Os 10 tipos de laterais direitos

- Advertisement -

A posição de lateral sofreu evolução ao longo dos anos, tendo também aumentado o seu nível de complexidade. Primeiro, porque as regras mudaram, o que torna a agressividade mais limitada, segundo porque devido à evolução do futebol, o extremo tradicional está em extinção. Olhemos para o caso da Premier League, em que os supostos extremos são Salah, Mané, Sterling, Bernardo Silva e marcam praticamente todos mais de 15 golos por época. O conceito está a mudar e o lateral tem uma função diferente de momento.

O lateral da atualidade destaca-se pela qualidade ofensiva e pelo jogo interior, no entanto seria importante não desvalorizar o que faz um lateral a nível defensivo, tendo em conta a velocidade do jogo e principalmente as características dos melhores extremos. Cafú e Roberto Carlos tiveram uma influência gigante nesta posição e mudaram a forma como ela é vista, por serem demasiado ofensivos e triunfarem no futebol mundial.

Na atualidade, é possível que os dois revolucionem o futebol, embora essa resposta só consiga ser dada daqui a uns anos. Alexander-Arnold e Andy Robertson são fruto do trabalho de Klopp, que os desenvolveu e tornou-os completos em quase todos os aspetos.

Guardiola pode também considerar-se um inovador neste sentido, quando surpreendeu o mundo e posicionou os laterais no meio-campo, quando treinava o Bayern de Munique e mais tarde o Manchester City. Essa tática tinha como função ajudar na construção e prevenir um eventual contra-ataque perigoso do adversário.

Saiba quais são os melhores laterais direitos a desempenhar determinadas funções.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Desempenho e comportamento de Rafael Leão está a causar polémica em Itália

Rafael Leão tem sido alvo de fortes críticas em Itália pelas suas exibições. O problema cresceu com a reação à substituição na derrota do AC Milan com a Lazio.

Joan Laporta confirma renovação de Hansi Flick e esclarece futuro de Robert Lewandowski e de Deco: «Ele merece»

Joan Laporta já deu as primeiras indicações sobre o futuro do Barcelona. Após ser eleito, confirmou a renovação de Hansi Flick e falou do futuro de Deco e de Robert Lewandowski.

Boston Celtics de Neemias Queta batem os Phoenix Suns e atingem as 45 vitórias na temporada

Numa noite em que Neemias Queta bateu o seu recorde pessoal de assistências (6), os Boston Celtics venceram os Phoenix Suns por 112-120.

Neymar reage à ausência na convocatória do Brasil: «Obviamente, fico chateado e triste de não ter sido convocado»

Neymar não foi incluído na convocatória de Carlo Ancelotti para os últimos jogos do Brasil antes do Mundial 2026. O extremo de 34 anos ficou «chateado e triste».

PUB

Mais Artigos Populares

AS Mónaco quer lateral português formado no Sporting

O AS Mónaco está interessado na contratação de Flávio Nazinho. O lateral-esquerdo do Cercle Brugge já foi também cobiçado pelo Estugarda.

Pivot do Benfica de saída para o Barcelona

O Benfica está em vias de perder Higor de Souza. O pivot brasileiro de 27 anos está a ser apontado ao Barcelona na próxima temporada.

Benfica quer renovação de Nicolás Otamendi

Nicolás Otamendi faz parte dos planos do Benfica para a próxima temporada. Os encarnados passaram a decisão da continuidade para o capitão de equipa.