📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 10 treinadores mais velhos ainda em atividade

- Advertisement -

Novos e velhos, maus e bons, são características cada vez menos associáveis no que aos treinadores de futebol diz respeito.

A velha ideia de que os mais experientes têm maior probabilidade de sucesso está a desvanecer-se e temos até assistido a casos representativos disso mesmo. Treinadores ainda com idade para serem jogadores têm vindo, em alguns pontos do mundo, a mostrar-se muito conhecedores de jogo e muito capazes de levarem a sua equipa a patamares mais elevados do que os esperados.

Lembro-me agora por exemplo de Julian Nagelsmann, que com 33 anos, apesar de ainda não ter ganho nada em concreto ao serviço do RB Leipzig, conseguiu meter a equipa a jogar um ótimo futebol e levá-la às meias-finais da última edição da Liga dos Campeões. Ou Rúben Amorim, que ao serviço do Sporting de Braga conseguiu bater os três grandes em Portugal e agora, no Sporting CP já venceu a Taça da Liga e levou a equipa ao primeiro lugar, entusiasmando todos os seus adeptos.

Como referi, a idade é cada vez mais um número que pouco importa. Ela é sinal de experiência, é verdade, mas nem por isso é sinónimo de sucesso. Importa cada vez mais o conhecimento que se tem do jogo, mas também o lado humano e a forma como se gere um grupo de trabalho. Ainda assim, não quero com isto descreditar os treinadores mais experientes, que continuam e continuarão a fazer parte do mundo do futebol e que certamente terão também muito sucesso durante as suas carreiras.

Alex Ferguson ou Arsène Wenger são dois bons exemplos disso mesmo, num mundo que tem espaço para todo o tipo de idades, ao que a treinadores diz respeito. É sobre os mais antigos que hoje falamos, num top 10 dos treinadores mais velhos em atividade no mundo do futebol. Alguns deles têm uma história muito bonita para contar e os seus títulos acabam por falar por si. Vejamos.

Top 10 treinadores mais velhos

Guilherme Vilabril Rodrigues
Guilherme Vilabril Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação de Comunicação Social e é um apaixonado pelo futebol. Praticante desde os três anos, desde cedo que foi rodeado por bola e por treinadores de bancada. Quer ser jornalista desportivo, e viu no Bola na Rede uma excelente oportunidade para começar a dar os primeiros toques.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.