Quem são os FC Bruno’s Magpies, fundados num bar em Gibraltar?

Normalmente, o sucesso dos clubes origina que os adeptos bebam em barda, mas no caso do FC Bruno’s Magpies pode-se dizer que foi a bebida que levou ao sucesso.

A fundação deste clube remete-nos a 2013, quando cinco amigos estavam a beber (demasiado) num bar na marina de Gibraltar, a poucos mais de duzentos metros do Victoria Stadium e porventura decidiram criar uma equipa de futebol. O nome do bar ficaria marcado para sempre na história do clube, o Bruno’s Bar & Restaurant originou o Bruno’s Magpies, agora FCB Magpies.

Louis Perry era um simples jovem de 18 anos que tinha ainda jogado nos escalões de formação do Portsmouth, cuja família tinha-se mudado para Gibraltar e adquirido o bar. Com a emigração não tinha clube e então decidiu, junto com uns amigos, criar o seu. Existia um senão, para inscrever o clube era necessária uma quantia que o jovem não tinha e aí entra Mick Embleton na história, que não só financiaria o clube, como também seria o treinador principal com uma condição apenas, colocar “Magpies” no nome, visto ser um enorme fã do Newcastle.

FCB Magpies 2
Fonte: FCB Magpies

A equipa não passou de umas meras colocações a meio da tabela da segunda divisão nas primeiras duas temporadas até que, ao longo do tempo, com as entradas de patrocinadores começaram efetivamente a lutar por algo. Em 2018/2019 fizeram a dobradinha conquistando a segunda divisão gibraltina e a respetiva taça. Estas conquistas não passaram impunes de investimento, já que Haig Oundjian (o senhor à esquerda), ex-patinador artístico inglês que marcou presença em diversos jogos olímpicos, abandonaria o Watford e assumiria o cargo de vice-presidente e diretor de futebol.

A equipa deu o salto quando o jovem Nathan Rooney, em meados da época 2021/2022, chegou para treinar o clube, oriundo do Colne FC dos escalões baixos do futebol inglês.

FCB Magpies
Fonte: FCB Magpies

Conquistou o seu primeiro título, a Rock Cup em 2023, e a Supertaça na época seguinte. Em três tentativas, levou o clube à qualificação da Conference League por três vezes. Da primeira e da segunda vez não passou da primeira eliminatória tendo caído para o Crusaders FC da Irlanda do Norte e para os irlandeses do Dundalk FC, respetivamente.

Na época atual já assegurou a passagem à segunda eliminatória da mesma competição onde irá defrontar os dinamarqueses do Copenhaga, após ter eliminado o Derry City FC, da Irlanda.

Por todas estas razões e mais algumas, como o facto de Nathan Rooney ter feito um interregno na sua passagem pelo clube para treinar o SC Espinho por cerca de três meses, entre julho e setembro de 2023, o FC Magpies é um clube a seguir.

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting e Benfica unidos pela mesma causa: equipas dividiram pagamento de avião privado

O Sporting e o Benfica decidiram pagar um avião privado para garantirem os regressos mais rápidos de Luis Suárez e Richard Ríos.

Rodrigo Mora e o mercado: «As notícias chegam-me sempre, eu peço para que não mandem porque não gosto mesmo de ver»

Rodrigo Mora é um dos jogadores com mais potencial do FC Porto e um dos destaques do futebol nacional. O jogador falou sobre o seu atual momento.

Vitória SC com as portas abertas: os jogadores que saíram de Guimarães nas últimas semanas

O Vitória SC perdeu vários nomes no mercado de transferências de verão e existem jogadores que ainda podem deixar o Minho.

Benfica: Bruno Lage com ‘entrave’ para a partida contra o Santa Clara

O Benfica já começou a preparar a partida frente ao Santa Clara, mas apenas vai realizar um treino com o plantel completo.

PUB

Mais Artigos Populares

Amar Dedic deixa mensagem breve depois de revelada a sua lesão

Amar Dedic já deixou uma mensagem nas suas redes sociais a tranquilizar os adeptos do Benfica, depois de revelada a sua lesão.

Reinaldo Teixeira comenta polémicas relacionadas com futuros jogos do FC Porto: «À Liga cabe avaliar e tomar decisões com base nos regulamentos»

Reinaldo Teixeira abordou a polémica que envolveu as partidas do Nacional da Madeira e do Arouca frente ao FC Porto, que se realizam em setembro.

Seguem as saídas: Vitória SC perto de perder mais um jogador

O Vitória SC está perto de ver Nuno Santos rumar ao futebol russo. O médio ofensivo está a um passo de assinar pelo Sochi.