A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

- Advertisement -

4. Estrela Vermelha x FK Partizan – A luta pela supremacia nacional

Estar em Belgrado em dia de jogo entre Estrela Vermelha e Partizan é uma experiência completamente radical e imersiva. Uma cidade que se transforma e que entra em erupção com este duelo. Apesar do jogo acontecer dentro das 4 linhas, o verdadeiro espetáculo dá-se nas bancadas: um festival de pirotecnia é já imagem de marca e costuma fazer as delícias dos adeptos.

Para se entender a hostilidade entre os dois emblemas, é necessário recuar até 1945, ao final da II Guerra Mundial, altura em que os dois clubes foram fundados. A rivalidade até já vinha de trás, dos duelos entre o SK Jugoslavija (antecessor do Estrela Vermelha) e o BSK Belgrado (que viria a transferir adeptos e poderio para o recém-criado Partizan). Fortemente marcados pelas alterações e instabilidade geo-política da época, a rivalidade desportiva refletiu as lutas políticas com o recém-criado Partizan, como porta-estandarte do Exército, enquanto o Estrela Vermelha era apadrinhado pelo ministério do Interior.

Ao longo de 45 anos, os cigani (ciganos) do Estrela Vermelha e os grobari (coveiros) do Partizan (cujos estádios estão separados por 700 metros) disputaram, dérbi a dérbi, a supremacia do país, até uma dolorosa desintegração da antiga União Jugoslávia. No passado ficaram as memórias da guerra, perante um presente que não esquecerá as cicatrizes causadas…. Neste que é um dos mais entusiasmantes clássicos da modalidade.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.