Os 5 momentos chave da carreira de Nicolas Anelka

O nome de Nicolas Anelka voltou a estar na ordem do dia. Depois da estreia do documentário da Netflix, Anelka: O Incompreendido, o avançado francês tentou explicar alguns dos muitos episódios polémicos dos quase 20 anos ligados ao futebol. 7 países, 12 clubes e uma figura emblemática que marcou uma geração.

A ambição e a irreverência já se notavam desde o primeiro treino no modesto FC Trappes. O próprio dizia, muitas vezes, que não queria ser apenas um jogador de futebol, mas sim uma estrela do desporto. O talento era tão notório que, aos 16 anos, já jogava e marcava pela equipa principal do Paris Saint-Germain. No documentário, Thierry Henry menciona que considerava o colega o melhor dos dois.

Muitos consideram a ascensão do atleta demasiado rápida. Em poucos anos, Anelka passou uma curta temporada no clube parisiense, assinando logo pelo Arsenal, e pouco depois estava no Real Madrid. Aliado a isso, a personalidade pouco ortodoxa também nunca causou consenso na comunidade futebolística.

Apesar de o documentário não explorar o outro lado da barricada, fica a ideia que é fundamental uma boa relação do jogador com a imprensa. Caso contrário, a carreira pode terminar de uma forma diferente do esperado.

Com isto, não foi nada fácil escolher apenas cinco momentos da carreira do francês. Apesar de ter caído um pouco no esquecimento nos últimos anos, só um jogador como estes poderia ter tanto material para um documentário cheio de histórias para contar. Foi, sem dúvida alguma, uma das figuras desportivas do início do século XXI.

Foto de capa: Arsenal FC

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

Benfica x Qarabag | Afogar as mágoas

Depois de um desaire açoriano, o Benfica procura afogar as mágoas junto dos seus, a contar para a competição milionária, com o Qarabag.

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique pensou em avançar por Raheem Sterling

O Bayern de Munique terá elaborado uma abordagem no último dia de transferências para contratar Raheem Sterling. Jogador não conta para Enzo Maresca.

Caos no Estádio Carlos Osório: Oliveirense x Académico de Viseu termina com violência no relvado e nas bancadas

A Oliveirense e o Académico de Viseu não foram além de um empate a duas bolas e o jogo acabou com episódios de violência.

Portugal Legends brilha e aplica goleada ao Resto do Mundo

A equipa do Portugal Legends recebeu e venceu uma equipa composta por craques do Resto do Mundo por 4-1, no Estádio José de Alvalade.