📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

- Advertisement -

1. CA Boca Juniors x CA River Plate – Uma rivalidade de bairro que se tornou mundial

Para muitos o dérbi mais apaixonante do mundo e que mais emoção acarreta. Uma rivalidade inigualável que divide uma cidade, um país, até mesmo um continente.

A história entre os dois colossos argentinos remonta ao início do século XX, quando ambos os clubes foram fundados num dos mais carismáticos bairros da cidade de Buenos Aires: La Boca.

O River nasceu em 1901 e ganhou o seu nome de uma inscrição num caixote que um dos seus fundadores viu enquanto trabalhava no porto. O caixote vinha de Inglaterra e tinha escrito “River Plate”, o nome que os ingleses davam ao Rio de la Plata.

Já o seu arquirrival, Boca Juniors, surgiu 4 anos depois e foi fundado por um grupo de genoveses. Desde os primeiros momentos da sua história que o Boca está associado à classe operária, com os seus adeptos provenientes da comunidade imigrante italiana, em particular da região de Génova e da Ligúria.

Por sua vez, o River é conhecido como “Los Millonarios” – nome dado pelo facto do clube, inicialmente somente três ruas de distância do Boca, ter deambulado por vários bairros de Buenos Aires, antes de se fixar, na década de 30, em Belgrano, zona mais endinheirada, situada a 13 quilómetros de distância. Facto que levou muitas pessoas da classe alta e média-alta a tornarem-se adeptas do clube.

Volvidos 107 anos depois do seu primeiro duelo, o que começou por ser uma rivalidade de bairro tornou-se numa paixão que acabou por dominar todo o futebol argentino, quer pela enorme massa adepta, quer pelos troféus conquistados – (40 pelo River e 34 pelo Boca).

Artigo revisto por Joana Mendes

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa revela que Tottenham tem 172 milhões de euros para gastar e há 1 alvo no FC Porto

O Tottenham quer realizar algumas alterações no seu plantel no próximo mercado de transferências. Samu Aghehowa é alvo dos ingleses.

Ruben Amorim fala da vitória do Manchester United e explica posicionamento de jogador: «Ajudou-o a jogar melhor»

Ruben Amorim falou depois da vitória do Manchester United contra o Newcastle United por uma bola a zero.

Marrocos e Mali empatam em jogo com 2 penáltis

Marrocos e Mali empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da CAN.

Sporting pode ter um problema sério com jogador emprestado: janeiro é para resolver tarefa complicada

O Sporting terá que resolver a situação de Biel. O jogador não entra nas contas de Rui Borges nem do Atlético Mineiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Já foi alvo do Benfica e pode regressar à La Liga: há 3 candidatos à contratação

Enes Unal representa atualmente o Bournemouth, mas já esteve na órbita do Benfica, antes de rumar a Inglaterra.

Jogador que entrou na história do Alverca vai sair do clube em janeiro

Diogo Martins não vai prosseguir a sua carreira no Alverca. O jogador prepara-se para deixar o Ribatejo no próximo mercado de transferências.

Antigo candidato a primeiro-ministro com afirmação curiosa: «O primeiro-ministro pede-nos o desempenho do Ronaldo e oferece a performance do Esgaio»

Rui Rocha, antigo líder da Iniciativa Liberal, utilizou o nome de jogadores de futebol para reagir à mensagem de Natal de Luís Montenegro.