A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

5. Panathinaikos OA x Olympiacos F.C. – A maior rivalidade grega

- Advertisement -

A batalha dos Eternos Inimigos. A histórica e ancestral rivalidade entre os dois emblemas helénicos assenta, fundamentalmente, em diferenças sociais e culturais, desde os primeiros anos de existência de ambos os clubes.

O Panathinaikos nasceu na capital, no centro de Atenas, e desde a primeira hora que se identificou com a melhor sociedade e a burguesia ateniense. O Olympiacos, por sua vez, nasceu no Pireu, o célebre porto de Atenas, atraindo a população mais humilde – na sua esmagadora maioria operários fabris ou trabalhadores da estiva.

Esta conjuntura sempre se manteve no processo evolutivo dos dois clubes, ditando uma acérrima rivalidade entre ambos – que se foi diluindo com o tempo, sendo que, atualmente, a diferença social entre adeptos se dissipou.

Em termos práticos, o Olympiacos sempre se afirmou como o conjunto mais glorioso, comparativamente com o velho rival, e tem registado uma verdadeira hegemonia – desde 2000 são já 17 os títulos conquistados e comandados pelo técnico português, Pedro Martins, prometem não ficar por aqui…

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela Amadora inscreve médio que chega do PSG e pode ser utilizado contra o Benfica

O Estrela Amadora já inscreveu Eddy Doué na Liga. Médio-defensivo ainda não foi oficializado pelo clube tricolor.

Leandro Santos e a mudança para o Moreirense: «Sei que é um grande clube aqui em Portugal e vou dar tudo para o defender...

Leandro Santos já falou enquanto jogador do Moreirense. Lateral deixou o Benfica e assinou com o emblema de Moreira de Cónegos.

Na Pedreira não há Floresta que cresça: Minhotos nunca controlaram mas acabaram por triunfar | Braga 1-0 Nottingham Forest

Assim, o Braga sobreviveu num jogo difícil no qual nenhuma das equipas assumiu o controlo durante o jogo. Esta vitória não só é importante relativamente às contas para o apuramento direto para as eliminatórias da Europa League, como também para a moral do grupo e dos adeptos, que ainda não esqueceram as derrotas diante do Vitória SC e do Fafe.

FPF vai liquidar de imediato cerca de 2,6 milhões de euros após notificação da Segurança Social

A Federação Portuguesa de Futebol paga, de imediato, dívida relativa a contratos com a Femacosa, de Fernando Santos. Eis o comunicado oficial.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer contratar Bruno Fernandes e PIF prepara plano para o mercado de verão

O Al Ittihad está atento à situação de Bruno Fernandes no Manchester United e poderá avançar pelo internacional português no mercado de verão.

Dário Essugo volta a lesionar-se: «Escorregou no treino e vai ficar de fora durante algum tempo»

Liam Rosenior, treinador do Chelsea, revelou que Dário Essugo voltou a lesionar-se. Médio ainda não jogou esta época.

Benfica quer 15 milhões de euros para libertar Andreas Schjelderup

O Benfica exige 15 milhões de euros para vender Andreas Schjelderup ao Club Brugge. O avançado norueguês tem sido apontado á saída neste mercado de inverno.