Quem são os FC Bruno’s Magpies, fundados num bar em Gibraltar?

- Advertisement -

Normalmente, o sucesso dos clubes origina que os adeptos bebam em barda, mas no caso do FC Bruno’s Magpies pode-se dizer que foi a bebida que levou ao sucesso.

A fundação deste clube remete-nos a 2013, quando cinco amigos estavam a beber (demasiado) num bar na marina de Gibraltar, a poucos mais de duzentos metros do Victoria Stadium e porventura decidiram criar uma equipa de futebol. O nome do bar ficaria marcado para sempre na história do clube, o Bruno’s Bar & Restaurant originou o Bruno’s Magpies, agora FCB Magpies.

Louis Perry era um simples jovem de 18 anos que tinha ainda jogado nos escalões de formação do Portsmouth, cuja família tinha-se mudado para Gibraltar e adquirido o bar. Com a emigração não tinha clube e então decidiu, junto com uns amigos, criar o seu. Existia um senão, para inscrever o clube era necessária uma quantia que o jovem não tinha e aí entra Mick Embleton na história, que não só financiaria o clube, como também seria o treinador principal com uma condição apenas, colocar “Magpies” no nome, visto ser um enorme fã do Newcastle.

FCB Magpies 2
Fonte: FCB Magpies

A equipa não passou de umas meras colocações a meio da tabela da segunda divisão nas primeiras duas temporadas até que, ao longo do tempo, com as entradas de patrocinadores começaram efetivamente a lutar por algo. Em 2018/2019 fizeram a dobradinha conquistando a segunda divisão gibraltina e a respetiva taça. Estas conquistas não passaram impunes de investimento, já que Haig Oundjian (o senhor à esquerda), ex-patinador artístico inglês que marcou presença em diversos jogos olímpicos, abandonaria o Watford e assumiria o cargo de vice-presidente e diretor de futebol.

A equipa deu o salto quando o jovem Nathan Rooney, em meados da época 2021/2022, chegou para treinar o clube, oriundo do Colne FC dos escalões baixos do futebol inglês.

FCB Magpies
Fonte: FCB Magpies

Conquistou o seu primeiro título, a Rock Cup em 2023, e a Supertaça na época seguinte. Em três tentativas, levou o clube à qualificação da Conference League por três vezes. Da primeira e da segunda vez não passou da primeira eliminatória tendo caído para o Crusaders FC da Irlanda do Norte e para os irlandeses do Dundalk FC, respetivamente.

Na época atual já assegurou a passagem à segunda eliminatória da mesma competição onde irá defrontar os dinamarqueses do Copenhaga, após ter eliminado o Derry City FC, da Irlanda.

Por todas estas razões e mais algumas, como o facto de Nathan Rooney ter feito um interregno na sua passagem pelo clube para treinar o SC Espinho por cerca de três meses, entre julho e setembro de 2023, o FC Magpies é um clube a seguir.

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Olhar tático à estreia do FC Porto na Primeira Liga: as dificuldades criadas pelo Alverca e o impacto posicional do médio defensivo nos dragões

Análise e relatório tático da estreia de FC Porto e Alverca na Primeira Liga: as nuances de Sérgio Ferreira e o posicionamento de Alan Varela.

Sporting: Ousmane Diomande já faz exames médicos e há data provável para a oficialização

Ousmane Diomande vai deixar o Sporting e reforçar o Nottingham Forest. Defesa-central deverá ser oficializado nesta terça-feira.

Al Diriyah de Bruno Lage chega a acordo por internacional brasileiro

Malcom deve ser emprestado pelo Al Hilal ao Al Diriyah de Bruno Lage. Clubes da Arábia Saudita chegaram a acordo.

UEFA, AFC e CONCACAF unem-se para exigir explicações a Gianni Infantino: «Uma quebra fundamental de confiança com as próprias instituições que a FIFA existe...

Nova correspondência da UEFA, AFC e CONCACAF para a FIFA. Três confederações tecem acusações e exigem explicações a Gianni Infantino.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Velho a treinar à parte no Farense enquanto espera pelo futuro resolvido e por transferência em definitivo

Ricardo Velho continua a aguardar a definição do futuro. Guarda-redes treina à parte e aguarda por propostas.

PSG mais perto de fechar Ferran Torres: eis os valores

Ferran Torres está mais perto de reforçar o PSG neste verão. Há proposta de 50 milhões de euros e conversas a avançar.

AC Milan de Ruben Amorim rejeita 40 milhões de euros por Rafael Leão e define preço para vender o internacional português

O Galatasaray subiu a parada, mas ainda não conseguiu convencer o AC Milan. Turcos viram proposta rejeitada por Rafael Leão.