A CRIS€ do futebol turco

- Advertisement -

Longe de ser motivo habitual de grande destaque, a liga turca ganhou nos últimos tempos especial relevância pela negativa. O panorama desportivo da Turquia não passou indiferente à frágil situação económica do país, que viu a sua moeda desvalorizar significativamente no mercado internacional.

Os gastos exorbitantes com jogadores e a falta de organismos que regulem e controlem o capítulo financeiro do desporto nos últimos anos levaram alguns clubes turcos a endividarem-se de forma alarmante, com o Fenerbahçe SK a reportar, em agosto, uma dívida de 2,1 mil milhões. Já o Besiktas JK possui uma dúvida de mil milhões e o Galatasaray SK 750,8 milhões de liras turcas. De seguida, segue-se o Trabzonspor, que apresentou uma dívida de 741 milhões.

Ora, estes ditos clubes grandes têm sofrido esta temporada com esta nova realidade e isso está bem patente na tabela classificativa, que ilustra um “campeonato estranho”: o Fenerbahçe, que é um eterno candidato ao título e que está qualificado para os 16 avos-de-final da Liga Europa, ocupa o penúltimo lugar do campeonato e já foi inclusivamente eliminado da Taça da Turquia por uma equipa da segunda divisão.

O Besiktas e o Trabzonspor, à data deste artigo, estão fora do pódio e é notória a quebra no rendimento desportivo. O Galatasaray, ainda assim, mantém-se nos lugares cimeiros.

Os principais clubes turcos perderam força por consequência da reestruturação financeira que tiveram de efetuar e teve especial impacto na política de contratações. Há três anos atrás, por exemplo, atuavam na Liga Turca jogadores como Sneijder, Podolski, Nani e Markovic.

Com o rótulo de jogador experiente ou de promessa, qualquer jogador que chegasse aos principais clubes turcos levava muita qualidade, mas era sinónimo também de grandes salários. Em larga escala, esta política fez com que os clubes atingissem o limite das suas capacidades financeiras e, além destes jogadores já terem abandonado o país, a atual situação é completamente diferente.

O perfil de jogador que agora é contratado por um clube turco mudou radicalmente. Hoje, os clubes turcos viram-se para um tipo de futebolista mediano proveniente de clubes bastante inferiores.

O Galatasaray contratou Marcão ao Grupo Desportivo de Chaves, clube que é o último classificado da Primeira Liga. Por outro lado, o Besiktas viu Pepe sair do clube para regressar ao FC Porto, onde passará a auferir um melhor salário. Fruto desta crise é também o caso de Ozan Kabak. O central turco, de apenas 18 anos, partiu nesta janela de mercado para o VfB Estugarda, por 11 milhões de euros. O clube simplesmente não teve capacidade de reter este jovem talento.

O jovem Ozan deixou um grande clube turco para assinar por um clube em risco de descer na Alemanha
Fonte: VfB Stuttgart

Estes acontecimentos não foram uma exceção à regra e isto aconteceu um pouco por todos os clubes da SuperLiga, resultando na desvalorização dos plantéis das equipas, o que tem um impacto negativo no futebol do país.

Tendo em conta o panorama económico negativo, segundo os órgãos de comunicação social turcos, os bancos vão elaborar medidas e analisar a situação de cada clube, enquanto a Federação irá assumir a função de supervisionar as contas dos mesmos. Tratando-se somente de mais uma tentativa de aliviar a conjetura económica adversa, logicamente, nenhuma dívida será perdoada.

Cada vez mais, as condições económicas relacionam-se com a produtividade futebolística e, se é consensual que as principais equipas turcas perderam alguma qualidade esta época, será também interessante perceber se tal terá impacto nas competições europeias, com especial destaque para o Galatasaray que será adversário do SL Benfica na próxima ronda da Liga Europa.

Foto de capa: Galatasaray

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.