Última horaRelatório e Contas: FC Porto SAD apresenta saldo negativo de 21,1 milhões de euros em 2025/26
Publicidade

Rangers FC x Celtic FC: Old Firm para bracarense ver

Vasco Borges · 4 min

Rangers FC x Celtic FC: Old Firm para bracarense ver
Foto: Celtic FC

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Liga escocesa, Jornada 32: sábado, 12h00, 3 de abril de 2022

ANTEVISÃO: O TÍTULO NÃO FICA DECIDIDO, MAS PODE FICAR ENCAMINHADO

Pelo menos três ou quatro vezes por época, as atenções lá se viram para a liga escocesa, normalmente ofuscada pelo melhor campeonato do mundo, que se joga apenas alguns quilómetros a sul. Rangers e Celtic são dois clubes, cuja dimensão e história ultrapassam, e muito, os limites de Glasgow e até do Reino Unido. Hoje, protagonizam a 270ª edição de um dos maiores clássicos do futebol mundial: O Old Firm derby.

UM DOS JOGOS COM MAIOR HISTÓRIA, TRADIÇÃO E RIVALIDADE DO MUNDO E UM JOGO SEMPRE DE TRIPLA, QUEM LEVA A MELHOR NO OLD FIRM? APOSTA COM A BWIN!

Dizer que vão estar frente os dois maiores clubes da Escócia é um eufemismo. Juntos têm 107 títulos de campeão (55 do Rangers e 52 do Celtic). O último a conseguir destroná-los foi um tal de Alex Ferguson – agora, ‘Sir’ – aos comandos do Aberdeen FC… em 1984/1985.

Os católicos do Celtic têm dominado na última década, mas foram os protestantes do Rangers a levar o último título para casa, depois de um jejum de dez anos que teve um recomeço desde a 4ª divisão pelo meio. O obreiro desse troféu, Steven Gerrard, já saiu, recrutado, como tantas vezes acontece com os melhores destes clubes, para o futebol inglês. Gio Van Bronckhorst, ex-jogador do clube, veio em substituição e não se tem dado mal, no entanto chega ao Old Firm com três pontos de desvantagem para os rivais.

Estamos na penúltima jornada, mas apenas da fase regular, pelo que o Celtic não aspira ser campeão no Ibrox Stadium. Mas os três pontos não perdem importância por isso. É que a fase final só tem cinco jornadas e os clubes começam com o exato número de pontos que conquistaram nas primeiras 33 jornadas.

Pelo que não se esperam poupanças do lado do Rangers, que na próxima quinta-feira joga com o SC Braga, nos quartos-de-final da Liga Europa. Os bracarenses bateram o SL Benfica na sexta-feira e vão estar no sofá de olhos postos no Old Firm, sabendo que terão a vantagem de ter quase mais dois dias de descanso.

Do lado católico há um português, que encaixou que nem uma luva na equipa: Jota. 10 golos e 10 assistências, fazem dele o elemento mais decisivo entre um ataque muito bem servido e invulgarmente internacional. Para além do português foram ao Japão ‘buscar’ Furuhashi (16 golos) e Maeda (seis), a Israel contratar Liel Abada (14 golos e nove assistências) e à Holanda ‘recrutar’ o grego Giakoumakis (12 golos). Caso para dizer que o Celtic arriscou no mercado de verão e está a recolher os frutos.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O primeiro jogo oficial disputado entre estes dois clubes remonta à época 1894/1895
  2. O Celtic leva vantagem nos 269 jogos até agora disputados: 108 vitórias, contra 94 dos rivais (67 empates)
  3. Olhando aos golos também foram os católicos a festejar mais vezes: 399, contra 364
  4. No Ibrox Stadium, estádio do Rangers, a vantagem vai para os da casa: 61 triunfos, contra 35 (34 empates)
  5. Nos últimos quatro dérbis, a equipa que jogou em casa ganhou sempre
  6. O Celtic não vence no terreno do Rangers desde setembro de 2019
  7. Ally McCoist (Rangers) é melhor marcador de sempre do Old Firm, com 27 golos, apontados em 55 jogos entre 1983 e 1998.
  8. Do lado do Celtic, o máximo goleador é Jimmy McGrory, com 22 golos em 35 jogos, entre 1923 e 1938
  9. Quatro portugueses jogaram o Old Firm pelo Rangers: Candeias (nove jogos e um golo, entre 2017 a 2019); Pedro Mendes (seis jogos e um golo, entre 2008 e 2009); Bruno Alves (três jogos, em 2017/2018) e Fábio Cardoso (dois jogos, em 2017/2018)
  10. No Celtic, Jota é o segundo luso no dérbi escocês, depois de Jorge Cadete (três 3 jogos, em 1996/1997)

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Kemar Roofe – Com o principal goleador, Alfredo Morelos, de fora por lesão, deverá ser Kemar Roofe a assumir as despesas do ataque. O avançado jamaicano tem um registo interessante esta época (12 golos), mas estará à altura do Old Firm?

Jota – Naturalmente, as atenções portuguesas viram-se para o avançado do Celtic. Na estreia no dérbi de Glasgow, em fevereiro, jogou 87 minutos e agora ao primeiro golo, que o tornaria no primeiro português a marcar no Old Firm com a camisola dos católicos.

 

XI’S PROVÁVEIS

 Rangers FC: McGregor; Tavernier, Goldson, Helander, Bassey; Lundstram, Kamara, Arfield; Kent, Ramsay, Roofe

Treinador: Gio Van Bronckhorst

“Claro que é um jogo especial, mas temos de nos focar no mais importante que é ganhar”.

 

Celtic FC: Hart; Juranovic, Carter-Vickers, Starfelt, Taylor; McGregor, Bitton, Rogic; Furuashi, Jota, Giakoumakis

Treinador: Anges Postecgoclu

“Vai ser um grande desafio e podem sair grandes consequências deste jogo, mas estamos numa posição e tenho a certeza de que os jogadores estão ansiosos por entrar em campo”

PREVISÃO RESULTADO: RANGERS FC 2-2 CELTIC FC
Vasco Borges

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.