📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

5. Panathinaikos OA x Olympiacos F.C. – A maior rivalidade grega

- Advertisement -

A batalha dos Eternos Inimigos. A histórica e ancestral rivalidade entre os dois emblemas helénicos assenta, fundamentalmente, em diferenças sociais e culturais, desde os primeiros anos de existência de ambos os clubes.

O Panathinaikos nasceu na capital, no centro de Atenas, e desde a primeira hora que se identificou com a melhor sociedade e a burguesia ateniense. O Olympiacos, por sua vez, nasceu no Pireu, o célebre porto de Atenas, atraindo a população mais humilde – na sua esmagadora maioria operários fabris ou trabalhadores da estiva.

Esta conjuntura sempre se manteve no processo evolutivo dos dois clubes, ditando uma acérrima rivalidade entre ambos – que se foi diluindo com o tempo, sendo que, atualmente, a diferença social entre adeptos se dissipou.

Em termos práticos, o Olympiacos sempre se afirmou como o conjunto mais glorioso, comparativamente com o velho rival, e tem registado uma verdadeira hegemonia – desde 2000 são já 17 os títulos conquistados e comandados pelo técnico português, Pedro Martins, prometem não ficar por aqui…

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.