Rangers FC x Celtic FC: Old Firm para bracarense ver

    Liga escocesa, Jornada 32: sábado, 12h00, 3 de abril de 2022

    ANTEVISÃO: O TÍTULO NÃO FICA DECIDIDO, MAS PODE FICAR ENCAMINHADO

    Pelo menos três ou quatro vezes por época, as atenções lá se viram para a liga escocesa, normalmente ofuscada pelo melhor campeonato do mundo, que se joga apenas alguns quilómetros a sul. Rangers e Celtic são dois clubes, cuja dimensão e história ultrapassam, e muito, os limites de Glasgow e até do Reino Unido. Hoje, protagonizam a 270ª edição de um dos maiores clássicos do futebol mundial: O Old Firm derby.

    UM DOS JOGOS COM MAIOR HISTÓRIA, TRADIÇÃO E RIVALIDADE DO MUNDO E UM JOGO SEMPRE DE TRIPLA, QUEM LEVA A MELHOR NO OLD FIRM? APOSTA COM A BWIN!

    Dizer que vão estar frente os dois maiores clubes da Escócia é um eufemismo. Juntos têm 107 títulos de campeão (55 do Rangers e 52 do Celtic). O último a conseguir destroná-los foi um tal de Alex Ferguson – agora, ‘Sir’ – aos comandos do Aberdeen FC… em 1984/1985.

    Os católicos do Celtic têm dominado na última década, mas foram os protestantes do Rangers a levar o último título para casa, depois de um jejum de dez anos que teve um recomeço desde a 4ª divisão pelo meio. O obreiro desse troféu, Steven Gerrard, já saiu, recrutado, como tantas vezes acontece com os melhores destes clubes, para o futebol inglês. Gio Van Bronckhorst, ex-jogador do clube, veio em substituição e não se tem dado mal, no entanto chega ao Old Firm com três pontos de desvantagem para os rivais.

    Estamos na penúltima jornada, mas apenas da fase regular, pelo que o Celtic não aspira ser campeão no Ibrox Stadium. Mas os três pontos não perdem importância por isso. É que a fase final só tem cinco jornadas e os clubes começam com o exato número de pontos que conquistaram nas primeiras 33 jornadas.

    Pelo que não se esperam poupanças do lado do Rangers, que na próxima quinta-feira joga com o SC Braga, nos quartos-de-final da Liga Europa. Os bracarenses bateram o SL Benfica na sexta-feira e vão estar no sofá de olhos postos no Old Firm, sabendo que terão a vantagem de ter quase mais dois dias de descanso.

    Do lado católico há um português, que encaixou que nem uma luva na equipa: Jota. 10 golos e 10 assistências, fazem dele o elemento mais decisivo entre um ataque muito bem servido e invulgarmente internacional. Para além do português foram ao Japão ‘buscar’ Furuhashi (16 golos) e Maeda (seis), a Israel contratar Liel Abada (14 golos e nove assistências) e à Holanda ‘recrutar’ o grego Giakoumakis (12 golos). Caso para dizer que o Celtic arriscou no mercado de verão e está a recolher os frutos.

     

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O primeiro jogo oficial disputado entre estes dois clubes remonta à época 1894/1895
    2. O Celtic leva vantagem nos 269 jogos até agora disputados: 108 vitórias, contra 94 dos rivais (67 empates)
    3. Olhando aos golos também foram os católicos a festejar mais vezes: 399, contra 364
    4. No Ibrox Stadium, estádio do Rangers, a vantagem vai para os da casa: 61 triunfos, contra 35 (34 empates)
    5. Nos últimos quatro dérbis, a equipa que jogou em casa ganhou sempre
    6. O Celtic não vence no terreno do Rangers desde setembro de 2019
    7. Ally McCoist (Rangers) é melhor marcador de sempre do Old Firm, com 27 golos, apontados em 55 jogos entre 1983 e 1998.
    8. Do lado do Celtic, o máximo goleador é Jimmy McGrory, com 22 golos em 35 jogos, entre 1923 e 1938
    9. Quatro portugueses jogaram o Old Firm pelo Rangers: Candeias (nove jogos e um golo, entre 2017 a 2019); Pedro Mendes (seis jogos e um golo, entre 2008 e 2009); Bruno Alves (três jogos, em 2017/2018) e Fábio Cardoso (dois jogos, em 2017/2018)
    10. No Celtic, Jota é o segundo luso no dérbi escocês, depois de Jorge Cadete (três 3 jogos, em 1996/1997)

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Kemar Roofe – Com o principal goleador, Alfredo Morelos, de fora por lesão, deverá ser Kemar Roofe a assumir as despesas do ataque. O avançado jamaicano tem um registo interessante esta época (12 golos), mas estará à altura do Old Firm?

    Jota – Naturalmente, as atenções portuguesas viram-se para o avançado do Celtic. Na estreia no dérbi de Glasgow, em fevereiro, jogou 87 minutos e agora ao primeiro golo, que o tornaria no primeiro português a marcar no Old Firm com a camisola dos católicos.

     

    XI’S PROVÁVEIS

     Rangers FC: McGregor; Tavernier, Goldson, Helander, Bassey; Lundstram, Kamara, Arfield; Kent, Ramsay, Roofe

    Treinador: Gio Van Bronckhorst

    “Claro que é um jogo especial, mas temos de nos focar no mais importante que é ganhar”.

     

    Celtic FC: Hart; Juranovic, Carter-Vickers, Starfelt, Taylor; McGregor, Bitton, Rogic; Furuashi, Jota, Giakoumakis

    Treinador: Anges Postecgoclu

    “Vai ser um grande desafio e podem sair grandes consequências deste jogo, mas estamos numa posição e tenho a certeza de que os jogadores estão ansiosos por entrar em campo”

    PREVISÃO RESULTADO: RANGERS FC 2-2 CELTIC FC
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vasco Borges
    Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
    Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.