting e já pensa no Mundial: «Cabe-me a mim mostrar qualidade e consistência e que possa acrescentar à...

Mateus Fernandes revelou que recomendou o Sporting a Luís Guilherme, falou da qualidade de Rafik Guitane e refletiu sobre o sonho de estar no Mundial 2026.

Armando Evangelista descontente no Damac: eis o que o Bola na Rede sabe

Armando Evangelista está insatisfeito devido ao facto de o Damac ter contratado vários jogadores sem o seu conhecimento e consentimento.

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

PUB

Mais Artigos Populares

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

Deixou o AVS SAD em janeiro (sem golos) e já se estreou a marcar pelo seu novo desafio

Jordi Escobar deixou o AVS SAD no mercado de inverno. O ponta de lança assinou com o Huesca, conjunto da La Liga 2.