Quem são os FC Bruno’s Magpies, fundados num bar em Gibraltar?

- Advertisement -

Normalmente, o sucesso dos clubes origina que os adeptos bebam em barda, mas no caso do FC Bruno’s Magpies pode-se dizer que foi a bebida que levou ao sucesso.

A fundação deste clube remete-nos a 2013, quando cinco amigos estavam a beber (demasiado) num bar na marina de Gibraltar, a poucos mais de duzentos metros do Victoria Stadium e porventura decidiram criar uma equipa de futebol. O nome do bar ficaria marcado para sempre na história do clube, o Bruno’s Bar & Restaurant originou o Bruno’s Magpies, agora FCB Magpies.

Louis Perry era um simples jovem de 18 anos que tinha ainda jogado nos escalões de formação do Portsmouth, cuja família tinha-se mudado para Gibraltar e adquirido o bar. Com a emigração não tinha clube e então decidiu, junto com uns amigos, criar o seu. Existia um senão, para inscrever o clube era necessária uma quantia que o jovem não tinha e aí entra Mick Embleton na história, que não só financiaria o clube, como também seria o treinador principal com uma condição apenas, colocar “Magpies” no nome, visto ser um enorme fã do Newcastle.

FCB Magpies 2
Fonte: FCB Magpies

A equipa não passou de umas meras colocações a meio da tabela da segunda divisão nas primeiras duas temporadas até que, ao longo do tempo, com as entradas de patrocinadores começaram efetivamente a lutar por algo. Em 2018/2019 fizeram a dobradinha conquistando a segunda divisão gibraltina e a respetiva taça. Estas conquistas não passaram impunes de investimento, já que Haig Oundjian (o senhor à esquerda), ex-patinador artístico inglês que marcou presença em diversos jogos olímpicos, abandonaria o Watford e assumiria o cargo de vice-presidente e diretor de futebol.

A equipa deu o salto quando o jovem Nathan Rooney, em meados da época 2021/2022, chegou para treinar o clube, oriundo do Colne FC dos escalões baixos do futebol inglês.

FCB Magpies
Fonte: FCB Magpies

Conquistou o seu primeiro título, a Rock Cup em 2023, e a Supertaça na época seguinte. Em três tentativas, levou o clube à qualificação da Conference League por três vezes. Da primeira e da segunda vez não passou da primeira eliminatória tendo caído para o Crusaders FC da Irlanda do Norte e para os irlandeses do Dundalk FC, respetivamente.

Na época atual já assegurou a passagem à segunda eliminatória da mesma competição onde irá defrontar os dinamarqueses do Copenhaga, após ter eliminado o Derry City FC, da Irlanda.

Por todas estas razões e mais algumas, como o facto de Nathan Rooney ter feito um interregno na sua passagem pelo clube para treinar o SC Espinho por cerca de três meses, entre julho e setembro de 2023, o FC Magpies é um clube a seguir.

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga confirma mudança na equipa técnica da equipa B: Rúben Teles é o novo treinador

O Braga oficializou mudanças na equipa B e já tem novo treinador: Rúben Teles, assinou contrato até ao final da temporada.

Eis o Ranking UEFA depois do empate entre Atlético Madrid e Arsenal na Champions League

Já é conhecido o Ranking UEFA depois do empate entre Atlético Madrid e Arsenal. Inglaterra e Espanha somam pontos.

Filippo Gaidão assina contrato profissional com o Benfica

Filippo Gaidão, de 17 anos, assinou um contrato profissional com o Benfica. O guarda-redes representa o clube há três temporadas.

Miguel Lopes reforça estrutura do Estrela da Amadora

O antigo capitão do Estrela da Amadora, Miguel Lopes, regressa ao clube para integrar a equipa técnica e a estrutura do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa brasileira aponta Filipe Luís ao comando técnico do Benfica

Filipe Luís está na lista do Benfica para suceder a José Mourinho. Nome do treinador brasileiro é do agrado do clube encarnado.

Rui Borges depois de mais um desaire do Sporting: «Não era o melhor treinador do mundo há 15 dias e agora não sou o...

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Tondela. Empate por 2-2 para a jornada 26 da Primeira Liga.

Gonçalo Feio e o empate resgatado nos descontos em Alvalade: «Um pouco mais confiantes pelo ponto conquistado»

Gonçalo Feio analisou o desfecho do Sporting x Tondela. Empate por 2-2 para a jornada 26 da Primeira Liga.