Sergei Semak: O novo timoneiro do FC Ufa

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

A cidade de Ufa, capital da República do Bascortostão, recebeu no passado Sábado de manhã o encontro entre o FC Ufa e o FC Krylya Sovetov a contar para a Ronda 19 da Liga Russa de futebol (РОСГОССТРАХ Чемпионату России). Uma manhã de sol com uma temperatura a rondar os 10 graus negativos e um relvado sintético esperavam as duas equipas que se encontram actualmente em condições absolutamente díspares na tabela classificativa. De um lado, o FC Ufa de Sergei Semak, colocado confortavelmente na primeira metade da tabela e do outro o FC Krylya Sovetov de Vadim Skripchenko, que luta com unhas e dentes para escapar aos lugares de despromoção.

Com cerca de 6200 espectadores nas bancadas do Estádio Neftyanik, os homens da casa venceram, com algumas dificuldades, a formação de Samara por uma bola a zero, com o único golo do encontro a ser apontado logo ao minuto seis da primeira parte pelo médio croata Ivan Paurević.

Semak na qualidade de técnico do Zenit Fonte: Fc Zenit
Semak na qualidade de técnico do Zenit
Fonte: Fc Zenit

 

Na Basquíria russa vive-se um clima de confiança em torno da equipa local, o FC Ufa. A saída do treinador Viktor Goncharenko no passado mês de Dezembro, que, diga-se de passagem, estava a realizar um trabalho bastante meritório com a equipa, deixou no ar alguma apreensão relativamente ao futuro, mas a verdade é que a direcção do clube conseguiu contornar esse aparente problema da melhor forma possível. Após alguma especulação, foi em Sergei Semak que recaiu a escolha da direcção do FC Ufa e, até ao momento, as coisas não poderiam ter corrido de melhor forma. Três vitórias em três jogos oficiais, dois para a Liga Russa e um para a Taça da Rússia, que garantiu a presença do FC Ufa nas meias-finais da competição, é o registo do jovem treinador de 41anos que já trabalhou, entre outros, ao lado do português André Villas-Boas no FC Zenit.

Semak, antigo internacional e um dos melhores médios russos dos últimos 25 anos, pendurou as botas em 2013, após ter passado os últimos anos da sua carreira ao serviço do emblema mais poderoso de São Petersburgo. A partir de então, Semak trabalhou de perto com o Luciano Spalletti e André Villas-Boas no FC Zenit e com Leonid Slutsky na selecção nacional russa e a experiência que retirou desses anos está agora, seguramente, a ser-lhe bastante útil neste novo projecto. Semak chegou mesmo a assumir, ainda que temporariamente, o comando da formação do FC Zenit aquando da saída de Lucciano Spalletti em Março de 2014 e muito se especulou na altura, se não deveria ser ele a assumir os destinos da equipa de forma permanente.

Tal não aconteceu, mas a verdade é que Semak assumiu um protagonismo na equipa técnica de Villas-Boas que definitivamente não tinha durante o legado de Spalletti. Há também que realçar, que durante os seus tempos de jogador, Semak trabalhou de perto com excelentes técnicos, como por exemplo o enigmático Kurban Berdyev e o imprevisível Valery Gazzaev, algo que também terá contribuído e muito para este seu crescimento como treinador.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Agente de Stefan Baiaram confirma rejeição do Benfica e avaliação do FC Porto: «Mourinho disse-me que ele não é jogador para o Benfica»

Stefan Baiaram foi oferecido ao Benfica e ao FC Porto. O avançado romeno de 23 anos está ao serviço do Universitatea Craiova, orientado por Filipe Coelho.

Confirmada a mudança de selecionador em Marrocos: Hoalid Regragui deixa o cargo e é rendido por Mohamed Ouahbi com o português João Sacramento como...

Marrocos confirmou a mudança de selecionador. Mohamed Ouahbi foi eleito o novo timoneiro da equipa e Hoalid Regragui foi despedido.

Igor Tudor continua só a perder pelo Tottenham e recusa-se a pensar em despedimento: «Pode parecer estranho, mas acredito mais depois deste jogo do...

Igor Tudor analisou a derrota do Tottenham diante do Crystal Palace. Técnico continua a guiar o clube a apenas derrotas.

Afonso Assis renova contrato com o Moreirense até junho de 2030

Afonso Assis renovou o contrato com o Moreirense. O médio de 19 anos estendeu a sua ligação ao clube até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Cristian Lema anuncia fim de carreira: «Quando a cabeça diz que é altura de parar, não faz sentido insistir»

Cristian Lema terminou a carreira de futebolista profissional aos 35 anos. O antigo defesa do Benfica pendurou as chuteiras de forma definitiva após rescindir com o Boca Juniors.

Rodrigo Ramos troca o Ararat-Armenia pelo Dínamo Tibilisi

Rodrigo Ramos, extremo português de 22 anos, reforça o Dinamo Tbilisi, vindo do Ararat‑Armenia, onde participou de nove partidas na última temporada.

Giacomo Bonaventura anuncia adeus ao futebol aos 36 anos: «Hoje é o momento de dizer stop ao futebol jogado»

Giacomo Bonaventura anunciou o final da sua carreira como jogador profissional de futebol aos 36 anos. O antigo internacional italiano pendura as chuteiras após uma última passagem pelo Al Shabab.