Red Bull já tem asas para voar bem alto

    internacional cabeçalhoApesar de o actual modelo da Liga Europa retirar algum interesse à competição (principalmente durante a fase de grupos), a sensacional campanha do Red Bull Salzburgo não pode passar despercebida a ninguém. Os austríacos somam 7 vitórias em outros tantos jogos, têm o melhor ataque da prova e o melhor marcador – Jonathan Soriano – e, acima de tudo, têm o passaporte para os oitavos-de-final praticamente carimbado, depois da estrondosa vitória sobre o Ajax, em Amesterdão, por 3-0. O emblema que pertence à multinacional de bebidas energéticas tem demonstrado um poder ofensivo impressionante e, tendo em conta a enorme margem de progressão de grande parte dos seus jogadores, merece ser seguido com atenção.

    Um grupo com Esbjerg, Elfsborg e Standard Liège não é particularmente exigente. Ainda assim, vencer todos os jogos impõe respeito. Nas últimas 3 edições da prova, incluindo a actual, só o Tottenham e o Anderlecht conseguiram 6 vitórias, o que demonstra a qualidade do feito do Salzburgo. Os austríacos apuraram-se tranquilamente, mas esperava-se que a fase a eliminar trouxesse maiores dificuldades à equipa. Para já, nada disso aconteceu. Em Amesterdão, onde ninguém bateu o Ajax na Champions (os holandeses até derrotaram o Barcelona), o conjunto treinado pelo alemão Roger Schmidt teve o primeiro teste às suas reais capacidades. A categórica vitória por 3-0 – resultado construído ainda na primeira parte – deixou claro que a prestação na fase de grupos não aconteceu por acaso.

    Em termos internos, tem sido um passeio para o Salzburgo. É certo que o campeonato austríaco não é muito competitivo, mas isso não tira mérito ao conjunto orientado por Roger Schmidt (relembro que o Áustria de Viena, actual campeão, empatou no Estádio do Dragão e goleou o Zenit por 4-1). Neste momento, só um milagre fará com que o Red Bull não chegue ao título. A equipa segue na liderança com 19 pontos de vantagem para o segundo classificado, tem um registo impressionante de 79 golos marcados em 24 jogos e conta com os dois melhores marcadores da prova: Alan, com 18 golos, e Soriano, com 17. Um emblema com uma qualidade à parte de todos os outros.

    Jonathan Soriano é o melhor marcador da Liga Europa Fonte: news.at
    Jonathan Soriano é o melhor marcador da Liga Europa
    Fonte: news.at

    Olhando para o potencial dos jogadores do Salzburgo, é fácil de prever que, em breve, muitos deles vão estar em clubes de maior dimensão. Para se perceber a qualidade dos jogadores às ordens de Roger Schmidt, basta recordar a vitória sobre um Bayern de Munique com grande parte dos habituais titulares, em Janeiro, por 3-0. O encontro era de carácter amigável, mas não é qualquer equipa que tem capacidade de derrotar os campeões da Europa. Os austríacos têm, de facto, um plantel muito talentoso, principalmente no ataque. Sadio Mané, senegalês de 21 anos que costuma actuar sobre a esquerda, é um ala entusiasmante, muito perigoso nas diagonais e com uma capacidade técnica do outro mundo; no flanco contrário, Kevin Kampl, esloveno de 23 anos, é um extremo muito rápido, com boa visão de jogo e que desequilibra imenso no 1×1. A dupla de ataque composta por Soriano e Alan complementa-se na perfeição. O espanhol, ex-Barça B, está, aos 28 anos, no melhor momento da carreira. Tem um sentido de baliza notável, é bastante inteligente nas movimentações e tem uma capacidade de finalização muito acima da média. Já o brasileiro, explosivo e de remate fácil, está pronto para dar o salto para um campeonato mais competitivo. Mas a qualidade do Salzburgo não se esgota no sector ofensivo. Martin Hinteregger, central de 21 anos que tem sido associado ao Man United, e Valon Berisha, médio norueguês com enorme margem de progressão, são, também eles, jogadores que terão um futuro auspicioso.

    Tendo em conta que, na próxima eliminatória, o Salzburgo terá pela frente o Basileia – que perdeu Salah, a sua grande figura – ou o Maccabi Tel Aviv, de Paulo Sousa, uma presença nos quartos-de-final não é, de todo, impossível. A partir daí, tudo pode acontecer, mas é preciso perceber como os austríacos lidarão com a falta de experiência a nível europeu. Independentemente disso, este Red Bull está a provar que tem asas para voar bem alto, e uma presença na Champions do próximo ano é o sonho de um emblema que tem tido um crescimento fantástico nos últimos tempos e que está a ser, sem dúvida, uma das grandes sensações da temporada.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Na Amadora ainda é época de descontos e o Braga aproveitou

    O Braga venceu o Estrela da Amadora. Amine El Ouazzani marcou o único golo do jogo já em tempo de descontos.

    Ninguém disse que ia ser fácil | AC Milan

    Sérgio Conceição entrou com o pé direito em Itália (ou melhor, na Arábia Saudita) no seu regresso a um clube transalpino, desta vez como treinador.

    Caldas e Atlético empatam na Liga 3: eis os resultados do dia na penúltima jornada da 1ª fase

    O Caldas e o Atlético empataram a uma bola na 17ª jornada da Liga 3. Há novidades na Série B da competição.

    Tondela empata com Marítimo e soma 4º jogo consecutivo sem vencer: eis os resultados do dia na Segunda Liga

    O Tondela empatou com o Marítimo na 18ª jornada da Segunda Liga. Conjunto de Luís Pinto termina ronda fora do top-3.

    Gil Vicente x FC Porto: eis os onzes iniciais

    O Gil Vicente e o FC Porto vão a jogo a partir das 20h30, num encontro relativo à décima oitava jornada da Primeira Liga.
    Artigo anterior
    Próximo artigo
    Tomás da Cunha
    Tomás da Cunha
    Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.