Real Madrid CF 2-0 Athletic Club: “Merengues” conquistam a Supertaça de Espanha

- Advertisement -

A CRÓNICA: VITÓRIA JUSTA PARA AGARRAR O “CANECO”

O Athletic Club e o Real Madrid CF voltaram a encontrar-se na decisão de uma final, algo que não acontecia desde 1958. Bascos e madrilenos mediram forças em Riade, na Arábia Saudita, longe dos seus adeptos, mas com a conquista do primeiro troféu da época na mira.

O Real Madrid foi quem entrou melhor no encontro, imprimindo grande velocidade no seu jogo desde o primeiro minuto, conseguindo assim, por consequência, levar a bola várias vezes com perigo perto da baliza do Athletic. Os bascos foram respondendo com uma série de contra-ataques e ataques rápidos, mas seriam mesmo os merengues a inaugurar o marcador, à passagem do minuto 38, por intermédio de Luka Modrić, depois de uma grande jogada de ataque.

Na segunda parte, os blancos voltaram a entrar fortes e, volvidos apenas cinco minutos desde o recomeço da partida, conquistaram uma grande penalidade, que foi convertida com sucesso por Karim Benzema, que ampliou assim a vantagem da formação de Madrid. O Athletic foi tentando responder, mas ia constantemente barrando numa grande organização defensiva madrilena, que foi sempre capaz de controlar e anular as investidas bascas. A melhor oportunidade do encontro para o Athletic marcar, deu-se à passagem do minuto 88, quando Raul García teve nos pés a chance de converter uma grande penalidade e relançar o jogo para os minutos finais, mas Thibaut Courtois fez uma defesa monstruosa, mantendo assim a sua baliza inviolável até ao apito final.

Posto isto, o Real Madrid garantiu assim a conquista da Supertaça de Espanha, o primeiro título da época, e o 12º da sua história, referente a esta competição, acabando por destronar o Athletic que era o campeão em título e falhou a sua revalidação.

 

A FIGURA

Luka Modrić – Mais uma “masterclass” do médio croata, que foi, a meu ver, o melhor em campo neste encontro. Jogou e fez jogar, marcou o primeiro tento do jogo e foi, justamente, a figura da partida.

 

O FORA DE JOGO

Iñaki Williams – O avançado espanhol do Athletic Club, figura maior da formação basca, não se mostrou ao seu melhor nível neste encontro, tendo sido incapaz de mudar o rumo do jogo para a sua equipa, acabando por ser ofuscado pela defensiva do Real Madrid CF.

 

ANÁLISE TÁTICA – REAL MADRID CF

Já os merengues, sob o comando de Carlo Ancelotti, dispuseram-se no relvado num dispositivo tático base de 4-3-3. Com um grande domínio da posse de bola, face à superioridade perante o adversário, o Real Madrid impôs o seu ritmo no jogo, especialmente na primeira parte. Muito bem organizados defensivamente e com a baliza de Courtois relativamente segura, o tridente Vini Jr., Benzema e Rodrygo na frente de ataque, mostrou ser uma permanente dor de cabeça para a defensiva da formação de Bilbao.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Courtois (8)

Vázquez (7)

Militão (6)

Alaba (8)

Mendy (6)

Modrić (9)

Casemiro (7)

Kroos (7)

Rodrygo (7)

Benzema (7)

Vini Jr. (7)

SUBS UTILIZADOS

Valverde (6)

 Marcelo (6)

Nacho (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – ATHLETIC CLUB

Marcelino Toral alinhou os seus jogadores em campo num sistema tático em 4-4-2. Com um bloco baixo, como que a reconhecer a superioridade do adversário e a convidá-lo a atacar, o Athletic apostou no contra-ataque como a grande arma para tentar ferir o Real Madrid. Ainda assim, face à boa organização defensiva apresentada pelo adversário, os bascos fizeram pouca mossa ofensivamente, mostrando dificuldades em criar situações claras de golo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Simón (6)

De Marcos (6)

Yeray (6)

Martínez (7)

Balenziaga (6)

Berenguer (6)

García (6)

Zarraga (6)

Muniain (6)

Sancet (6)

Williams (6)

SUBS UTILIZADOS

Williams (6)

García (6)

 Vesga (6)

 Berchiche (6)

Serrano (6)

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus regressa às vitórias na Serie A e continua na luta pela Champions League

A Juventus venceu fora de casa o Lecce por 1-0 na jornada 36 da Serie A. Dusan Vlahovic marcou logo no primeiro minuto.

Al Fayha de Pedro Emanuel perde após balde de água fria: eis os resultados do dia da Liga Saudita

O Al Fayha de Pedro Emanuel perdeu em casa com o Al Qadsiah por 2-1 na jornada 32 da Liga da Arábia Saudita. Vê os resultados.

Para bater um dos recordes mais importantes? Rodrigo Zalazar pode entrar na história do Sporting só ao assinar contrato

O Braga está a pedir 30 milhões de euros por Rodrigo Zalazar. O uruguaio pode ser a compra mais cara do Sporting, caso rume a Lisboa.

Lionel Messi quebra recorde na MLS após marcar e bisar em assistências no triunfo do Inter Miami

O Inter Miami venceu fora de casa o Toronto por 4-2 na jornada 12 da MLS. Lionel Messi fez um golo e duas assistências na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa: José Mourinho disposto a ficar no Benfica apesar do interesse do Real Madrid

José Mourinho conta com o Real Madrid como emblema interessado, mas pode mesmo ficar no Benfica para a próxima temporada.

Benfica: jogador que tinha esperança de somar minutos só volta em 2026/27

José Neto lesionou-se durante um treino e não vai voltar na presente temporada a representar o Benfica, onde tinha esperança de voltar a ser usado.

Nélson Oliveira reage ao afastamento no Vitória SC: «Fui afastado das atividades da equipa por ter defendido um colega numa situação que considerei profundamente...

Nélson Oliveira foi afastado dos trabalhos do Vitória SC e emitiu um comunicado a explicar a sua versão dos factos.