📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem são os FC Bruno’s Magpies, fundados num bar em Gibraltar?

- Advertisement -

Normalmente, o sucesso dos clubes origina que os adeptos bebam em barda, mas no caso do FC Bruno’s Magpies pode-se dizer que foi a bebida que levou ao sucesso.

A fundação deste clube remete-nos a 2013, quando cinco amigos estavam a beber (demasiado) num bar na marina de Gibraltar, a poucos mais de duzentos metros do Victoria Stadium e porventura decidiram criar uma equipa de futebol. O nome do bar ficaria marcado para sempre na história do clube, o Bruno’s Bar & Restaurant originou o Bruno’s Magpies, agora FCB Magpies.

Louis Perry era um simples jovem de 18 anos que tinha ainda jogado nos escalões de formação do Portsmouth, cuja família tinha-se mudado para Gibraltar e adquirido o bar. Com a emigração não tinha clube e então decidiu, junto com uns amigos, criar o seu. Existia um senão, para inscrever o clube era necessária uma quantia que o jovem não tinha e aí entra Mick Embleton na história, que não só financiaria o clube, como também seria o treinador principal com uma condição apenas, colocar “Magpies” no nome, visto ser um enorme fã do Newcastle.

FCB Magpies 2
Fonte: FCB Magpies

A equipa não passou de umas meras colocações a meio da tabela da segunda divisão nas primeiras duas temporadas até que, ao longo do tempo, com as entradas de patrocinadores começaram efetivamente a lutar por algo. Em 2018/2019 fizeram a dobradinha conquistando a segunda divisão gibraltina e a respetiva taça. Estas conquistas não passaram impunes de investimento, já que Haig Oundjian (o senhor à esquerda), ex-patinador artístico inglês que marcou presença em diversos jogos olímpicos, abandonaria o Watford e assumiria o cargo de vice-presidente e diretor de futebol.

A equipa deu o salto quando o jovem Nathan Rooney, em meados da época 2021/2022, chegou para treinar o clube, oriundo do Colne FC dos escalões baixos do futebol inglês.

FCB Magpies
Fonte: FCB Magpies

Conquistou o seu primeiro título, a Rock Cup em 2023, e a Supertaça na época seguinte. Em três tentativas, levou o clube à qualificação da Conference League por três vezes. Da primeira e da segunda vez não passou da primeira eliminatória tendo caído para o Crusaders FC da Irlanda do Norte e para os irlandeses do Dundalk FC, respetivamente.

Na época atual já assegurou a passagem à segunda eliminatória da mesma competição onde irá defrontar os dinamarqueses do Copenhaga, após ter eliminado o Derry City FC, da Irlanda.

Por todas estas razões e mais algumas, como o facto de Nathan Rooney ter feito um interregno na sua passagem pelo clube para treinar o SC Espinho por cerca de três meses, entre julho e setembro de 2023, o FC Magpies é um clube a seguir.

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Erling Haaland já marcou contra o Fulham e torna-se no jogador mais rápido da história da Premier League a chegar aos 100 golos

Erling Haaland chegou à marca dos 100 golos na Premier League. Avançado do Manchester City é o mais rápido da história a atingir esta marca.

Companheiro de Prestianni: Benfica interessado em avançado que esteve no Mundial Sub-20

O Benfica está interessado em Ian Subiabre, avançado de 18 anos do River Plate. Marcelo Gallardo pretende a sua continuidade.

Ex-FC Porto Luís Díaz em Inglaterra: «Foi um jogador muito bom para o Liverpool, mas não foi excecional»

Jamie Carragher, ex-jogador do Liverpool, deu a sua opinião sobre a passagem de Luis Díaz por Anfield e a venda para a Alemanha.

Cucurella revela que podia ter rumado a outro gigante da Premier League: «Eu queria ir»

Marc Cucurella queria ter rumado ao Manchester City. No entanto, o Brighton e os Citizens não chegaram a alcançar acordo.

PUB

Mais Artigos Populares

Yaya Sithole vai ser baixa no CD Tondela após ser convocado para a CAN 2025

Yaya Sithole foi convocado para competir na CAN pela Seleção da África do Sul. Será assim baixa do CD Tondela até ao fim da sua participação.

Direção do Palmeiras mantém confiança em Abel Ferreira

Após a derrota na final da Taça Libertadores frente ao Flamengo, a direção do Palmeiras pretende a continuidade de Abel Ferreira.

Ibrahima Camará em prisão preventiva por alegada violação

Ibrahima Camará, jogador com passagens pelo Braga, Moreirense e Boavista, foi colocado em prisão preventiva devido a uma alegada violação.