Os 4 treinadores que mudaram o futebol

    1.

    Johan Cruyff (1947-2016) – Holandês, de Amsterdam, é o símbolo máximo da filosofia de um clube, de um país, de uma forma de jogar. Esteve ao lado de Rinus Michels na seleção do “futebol total” e esteve encarregue de transpor essa filosofia para o campo e liderar uma seleção de estrelas.

    Mais tarde, construiu o “dream team” do FC Barcelona na década de 90 e por lá implementou o “cruyffismo”, que o clube adoptou sem restrições, dando prioridade à técnica sobre o físico. Esta filosofia e forma de ver o futebol permitiu o aparecimento na Catalunha não só de Messi, Xavi e Iniesta, como de Pedri, Fati ou Puig já nos dias de hoje. Foi sempre uma forte influência de Pep Guardiola e, por isso, o mestre fica à frente do aprendiz nesta lista de génios táticos do futebol.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Pires Gonçalves
    Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.