Quem são os FC Bruno’s Magpies, fundados num bar em Gibraltar?

- Advertisement -

Normalmente, o sucesso dos clubes origina que os adeptos bebam em barda, mas no caso do FC Bruno’s Magpies pode-se dizer que foi a bebida que levou ao sucesso.

A fundação deste clube remete-nos a 2013, quando cinco amigos estavam a beber (demasiado) num bar na marina de Gibraltar, a poucos mais de duzentos metros do Victoria Stadium e porventura decidiram criar uma equipa de futebol. O nome do bar ficaria marcado para sempre na história do clube, o Bruno’s Bar & Restaurant originou o Bruno’s Magpies, agora FCB Magpies.

Louis Perry era um simples jovem de 18 anos que tinha ainda jogado nos escalões de formação do Portsmouth, cuja família tinha-se mudado para Gibraltar e adquirido o bar. Com a emigração não tinha clube e então decidiu, junto com uns amigos, criar o seu. Existia um senão, para inscrever o clube era necessária uma quantia que o jovem não tinha e aí entra Mick Embleton na história, que não só financiaria o clube, como também seria o treinador principal com uma condição apenas, colocar “Magpies” no nome, visto ser um enorme fã do Newcastle.

FCB Magpies 2
Fonte: FCB Magpies

A equipa não passou de umas meras colocações a meio da tabela da segunda divisão nas primeiras duas temporadas até que, ao longo do tempo, com as entradas de patrocinadores começaram efetivamente a lutar por algo. Em 2018/2019 fizeram a dobradinha conquistando a segunda divisão gibraltina e a respetiva taça. Estas conquistas não passaram impunes de investimento, já que Haig Oundjian (o senhor à esquerda), ex-patinador artístico inglês que marcou presença em diversos jogos olímpicos, abandonaria o Watford e assumiria o cargo de vice-presidente e diretor de futebol.

A equipa deu o salto quando o jovem Nathan Rooney, em meados da época 2021/2022, chegou para treinar o clube, oriundo do Colne FC dos escalões baixos do futebol inglês.

FCB Magpies
Fonte: FCB Magpies

Conquistou o seu primeiro título, a Rock Cup em 2023, e a Supertaça na época seguinte. Em três tentativas, levou o clube à qualificação da Conference League por três vezes. Da primeira e da segunda vez não passou da primeira eliminatória tendo caído para o Crusaders FC da Irlanda do Norte e para os irlandeses do Dundalk FC, respetivamente.

Na época atual já assegurou a passagem à segunda eliminatória da mesma competição onde irá defrontar os dinamarqueses do Copenhaga, após ter eliminado o Derry City FC, da Irlanda.

Por todas estas razões e mais algumas, como o facto de Nathan Rooney ter feito um interregno na sua passagem pelo clube para treinar o SC Espinho por cerca de três meses, entre julho e setembro de 2023, o FC Magpies é um clube a seguir.

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Alessandro Circati

A contratação de Alessandro Circati pelo Benfica surge como uma resposta necessária às carências defensivas do plantel.

4.ª jornada a começar: Onde ver o Rio Ave x Sporting para a Primeira Liga?

O Rio Ave x Sporting joga-se esta sexta-feira para a quarta jornada da Primeira Liga. Duelo será transmitido na Sport TV 1.

António Salvador: «Podem contar com um Braga ambicioso e ciente da sua responsabilidade europeia que tudo fará para chegar o mais longe possível na...

O Braga eliminou o Áustria de Viena e vai estar na fase de liga da Conference League. Eis a reação do presidente António Salvador.

Dérbi de Porto Alegre: Grémio de Luís Castro empata com Internacional para a Taça do Brasil

O Grémio de Luís Castro empatou 0-0 com o Internacional na primeira mão dos quartos de final da Taça do Brasil.

PUB

Mais Artigos Populares

Christy Ucheibe troca o Benfica pelo Al Hilal

Christy Ucheibe deixou o Benfica, depois de seis anos no clube encarnado. A internacional nigeriana assinou pelo Al Hilal.

Conhece os 9 treinadores portugueses na Europa League e Conference League

Há, entre a Europa LEague e a Conference League, nove treinadores portugueses. Maior concentração na 2.ª competição da UEFA.

Sorteio da Champions League: sonhos, desafios e grandes duelos

O formato mais recente da Champions League, ao contrário do anterior, está nitidamente desenhado para muitos grandes jogos