Pelé | O pontapé para a imortalidade

    Em terra de cegos, quem tem olho é Rei, e Pelé tinha dois

    Eram 1282 as formas de começar este artigo, que mais não é que uma bajulação ao tão aclamado “Rei do Futebol”, mas talvez o melhor seja começar da forma mais simples de todas: com um Obrigado.

    Um obrigado pelo contributo que deu ao mundo. Um obrigado pelo ser humano que foi. E um obrigado pela forma como revolucionou um desporto tão amado como o futebol. 

    Sem nunca o ter visto jogar e ficando apenas com vídeos supérfluos do Youtube, escrevo refugiando-me nas sábias palavras do meu avô que, quando o nome do astro brasileiro vinha à tona, apenas dizia que nunca tinha visto nada assim.

    E nunca tinha visto nada assim porque, e num mero devaneio meu, talvez não tenha existido e não exista ninguém que tenha catapultado o futebol para outra dimensão, pelo menos da mesma forma. Num mundo, onde existe uma tremenda dificuldade em conciliar conceitos como política e futebol, Pelé fê-lo. 

    Mas vamos por partes, o que dizer do génio futebolístico que era Pelé? Infelizmente não tenho memória de nenhum dos 1282 golos que fizeram do brasileiro o maior marcador de sempre ou da conquista de um campeonato do mundo com apenas 17 anos, algo que se ao dia de hoje parece difícil de alcançar, imaginemos outrora. Parafraseando, um outro génio de futebol, Neymar, “antes de Pelé, o futebol era apenas um desporto”. Um pequeno rapaz, nascido na cidade dos três corações que num piscar de olhos conquistou o coração de multidões. Um pequeno rapaz que num tempo onde as redes sociais não mais eram que meras conversas de café, conseguiu catapultar o futebol para o mediatismo internacional equiparando-o ao nível de Hollywood, como se de um filme de Steven Spielberg se tratasse. Um pequeno rapaz que se tornou no embaixador do futebol, tanto que nos dias de hoje difícil é encontrar algo que Pelé ainda não tivesse feito e, como palavras leva-as o vento, deixo-vos um vídeo que exemplifica o que aqui escrevo.

    Porém, seria redundante restringir Pelé aos golos, recordes e títulos pois o brasileiro fui muito mais que isso. Também na dimensão social e política assumiu um papel determinante. Basta relembrarmos que num país onde, diariamente, pessoas são vítimas de atitudes racistas, Pelé foi capaz de levar até ao mais alto patamar um rosto que até então seria impensável. E não só levou, como também foi amado e apreciado como se um deus se tratasse. 

    No campo político, existem histórias que davam para escrever um livro, mas confesso que existe uma que me fascina: a história de quando Pelé travou a Guerra em África. Imaginem um dos conflitos mais violentos da história de áfrica parar para a Nigéria ver o brasileiro jogar? Para que a equipa do Santos pudesse fazer a viagem em segurança, o governo decretou um cessar-fogo que teve a duração da digressão da equipa brasileira por áfrica. Ao olhar de hoje e da sociedade contemporânea, isto parece algo impensável de acontecer. E por mais romântica que esta história pareça ser, é um dos melhores exemplos do quão grande era o pequeno Pelé.

    No entanto, foi como ministro do desporto que a sua ação da dimensão política se acentuou com a criação da conhecida “Lei Pelé” que tinha como finalidade trazer mais transparência e profissionalismo ao desporto brasileiro.  

    Estes são apenas dois dos muitos exemplos que aqui poderia trazer para demonstrar o impacto que o brasileiro teve fora dos campos, mas em jeito de um resumo meio desajeitado, Pelé era um modo de estar. Uma forma de viver. 

    Creio que esse é o maior legado que Pelé deixa: um génio que dentro de campo colocou o futebol na ribalta e que fora de campo melhorou consideravelmente a sociedade. Uma inspiração para todos, nos mais diversos campos sociais. Do Futebol à Política, do mais novo ao mais velho, de Minas Gerais para o Mundo. 

    Por mais espaço que o céu tenha, nunca será suficiente para a grandiosidade de Pelé.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Duarte Amaro
    Duarte Amarohttp://www.bolanarede.pt
    Duas são as paixões que definem o Duarte: A Comunicação e o Desporto. Desde muito novo aprendeu a amar o desporto, muito por culpa dos intervenientes que o compõem. Cresceu a apreciar a mestria de Guardiola, a valentia de Rossi e a habilidade de Hamilton, poder escrever sobre estes é algo com que sempre sonhou.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manchester City pode protagonizar troca de médios com o Nottingham Forest de Nuno Espírito de Santo ou com o Bayer Leverkusen

    O Manchester City vai avançar por um novo médio no verão. James McAtee pode, em sentido contrário, deixar os cityzens.

    Aleksandr Golovin e recusa de cumprimento por Anatoliy Trubin: «Somos atletas e não inimigos»

    Aleksandr Golovin abordou a recusa de Anatoliy Trubin de o cumprimentar. Em causa conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

    Francesco Farioli está na lista do FC Porto em caso de saída de Martín Anselmi

    Francesco Farioli é um dos treinadores que o FC Porto acompanha. O técnico italiano está em destaque no Ajax.

    Fora do Ringue #24 – WWE Wrestlemania 2025

    Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo da WWE Wrestlemania e do que podemos esperar para o futuro. O que achaste do PPV?

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar ao Benfica

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao Benfica. Em causa críticas à arbitragem.

    André Silva e o FC Porto: «Uma das melhores e mais felizes fases da minha carreira»

    André Silva está emprestado pelo Leipzig ao Werder Bremen até ao final da temporada. Português recordou o FC Porto.

    Bayern Munique e Borussia Dortmund perguntam por avançado avaliado em 25 milhões de euros

    O Bayern Munique, Borussia Dortmund e o Estugarda estão interessados numa possível contratação de Tolu Arokodare ao Genk.

    Benfica pode receber mais 5 milhões de euros do Liverpool até ao final da temporada por Darwin Núñez

    O Benfica ainda espera receber mais cinco milhões de euros por Darwin Núñez. Para tal, avançado tem de somar mais uma titularidade.

    Mason Mount no Manchester United de Ruben Amorim: «Sou o primeiro a dizer que preciso de tempo de jogo consistente»

    Mason Mount representa o Manchester United desde a temporada passada. Internacional inglês diz que precisa de mais consistência.

    Nuno Borges bate antigo top-10 e segue em frente na prova: «Hala Madrid»

    Nuno Borges venceu esta segunda-feira o espanhol Pablo Carreño Busta e avançou para a próxima fase do Masters 1000 de Madrid.

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    Besiktas quer contratar avançado da Premier League e já deu passo em frente

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Niclas Fullkrug ao West Ham. Primeiro ano fora da Alemanha.

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.