Os 10 tipos de laterais direitos

- Advertisement -

A posição de lateral sofreu evolução ao longo dos anos, tendo também aumentado o seu nível de complexidade. Primeiro, porque as regras mudaram, o que torna a agressividade mais limitada, segundo porque devido à evolução do futebol, o extremo tradicional está em extinção. Olhemos para o caso da Premier League, em que os supostos extremos são Salah, Mané, Sterling, Bernardo Silva e marcam praticamente todos mais de 15 golos por época. O conceito está a mudar e o lateral tem uma função diferente de momento.

O lateral da atualidade destaca-se pela qualidade ofensiva e pelo jogo interior, no entanto seria importante não desvalorizar o que faz um lateral a nível defensivo, tendo em conta a velocidade do jogo e principalmente as características dos melhores extremos. Cafú e Roberto Carlos tiveram uma influência gigante nesta posição e mudaram a forma como ela é vista, por serem demasiado ofensivos e triunfarem no futebol mundial.

Na atualidade, é possível que os dois revolucionem o futebol, embora essa resposta só consiga ser dada daqui a uns anos. Alexander-Arnold e Andy Robertson são fruto do trabalho de Klopp, que os desenvolveu e tornou-os completos em quase todos os aspetos.

Guardiola pode também considerar-se um inovador neste sentido, quando surpreendeu o mundo e posicionou os laterais no meio-campo, quando treinava o Bayern de Munique e mais tarde o Manchester City. Essa tática tinha como função ajudar na construção e prevenir um eventual contra-ataque perigoso do adversário.

Saiba quais são os melhores laterais direitos a desempenhar determinadas funções.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador luso-francês na Ligue 1: Le Mans anuncia a continuidade de Patrick Videira

O Le Mans anunciou a renovação do contrato de Patrick Videira, treinador luso-francês que levou o clube desde o terceiro escalão à Ligue 1.

Marco Silva e a sucessão a José Mourinho: «Eu era a primeira opção para o presidente. O que está para trás não me interessa»

Marco Silva foi apresentado como o novo treinador do Benfica. O técnico reforçou que era a primeira opção de Rui Costa para a sucessão de José Mourinho.

EM DIRETO: Marco Silva é apresentado como o novo treinador do Benfica

A apresentação de Marco Silva como o novo treinador do Benfica está marcada para as 17h desta sexta-feira, no Museu Cosme Damião.

Thibaut Courtois relembra memória com José Mourinho: «Também tivemos as nossas picardias…»

Thibaut Courtois falou sobre a chegada de José Mourinho ao comando do Real Madrid. Guarda-redes belga deixou elogios ao treinador português.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes comenta a saída de José Mourinho: «Foi uma honra trabalhar com ele. Tem um carisma e uma aura em redor dele»

Fredrik Aursnes deixou fortes elogios a José Mourinho e revelou o momento em que percebeu que o técnico estava de saída do Benfica para o Real Madrid.

André Silva e o regresso ao FC Porto: «Mais cedo ou mais tarde tinha de voltar»

Nove anos depois, André Silva foi confirmado como reforço do FC Porto. Avançado português refletiu sobre o regresso ao Dragão.

André Villas-Boas reflete sobre a nova contratação do FC Porto: «André Silva sabe o que é ser Porto»

André Silva foi anunciado como reforço do FC Porto esta sexta-feira. André Villas-Boas destacou a ligação do avançado aos dragões.