A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

5. Panathinaikos OA x Olympiacos F.C. – A maior rivalidade grega

- Advertisement -

A batalha dos Eternos Inimigos. A histórica e ancestral rivalidade entre os dois emblemas helénicos assenta, fundamentalmente, em diferenças sociais e culturais, desde os primeiros anos de existência de ambos os clubes.

O Panathinaikos nasceu na capital, no centro de Atenas, e desde a primeira hora que se identificou com a melhor sociedade e a burguesia ateniense. O Olympiacos, por sua vez, nasceu no Pireu, o célebre porto de Atenas, atraindo a população mais humilde – na sua esmagadora maioria operários fabris ou trabalhadores da estiva.

Esta conjuntura sempre se manteve no processo evolutivo dos dois clubes, ditando uma acérrima rivalidade entre ambos – que se foi diluindo com o tempo, sendo que, atualmente, a diferença social entre adeptos se dissipou.

Em termos práticos, o Olympiacos sempre se afirmou como o conjunto mais glorioso, comparativamente com o velho rival, e tem registado uma verdadeira hegemonia – desde 2000 são já 17 os títulos conquistados e comandados pelo técnico português, Pedro Martins, prometem não ficar por aqui…

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A magia das línguas: Dicionário Português-Euskara do mundo do futebol

O País Basco conta com uma língua própria, com uma dificuldade de aprendizagem acima da média. A sua origem é desconhecida.

Rangers rejeita 15 milhões de euros do Fenerbahçe por Youssef Chermiti

O Rangers não aceitou uma proposta de 15 milhões de euros por Youssef Chermiti. O avançado internacional sub-21 português tem estado em destaque na equipa escocesa.

Gonçalo Esteves deixa o Alverca e vai assinar por equipa italiana

Gonçalo Esteves vai deixar o Alverca. O lateral português vai terminar o empréstimo e vai assinar pelo Catanzaro a título definitivo.

Fechado: Alex Amorim deixa o Alverca e é a maior venda da história do clube ribatejano

O Alverca já fechou a venda de Alex Amorim para o Genoa. O médio brasileiro vai ser vendido por oito milhões de euros, mais dois milhões de euros em bónus.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges reflete sobre a sua carreira: «Tudo começou lá atrás quando tinha 26 anos e comecei a treinar a formação do Mirandela»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges e a recuperação de Ousmane Diomandé: «A vontade dele jogar é tanta, independentemente da máscara»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Preparámos o jogo olhando mais para o coletivo do que para o individual»

Rui Borges marcou presença esta terça-feira no San Mamés, de forma a realizar a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Athletic.