Anúncio Publicitário

internacional cabeçalho

Para quem está atento ao futebol internacional, os nomes de Andriy Yarmolenko e Yevhen Konoplyanka certamente não serão estranhos. Os dois jogadores, ambos de 24 anos, são as principais figuras da nova geração ucraniana e estão numa fase da carreira em que a liga interna já começa a ser pouco competitiva para tanto talento. E há tantas equipas dos principais campeonatos europeus a precisar de alas desequilibradores…

Para tentar contrariar a hegemonia do Shakhtar Donetsk, o Dínamo de Kiev investiu bastante no último defeso. Chegaram à capital ucraniana nomes como Mbokani, Belhanda ou Dragovic, mas a principal referência da equipa continua a ser um jogador da casa: Andriy Yarmolenko, que tem demonstrado uma eficácia tremenda na finalização e já leva 11 golos marcados nesta temporada. Está a justificar uma mudança para uma liga como a inglesa, por exemplo, onde as suas características encaixariam na perfeição. O esquerdino impressiona pela forma como conjuga capacidade física com qualidade técnica. É fortíssimo no 1×1 e protege a bola como poucos. Pode actuar em qualquer um dos flancos, embora, a meu ver, renda mais do lado direito – um dos seus pontos fortes são as diagonais para o corredor central.

Anúncio Publicitário
Yarmolenko tem sido o melhor jogador do D.Kiev / Fonte: www.soccertransfers.net
Yarmolenko tem sido o melhor jogador do D.Kiev / Fonte: www.soccertransfers.net

O Dnipro é um emblema que, nos últimos anos, tem evoluído imenso no panorama ucraniano. A equipa orientada por Juande Ramos tem vários jogadores de qualidade, mas a grande estrela é, indiscutivelmente, Yevhen Konoplyanka. Tal como Yarmolenko, o extremo actua no flanco oposto ao seu pé preferencial – o direito -, o que permite potenciar as suas principais qualidades: a velocidade na condução de bola e a facilidade de remate. O Paços de Ferreira é uma das vítimas do craque, que tem, até ao momento, 7 golos marcados (2 deles à equipa portuguesa). Percebe-se, portanto, que está a ser uma época em que Konoplyanka está a mostrar, mais uma vez, que tem um talento muito acima da média.

Konoplyanka marcou 2 grandes golos ao Paços / Fonte: uk.eurosport.yahoo
Konoplyanka marcou 2 grandes golos ao Paços / Fonte: uk.eurosport.yahoo

Rivais no campeonato ucraniano, colegas na selecção nacional. Apesar de serem ainda bastante jovens, Yarmolenko e Konoplyanka são internacionais AA há vários anos. A dupla era a grande esperança da Ucrânia em apurar-se para o Mundial 2014, no entanto, a vitória por 2-0 na primeira mão não chegou para ultrapassar a congénere francesa. É verdade que seria uma pena não ter Ribéry, Nasri, Pogba ou Benzema no Mundial do Brasil, mas não tenham dúvidas de que Yarmolenko e Konoplyanka também deixam a competição mais pobre. Já para não falar de que seria uma oportunidade excelente para, de uma vez por todas, convencerem um clube que dispute regularmente a Champions League a contratá-los. Estou em crer que está para breve. Poderá obrigar a um investimento considerável, mas são apostas seguras. Na verdade, até há um emblema português (lá mais para o Norte) que necessita urgentemente de um extremo de topo…

Anúncio Publicitário