Super Liga Turca: Uma época de emoções e um Galatasaray bicampeão

- Advertisement -

Numa temporada em que o futebol turco atravessou uma enorme crise financeira, com a totalidade dos clubes do primeiro escalão com grandes dívidas e até mesmo dificuldade em pagar os salários, a Super Liga conseguiu manter o seu nível e imprevisibilidade quanto ao seu desfecho.

Desde cedo, o campeonato turco mostrou-nos que a principal surpresa seria o Fenerbahçe e logo pela negativa. Considerado um dos grandes da Turquia, os canários amarelos, ao fim de 20 jornadas tinham somado apenas cinco vitórias e faziam até então umas das piores campanhas da sua história. Em igual período, o Basaksehir seguia líder isolado com quatro pontos de vantagem sobre o Galatasaray, procurando mais uma vez intrometer-se na luta pelo título.

Quando se pensava que o cenário não podia piorar para o Fenerbahçe, à entrada da reta final do campeonato, já arredado dos lugares europeus, os então comandados de Ersun Yanal, que havia rendido Philip Cocu, entraram na luta pela manutenção. O Fenerbahçe que atravessava um péssimo momento de forma, precisava de inverter a situação para não cair à segunda liga, naquele que seria o maior escândalo do futebol turco nos últimos anos.

No outro extremo da tabela, na luta pelo título, o Besiktas com alguns desaires ficou fora da luta pelo título e começava a consolidar o terceiro posto. Já o Basksehir, que chegou a liderar com sete pontos de vantagem sobre o Galatasaray, esperançava os seus adeptos na conquista do primeiro campeonato da sua história.

Fonte: Basaksehir FK

À semelhança da época passada, o Başakşehir vacilou no momento crucial e em quatro jornadas deixou escapar o campeonato. Na sua pior série da temporada, a queda começou na 28ª jornada com a derrota no reduto do Besiktas, à qual se seguiram dois empates e uma derrota, que a três jornadas do fim, valeram uma igualdade pontual na frente do campeonato.

A luta pelo título estava ao rubro e para apimentar esta decisão, a penúltima jornada proporcionou-nos uma verdadeira final:  na tarde de 19 de maio, no Türk Telekom Arena, o Galatasaray recebeu o Basaksehir. O triunfo de qualquer equipa significava a conquista do título e em caso de empate eram os forasteiros que seguiam em vantagem para a última jornada.

Numa partida muito bem disputada, o Basaksehir chegou ao intervalo em vantagem, com um golo do bósnio Riad Bajic, aos 17 minutos, mas após consentir o golo, o Galatasaray melhorou a sua qualidade de jogo e entrou bastante forte no segundo tempo com argelino Feghouli num remate acrobático a restabelecer a igualdade logo aos 47 minutos. O Basaksehir consentiu o golo e a resistência terminou aos 64 minutos por intermédio de Onyekuru, num lance em que a intervenção do VAR deixou bastantes dúvidas.

O golo do título
Fonte: Super Liga

Entretanto, o outro grande em evidência, mas pela negativa, conseguiu cumprir o estranho objetivo da manutenção. Foi somente nas últimas jornadas, que o Fenerbahçe alcançou a sua melhor fase ao somar quatro triunfos consecutivos, o que valeu ainda o nono lugar.

O Fenerbahçe salvou-se da humilhação e o Galatasaray conquistou o 22º título da sua história e o segundo consecutivo com Fatih Terim ao leme. Por outro lado, ainda não foi desta que o Basaksehir de Arda Turan, Robinho, Adebayor, Demba Ba e Márcio Mossoró vai festejar o tão desejado título, demonstrando que apesar de ter liderado o campeonato durante grande parte da temporada é ainda inexperiente e persiste em tremer na hora da verdade.

O futebol turco vai agora para o defeso e promete mais emoção na próxima época.

Foto de Capa: Galatasaray Spor Kulübü

 

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção: antigo alvo do Benfica no mercado

Thiago Almada prepara-se para trocar de clube no mercado de transferências. O jogador não entra nos planos do Atlético Madrid.

Seleção feminina de Portugal joga no Estoril em junho

A seleção nacional de futebol feminino disputa no dia 5 de junho o último jogo em casa da qualificação para o Mundial 2027, frente à Letónia, no Estádio António Coimbra da Mota.

Claudio Ranieri despedido da AS Roma e Gian Piero Gasperini já reagiu: «Não fiz nada, não me coloquem ao mesmo nível»

Claudio Ranieri despedido do cargo de conselheiro especial da direção da AS Roma, após críticas públicas ao treinador Gian Piero Gasperini, que entretanto já reagiu.

Diretor do Bayern Munique comenta situação de João Palhinha

Christoph Freund, diretor desportivo do Bayern Munich, comentou esta sexta-feira o futuro de João Palhinha, que está emprestado até ao fim da época ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

«Tendo em conta a sanção prevista na norma, vejo pouco fundamento para recorrer»: Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo sobre o castigo...

O Bola na Rede contactou Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, para analisar o castigo da UEFA aplicado a Gianluca Prestianni.

Bernardo Silva foi oferecido ao Real Madrid: espanhóis já deram resposta

Bernardo Silva foi oferecido ao Real Madrid, mas o emblema espanhol não quis avançar para a contratação do português.

FC Porto prepara queixa contra Gonçalo Inácio

O FC Porto decidiu que vai apresentar queixa contra Gonçalo Inácio, depois da entrada do defesa central no jogo da Taça de Portugal.