📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rangers FC x Celtic FC: Old Firm para bracarense ver

- Advertisement -

Liga escocesa, Jornada 32: sábado, 12h00, 3 de abril de 2022

ANTEVISÃO: O TÍTULO NÃO FICA DECIDIDO, MAS PODE FICAR ENCAMINHADO

Pelo menos três ou quatro vezes por época, as atenções lá se viram para a liga escocesa, normalmente ofuscada pelo melhor campeonato do mundo, que se joga apenas alguns quilómetros a sul. Rangers e Celtic são dois clubes, cuja dimensão e história ultrapassam, e muito, os limites de Glasgow e até do Reino Unido. Hoje, protagonizam a 270ª edição de um dos maiores clássicos do futebol mundial: O Old Firm derby.

UM DOS JOGOS COM MAIOR HISTÓRIA, TRADIÇÃO E RIVALIDADE DO MUNDO E UM JOGO SEMPRE DE TRIPLA, QUEM LEVA A MELHOR NO OLD FIRM? APOSTA COM A BWIN!

Dizer que vão estar frente os dois maiores clubes da Escócia é um eufemismo. Juntos têm 107 títulos de campeão (55 do Rangers e 52 do Celtic). O último a conseguir destroná-los foi um tal de Alex Ferguson – agora, ‘Sir’ – aos comandos do Aberdeen FC… em 1984/1985.

Os católicos do Celtic têm dominado na última década, mas foram os protestantes do Rangers a levar o último título para casa, depois de um jejum de dez anos que teve um recomeço desde a 4ª divisão pelo meio. O obreiro desse troféu, Steven Gerrard, já saiu, recrutado, como tantas vezes acontece com os melhores destes clubes, para o futebol inglês. Gio Van Bronckhorst, ex-jogador do clube, veio em substituição e não se tem dado mal, no entanto chega ao Old Firm com três pontos de desvantagem para os rivais.

Estamos na penúltima jornada, mas apenas da fase regular, pelo que o Celtic não aspira ser campeão no Ibrox Stadium. Mas os três pontos não perdem importância por isso. É que a fase final só tem cinco jornadas e os clubes começam com o exato número de pontos que conquistaram nas primeiras 33 jornadas.

Pelo que não se esperam poupanças do lado do Rangers, que na próxima quinta-feira joga com o SC Braga, nos quartos-de-final da Liga Europa. Os bracarenses bateram o SL Benfica na sexta-feira e vão estar no sofá de olhos postos no Old Firm, sabendo que terão a vantagem de ter quase mais dois dias de descanso.

Do lado católico há um português, que encaixou que nem uma luva na equipa: Jota. 10 golos e 10 assistências, fazem dele o elemento mais decisivo entre um ataque muito bem servido e invulgarmente internacional. Para além do português foram ao Japão ‘buscar’ Furuhashi (16 golos) e Maeda (seis), a Israel contratar Liel Abada (14 golos e nove assistências) e à Holanda ‘recrutar’ o grego Giakoumakis (12 golos). Caso para dizer que o Celtic arriscou no mercado de verão e está a recolher os frutos.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O primeiro jogo oficial disputado entre estes dois clubes remonta à época 1894/1895
  2. O Celtic leva vantagem nos 269 jogos até agora disputados: 108 vitórias, contra 94 dos rivais (67 empates)
  3. Olhando aos golos também foram os católicos a festejar mais vezes: 399, contra 364
  4. No Ibrox Stadium, estádio do Rangers, a vantagem vai para os da casa: 61 triunfos, contra 35 (34 empates)
  5. Nos últimos quatro dérbis, a equipa que jogou em casa ganhou sempre
  6. O Celtic não vence no terreno do Rangers desde setembro de 2019
  7. Ally McCoist (Rangers) é melhor marcador de sempre do Old Firm, com 27 golos, apontados em 55 jogos entre 1983 e 1998.
  8. Do lado do Celtic, o máximo goleador é Jimmy McGrory, com 22 golos em 35 jogos, entre 1923 e 1938
  9. Quatro portugueses jogaram o Old Firm pelo Rangers: Candeias (nove jogos e um golo, entre 2017 a 2019); Pedro Mendes (seis jogos e um golo, entre 2008 e 2009); Bruno Alves (três jogos, em 2017/2018) e Fábio Cardoso (dois jogos, em 2017/2018)
  10. No Celtic, Jota é o segundo luso no dérbi escocês, depois de Jorge Cadete (três 3 jogos, em 1996/1997)

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Kemar Roofe – Com o principal goleador, Alfredo Morelos, de fora por lesão, deverá ser Kemar Roofe a assumir as despesas do ataque. O avançado jamaicano tem um registo interessante esta época (12 golos), mas estará à altura do Old Firm?

Jota – Naturalmente, as atenções portuguesas viram-se para o avançado do Celtic. Na estreia no dérbi de Glasgow, em fevereiro, jogou 87 minutos e agora ao primeiro golo, que o tornaria no primeiro português a marcar no Old Firm com a camisola dos católicos.

 

XI’S PROVÁVEIS

 Rangers FC: McGregor; Tavernier, Goldson, Helander, Bassey; Lundstram, Kamara, Arfield; Kent, Ramsay, Roofe

Treinador: Gio Van Bronckhorst

“Claro que é um jogo especial, mas temos de nos focar no mais importante que é ganhar”.

 

Celtic FC: Hart; Juranovic, Carter-Vickers, Starfelt, Taylor; McGregor, Bitton, Rogic; Furuashi, Jota, Giakoumakis

Treinador: Anges Postecgoclu

“Vai ser um grande desafio e podem sair grandes consequências deste jogo, mas estamos numa posição e tenho a certeza de que os jogadores estão ansiosos por entrar em campo”

PREVISÃO RESULTADO: RANGERS FC 2-2 CELTIC FC
Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro quer os três pontos frente ao Benfica: «Empate não é um bom resultado»

Em antevisão ao encontro do próximo sábado frente ao Benfica, Ian Cathro mostrou-se confiante que o Estoril pode sair vitorioso.

Ruben Amorim preparado para o embate de rivais contra o Leeds: «Quando se joga pelo Manchester United, é preciso estar pronto para tudo»

Ruben Amorim falou sobre o ambiente nos jogos de rivalidade e também sobre a preparação para o jogo dia 20.ª jornada da Premier League.

Ruben Amorim aborda o mercado de transferências de inverno: «Não tivemos nenhuma conversa para fazer qualquer alteração no plantel»

Ruben Amorim declarou que o Manchester United não tem intenção de fazer alterações ao plantel durante o mercado de transferências.

Ruben Amorim e as lesões do Manchester United: «Penso que ninguém vai recuperar, mas veremos»

Em antevisão ao embate frente ao Leeds no próximo domingo, Ruben Amorim deu uma atualização relativa aos jogadores atualmente lesionados.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho desmente interesse em jogador e confirma Sidny Cabral no Benfica x Estoril: «Seja qual for a direção do jogo, acredito que vá...

José Mourinho realizou a antevisão do Benfica x Estoril Praia. Encontro referente à 17.ª jornada da Primeira Liga. O técnico falou do mercado e de Sidny Cabral.

José Mourinho diz que o Benfica está bem e atira: «Se o Sporting não tivesse a sorte de enganarem ocasionalmente na marcação de um...

José Mourinho realizou a antevisão do Benfica x Estoril Praia. Encontro referente à 17.ª jornada da Primeira Liga.