A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

- Advertisement -

4. Estrela Vermelha x FK Partizan – A luta pela supremacia nacional

Estar em Belgrado em dia de jogo entre Estrela Vermelha e Partizan é uma experiência completamente radical e imersiva. Uma cidade que se transforma e que entra em erupção com este duelo. Apesar do jogo acontecer dentro das 4 linhas, o verdadeiro espetáculo dá-se nas bancadas: um festival de pirotecnia é já imagem de marca e costuma fazer as delícias dos adeptos.

Para se entender a hostilidade entre os dois emblemas, é necessário recuar até 1945, ao final da II Guerra Mundial, altura em que os dois clubes foram fundados. A rivalidade até já vinha de trás, dos duelos entre o SK Jugoslavija (antecessor do Estrela Vermelha) e o BSK Belgrado (que viria a transferir adeptos e poderio para o recém-criado Partizan). Fortemente marcados pelas alterações e instabilidade geo-política da época, a rivalidade desportiva refletiu as lutas políticas com o recém-criado Partizan, como porta-estandarte do Exército, enquanto o Estrela Vermelha era apadrinhado pelo ministério do Interior.

Ao longo de 45 anos, os cigani (ciganos) do Estrela Vermelha e os grobari (coveiros) do Partizan (cujos estádios estão separados por 700 metros) disputaram, dérbi a dérbi, a supremacia do país, até uma dolorosa desintegração da antiga União Jugoslávia. No passado ficaram as memórias da guerra, perante um presente que não esquecerá as cicatrizes causadas…. Neste que é um dos mais entusiasmantes clássicos da modalidade.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe chega a acordo com Anderson Talisca para a renovação por mais duas temporadas

Anderson Talisca vai prolongar o seu contrato com o Fenerbahçe por mais duas temporadas. O brasileiro representou o Benfica entre 2014 e 2016.

Thomas Frank tem o pior rácio de vitórias de sempre em clubes do ‘big six’ da Premier League

Thomas Frank venceu apenas 28% dos jogos com o Tottenham, o que representa o pior registo de sempre de um treinador dos seis grandes clubes ingleses.

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.

Swansea de Vítor Matos goleia no Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Capitão do Chelsea perto do regresso após período afastado por lesão

Reece James está próximo do regresso ao Chelsea depois de ter falhado os últimos jogos devido a lesão. O capitão dos Blues deverá estar disponível para o encontro com o Leeds, marcado para terça-feira em Stamford Bridge.

Alex Oxlade-Chamberlain reforça o Celtic

O Celtic confirmou a contratação de Alex Oxlade-Chamberlain, médio internacional inglês de 32 anos. O jogador assinou até ao final da temporada.

Rui Borges procura os três pontos no Clássico: «Vamos defrontar outra grande equipa, mas aqui só se pensa em ganhar»

Rui Borges falou com a imprensa na antevisão ao Clássico diante do FC Porto. O técnico mostrou-se motivado a alcançar a vitória no Estádio do Dragão.