📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

- Advertisement -

1. CA Boca Juniors x CA River Plate – Uma rivalidade de bairro que se tornou mundial

Para muitos o dérbi mais apaixonante do mundo e que mais emoção acarreta. Uma rivalidade inigualável que divide uma cidade, um país, até mesmo um continente.

A história entre os dois colossos argentinos remonta ao início do século XX, quando ambos os clubes foram fundados num dos mais carismáticos bairros da cidade de Buenos Aires: La Boca.

O River nasceu em 1901 e ganhou o seu nome de uma inscrição num caixote que um dos seus fundadores viu enquanto trabalhava no porto. O caixote vinha de Inglaterra e tinha escrito “River Plate”, o nome que os ingleses davam ao Rio de la Plata.

Já o seu arquirrival, Boca Juniors, surgiu 4 anos depois e foi fundado por um grupo de genoveses. Desde os primeiros momentos da sua história que o Boca está associado à classe operária, com os seus adeptos provenientes da comunidade imigrante italiana, em particular da região de Génova e da Ligúria.

Por sua vez, o River é conhecido como “Los Millonarios” – nome dado pelo facto do clube, inicialmente somente três ruas de distância do Boca, ter deambulado por vários bairros de Buenos Aires, antes de se fixar, na década de 30, em Belgrano, zona mais endinheirada, situada a 13 quilómetros de distância. Facto que levou muitas pessoas da classe alta e média-alta a tornarem-se adeptas do clube.

Volvidos 107 anos depois do seu primeiro duelo, o que começou por ser uma rivalidade de bairro tornou-se numa paixão que acabou por dominar todo o futebol argentino, quer pela enorme massa adepta, quer pelos troféus conquistados – (40 pelo River e 34 pelo Boca).

Artigo revisto por Joana Mendes

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.