Quem são os FC Bruno’s Magpies, fundados num bar em Gibraltar?

- Advertisement -

Normalmente, o sucesso dos clubes origina que os adeptos bebam em barda, mas no caso do FC Bruno’s Magpies pode-se dizer que foi a bebida que levou ao sucesso.

A fundação deste clube remete-nos a 2013, quando cinco amigos estavam a beber (demasiado) num bar na marina de Gibraltar, a poucos mais de duzentos metros do Victoria Stadium e porventura decidiram criar uma equipa de futebol. O nome do bar ficaria marcado para sempre na história do clube, o Bruno’s Bar & Restaurant originou o Bruno’s Magpies, agora FCB Magpies.

Louis Perry era um simples jovem de 18 anos que tinha ainda jogado nos escalões de formação do Portsmouth, cuja família tinha-se mudado para Gibraltar e adquirido o bar. Com a emigração não tinha clube e então decidiu, junto com uns amigos, criar o seu. Existia um senão, para inscrever o clube era necessária uma quantia que o jovem não tinha e aí entra Mick Embleton na história, que não só financiaria o clube, como também seria o treinador principal com uma condição apenas, colocar “Magpies” no nome, visto ser um enorme fã do Newcastle.

FCB Magpies 2
Fonte: FCB Magpies

A equipa não passou de umas meras colocações a meio da tabela da segunda divisão nas primeiras duas temporadas até que, ao longo do tempo, com as entradas de patrocinadores começaram efetivamente a lutar por algo. Em 2018/2019 fizeram a dobradinha conquistando a segunda divisão gibraltina e a respetiva taça. Estas conquistas não passaram impunes de investimento, já que Haig Oundjian (o senhor à esquerda), ex-patinador artístico inglês que marcou presença em diversos jogos olímpicos, abandonaria o Watford e assumiria o cargo de vice-presidente e diretor de futebol.

A equipa deu o salto quando o jovem Nathan Rooney, em meados da época 2021/2022, chegou para treinar o clube, oriundo do Colne FC dos escalões baixos do futebol inglês.

FCB Magpies
Fonte: FCB Magpies

Conquistou o seu primeiro título, a Rock Cup em 2023, e a Supertaça na época seguinte. Em três tentativas, levou o clube à qualificação da Conference League por três vezes. Da primeira e da segunda vez não passou da primeira eliminatória tendo caído para o Crusaders FC da Irlanda do Norte e para os irlandeses do Dundalk FC, respetivamente.

Na época atual já assegurou a passagem à segunda eliminatória da mesma competição onde irá defrontar os dinamarqueses do Copenhaga, após ter eliminado o Derry City FC, da Irlanda.

Por todas estas razões e mais algumas, como o facto de Nathan Rooney ter feito um interregno na sua passagem pelo clube para treinar o SC Espinho por cerca de três meses, entre julho e setembro de 2023, o FC Magpies é um clube a seguir.

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Michaely Bihina regressa ao Benfica após brilhar na CAN 2026: «É sempre bom voltar a casa»

Michaely Bihina está de regresso ao Benfica, depois de ter brilhado na CAN feminina pelos Camarões. A guardiã foi eleita a melhor do torneio.

Newcastle fecha internacional belga por 60 milhões de euros (+ variáveis)

Matías Fernández-Pardo vai deixar o Lille e passar a jogar pelo Newcastle. Transferência ronda os 60 milhões de euros (mais variáveis).

Foi apontado ao FC Porto e é reforço do Genk

O Genk anunciou a contratação de Benjamin Tahirovic. O médio chegou a ser apontado ao FC Porto, durante este mercado.

Atlético Madrid fecha avançado da Juventus e terá opção de compra de 25 milhões de euros

Jonathan David vai ser emprestado pela Juventus ao Atlético Madrid num negócio com opção de compra de 25 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Souza já chegou a Portugal para reforçar o FC Porto

Esta terça-feira, Souza aterrou em Portugal, onde cumprirá o empréstimo ao FC Porto, proveniente do Tottenham.

Real Madrid de José Mourinho confirma contratação de Sergio Martínez

O Real Madrid garantiu a contratação de Sergio Martínez. O médio vai reforçar a equipa do Castilla nesta temporada.

Carlos Carvalhal e Luís Pinto analisam o jogo entre Famalicão e Gil Vicente: «Foi o nosso melhor jogo deste ano»

Carlos Carvalhal e Luís Pinto analisam empate a zeros entre o Famalicão e o Gil Vicente, na 4.ª jornada da Primeira Liga.