Os 4 treinadores que mudaram o futebol

    2.

    Josep Guardiola, 50 anos – O facto de ser o único treinador ainda vivo nesta lista já é bastante revelador. Conseguir reconhecer-lhe o contributo que deu à evolução do futebol é a parte mais fácil. Difícil é pô-lo em palavras e tentar pará-lo em campo. FC Barcelona, FC Bayern Munchen e Manchester City FC; três clubes, três ligas diferentes, três rolos compressores.

    Um autêntico “papa-recordes” por onde passa e com uma capacidade incrível de adaptar-se ao plantel que tem e adaptá-lo ao seu estilo de jogo. Por onde passou reconhecem-lhe os mesmos traços; posse de bola, futebol apoiado, toques curtos. Profundamente inspirado em Rinus Michels e Johan Cruyff, os inúmeros títulos que vem conquistando são “mera” consequência da sua filosofia e forma de estar e ver o futebol.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Pires Gonçalves
    Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.