Os 10 treinadores mais velhos ainda em atividade

Novos e velhos, maus e bons, são características cada vez menos associáveis no que aos treinadores de futebol diz respeito.

A velha ideia de que os mais experientes têm maior probabilidade de sucesso está a desvanecer-se e temos até assistido a casos representativos disso mesmo. Treinadores ainda com idade para serem jogadores têm vindo, em alguns pontos do mundo, a mostrar-se muito conhecedores de jogo e muito capazes de levarem a sua equipa a patamares mais elevados do que os esperados.

Lembro-me agora por exemplo de Julian Nagelsmann, que com 33 anos, apesar de ainda não ter ganho nada em concreto ao serviço do RB Leipzig, conseguiu meter a equipa a jogar um ótimo futebol e levá-la às meias-finais da última edição da Liga dos Campeões. Ou Rúben Amorim, que ao serviço do Sporting de Braga conseguiu bater os três grandes em Portugal e agora, no Sporting CP já venceu a Taça da Liga e levou a equipa ao primeiro lugar, entusiasmando todos os seus adeptos.

Como referi, a idade é cada vez mais um número que pouco importa. Ela é sinal de experiência, é verdade, mas nem por isso é sinónimo de sucesso. Importa cada vez mais o conhecimento que se tem do jogo, mas também o lado humano e a forma como se gere um grupo de trabalho. Ainda assim, não quero com isto descreditar os treinadores mais experientes, que continuam e continuarão a fazer parte do mundo do futebol e que certamente terão também muito sucesso durante as suas carreiras.

Alex Ferguson ou Arsène Wenger são dois bons exemplos disso mesmo, num mundo que tem espaço para todo o tipo de idades, ao que a treinadores diz respeito. É sobre os mais antigos que hoje falamos, num top 10 dos treinadores mais velhos em atividade no mundo do futebol. Alguns deles têm uma história muito bonita para contar e os seus títulos acabam por falar por si. Vejamos.

Top 10 treinadores mais velhos

Guilherme Vilabril Rodrigues
Guilherme Vilabril Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação de Comunicação Social e é um apaixonado pelo futebol. Praticante desde os três anos, desde cedo que foi rodeado por bola e por treinadores de bancada. Quer ser jornalista desportivo, e viu no Bola na Rede uma excelente oportunidade para começar a dar os primeiros toques.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...